Casamento perfeito: Feijão e Laranja ♥

Hoje vou falar de um hábito que está fazendo parte da minha reeducação alimentar: comer feijão sempre com uma laranja no prato.

Eu não deixo em gomos e nem coloco o suco da laranja no feijão (quem quiser, pode fazer), gosto de ter a laranja com o bagaço e ir comendo tranquilamente e degustando a laranja nesse meio tempo.

Porque esse hábito faz bem?

Casamento perfeito: Feijão e Laranja ♥

Casamento perfeito: Feijão e Laranja ♥

O feijão é altamente rico em ferro, uma espécie química de suma importância para o organismo humano, porque auxilia no transporte de oxigênio no sangue (estando presente na hemoglobina), na síntese do DNA e no metabolismo energético. O ferro também é componente da mioglobina atuando, assim, como fixador de oxigênio nas fibras musculares cardíacas e músculos esqueléticos.
A vitamina C, ácido ascórbico, é o componente majoritário na laranja, e apresenta funções essenciais para a manutenção da saúde, aumentando a resistência a infecções (trabalhando no sistema imunológico), prevenindo o envelhecimento, por ser um antioxidante, e auxiliando na absorção de ferro pelo organismo.
– Informação daqui.

Porém, o ferro do feijão não é tão bem absorvido como parece. Ele precisa de uma ajudinha para ser melhor biodisponível, e é aí que entra a laranja. Esta, rica em vitamina C, assim como limão, abacaxi, kiwi, por exemplo, quando em conjunto com o ferro não heme (ferro presente no feijão e em outras fontes vegetais, como as hortaliças verde-escuras) promove uma melhor absorção do mineral em nosso organismo. Por isso, a combinação de feijão com alimentos fontes de vitamina C na mesma refeição, como a laranja, é tão importante para absorção do ferro. Essa é uma ótima dica para os indivíduos que possuem anemia. – Informação daqui.

Não precisa comer a laranja junto com o prato principal, pode comer de sobremesa.

Se você quiser trocar a fruta pelo suco de laranja, pode sim :)

Só não indico o suco para quem tem diabete ou está querendo emagrecer, já que um suco é feito com muitas laranjas e logo, tem alto teor de frutose (açúcar da fruta). Vamos combinar, não é todo mundo que toma um suco de laranja sem adicionar adoçante ou açúcar… logo, mais glicose… ai não dá :)

E aí? Você já comia laranja com o feijão?

Espero que essa pequena dica seja útil e você mude os seus hábitos alimentares para ter uma qualidade de vida melhor.

Ps.: os textos informativos estão em itálicos e com links dos sites que foram retirados. Para quem ficou interessado sobre o assunto, clique nos links para ler mais e conhecer um pouco mais sobre esse alimento.

 

Sempre procure um médico e uma nutricionista para tratar alguma doença ou para iniciar uma dieta/reeducação alimentar. 

 

Se você gostou dessa postagem Casamento perfeito: Feijão e Laranja ♥, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e no instagram @blogmangacompimenta, confira as ultimas novidades por lá.

2 Comments

  • Margareth S Silva

    Gosto dessa combinação, aqui em casa todos gostam de comer feijão e depois uma laranjinha. Na feijoada gosto de ao terminar espremer laranjas para cortar mais a gordura. E dizem os mais velhos que assim a feijoada não faz mal. Excelente seu post. Bju ehmainha.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça