iogurte vegano de leite de amendoa

Iogurte de amêndoa : Aprenda á fazer essa delicia vegana em casa!

iogurte vegano de leite de amêndoa

Se você está procurando uma opção deliciosa e saudável para incluir em sua dieta vegana, o iogurte de amêndoa pode ser a escolha perfeita. Feito a partir de ingredientes naturais e sem laticínios, este iogurte vegano é rico em nutrientes e pode ser usado de várias maneiras. Neste artigo, vamos explorar os benefícios do iogurte de amêndoas e como você pode incorporá-lo em suas refeições para uma dieta mais equilibrada e saborosa, além de te ensinar á preparar seu próprio iogurte.

Benefícios do iogurte de leite de amêndoa

O iogurte de leite de amêndoa é uma excelente opção para quem deseja seguir uma alimentação baseada em plantas ou para aqueles que são intolerantes ou alérgicos à lactose. O leite de amêndoa é naturalmente livre de lactose e é uma boa fonte de vitamina E e cálcio. Além disso, o iogurte de leite de amêndoa contém probióticos saudáveis, que promovem a saúde digestiva e fortalecem o sistema imunológico.

Outra vantagem do iogurte de leite de amêndoa é que ele é muito versátil. Você pode saboreá-lo sozinho ou usá-lo como ingrediente em receitas doces ou salgadas. Além disso, é fácil personalizar o sabor do seu iogurte de leite de amêndoa adicionando frutas frescas, mel ou outras coberturas.

Usando um cultivo láctico inicial para fazer iogurte de amêndoa

Para fazer iogurte de leite de amêndoa, você precisará usar um cultivo inicial de iogurte ou um cultivo láctico. O cultivo láctico é uma mistura de bactérias vivas que fermentam o leite de amêndoa e o transformam em iogurte. Você pode comprar um cultivo láctico em lojas de produtos naturais ou online.

Para fazer o iogurte de leite de amêndoa, siga estas etapas:

iogurte de amendoa vegano feito em casa

Iogurte vegano de amêndoa

Ariana Pazzini
Uma receita simples de fazer em casa do zero! Iogurte de amêndoas feito em casa
Preparo 15 minutos
Cozimento 40 minutos
Fermentação 12 horas
Prato caseiro
Cozinha Brasileira
Porções 1 litro

Ingredientes
  

  • 2 xícaras (de chá) de amêndoas
  • 4 xícaras (de chá) de água
  • 1 pacotinho de fermento lacteo para iogurte 5 g

Espessante

  • 1/2 colher (de sopa) de amido de milho
  • 1/2 colher (de chá) de ágar-ágar

Modo de Preparo
 

  • Deixe as amêndoas de molho por 4 horas, escorra em seguida
  • No liquidificador batata as amêndoas com a agua por 2 minutos.
  • Coe e o liquido resultante é o leite de amêndoas que vamos utilizar na receita (utilize o resíduo para preparar um bolo)
  • Despeje o leite de amêndoa em uma panela. Misture o amido de milho e o ágar-ágar com um pouco de leite de amêndoa frio e mexa bem para garantir que se dissolvam em uma pastinha. Adicione a mistura à panela.
  • Aqueça em fogo baixo-médio até que o leite atinja cerca de 85ºC (utilize o termômetro culinário para medir) Mexa de vez em quando, para o leite não grudar no fundo da panela. (Pode levar até 30 minutos para isso)
  • Quando a temperatura atingir 85ºC, desligue o fogo. Se você não tiver um termômetro, desligue o fogo antes que o leite comece a ferver (mais ou menos quando as pequenas bolhas começarem a aparecer na superfície).
  • Reserve e deixe o leite esfriar a cerca de 45ºC. Isso pode levar 40 minutos. ( Se não tiver um termômetro, teste a temperatura colocando o seu dedo em contato com o leite, deve estar quentinho mas confortável)
  • Assim que o leite esfriar, adicione o fermento lacteo e mexa delicadamente.
  • Despeje o iogurte em um recipiente de vidro com tampa ou em frascos de vidro menores.
  • Envolva o recipiente em um cobertor e guarde no forno (desligado) para fermentar por 12 horas.
  • Após o período de fermentação, leve à geladeira por mais 6 horas.

Notas

Se prefere um iogurte líquido, ignore os espessantes.
Palavra-chave iogurte de amendoa, iogurte de castanhas, iogurte feito em casa, iogurte vegano

Dicas para fazer o iogurte de amêndoa vegano perfeito

Para garantir que o seu iogurte de leite de amêndoa fique perfeito, aqui estão algumas dicas úteis:

  • Use leite de amêndoa de boa qualidade. Certifique-se de escolher um leite de amêndoa que não contenha adoçantes ou espessantes adicionais.
  • Certifique-se de que a temperatura do leite de amêndoa esteja correta ao adicionar o cultivo láctico. A temperatura ideal é de cerca de 40 graus Celsius.
  • Mantenha o frasco de vidro coberto com um pano limpo e deixe-o em um local quente. A temperatura ideal para a fermentação é de cerca de 40 graus Celsius.
  • Deixe a mistura fermentar por tempo suficiente. O tempo de fermentação ideal é de cerca de 8 a 12 horas, dependendo da temperatura ambiente.
  • Mexa o iogurte de leite de amêndoa antes de colocá-lo na geladeira. Isso ajudará a misturar a parte líquida e sólida do iogurte.

Variações do iogurte de amêndoa vegano

O iogurte de leite de amêndoa é uma base excelente para criar variações deliciosas. Aqui estão algumas ideias para personalizar o seu iogurte de leite de amêndoa:

  • Adicione frutas frescas, como morangos, mirtilos ou framboesas.
  • Adicione mel ou xarope de melaço o para um toque doce.
  • Adicione granola ou nozes picadas para uma textura crocante. ( Veja essa receita deliciosa de granola do blog A casa Encantada)
  • Adicione especiarias como canela ou cardamomo para um sabor mais interessante.

Como armazenar o iogurte de amêndoa vegano

O iogurte de leite de amêndoa pode ser armazenado na geladeira por até uma semana. Certifique-se de guardar o iogurte em um recipiente hermético para evitar que ele absorva outros odores da geladeira. Além disso, não congele o iogurte de leite de amêndoa, pois isso pode alterar a textura e o sabor.

Como servir o iogurte de amêndoa vegano

O iogurte de leite de amêndoa é delicioso por si só ou com uma variedade de coberturas. Aqui estão algumas ideias para servir o seu iogurte de amêndoa:

  • Adicione frutas frescas e granola para um café da manhã saudável.
  • Adicione mel e nozes picadas para uma sobremesa deliciosa.
  • Adicione molho de pimenta e abacate para um lanche salgado.

O iogurte de leite de amêndoa é uma excelente opção para quem deseja seguir uma alimentação baseada em plantas ou para aqueles que são intolerantes ou alérgicos à lactose. Fazer o seu próprio iogurte de leite de amêndoa é fácil e divertido, e você pode personalizá-lo de várias maneiras. Com as dicas e truques deste guia, você pode fazer o iogurte de leite de amêndoa vegano perfeito todas as vezes. Aproveite!

Olá, eu sou a Emy, uma apaixonada por boa comida e por escrever! Venho de uma família onde cozinhar é um dom herdado há gerações. Quando não estou escrevendo, estou na cozinha, experimentando receitas deliciosas e criando pratos para amigos e familiares. Acredito que a comida é uma forma poderosa de conexão e expressão, e minha missão é compartilhar receitas, dicas e histórias culinárias que inspirem e unam as pessoas ♥

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça