mousse de abacate vegano sem leite

Mousse de abacate com cacau vegano

Essa receita de mousse é certamente a mais fácil de todas, e com certeza a mais saudável. Esqueça aquela receita tradicional que leva ovos, açúcar refinado e creme de leite. Essa aqui é bem diferente e alternativa. O ingrediente base, que vai dar cremosidade e consistência perfeita a mousse, é o abacate ou avocado. Sim, o fruto mesmo! 

Você pode usar qualquer um dos dois, ambos funcionam. Caso não conheça, o avocado é uma variedade do abacate. Ele é mais cremoso e tem sabor mais neutro, se comparado ao abacate. 

Existem muitas variações dessa receita de mousse, algumas levam xarope de agave, mel, açúcar ou stevia pra adoçar. Já outras levam cacau em pó ou alfarroba para sabor. Depois de alguns testes, apresento a minha versão da mousse. Leva apenas quatro ingredientes e em menos de 15 minutos já está pronta! Servi a mousse polvilhada com nibs de cacau, mas você pode servir com o que preferir, ou pura mesmo.

Escolhendo o abacate certo para a mousse de chocolate vegana

É importante escolher abacates maduros e macios para o preparo dessa mousse. Aqui algumas dicas de como eu escolho abacate maduro na feira:

Um abacate maduro tem a casca verde um pouco mais clara que o abacate que não está maduro. Algumas pintinhas escuras também pode acontecer. Perceba que eu falo pintinhas, manchas grandes e escuras já é sinal de que o abacate está passado.

Outra coisa a se observar é se ao apertar levemente a casca do abacate você sente a polpa macia. Se estiver dura, o abacate ainda estará verde, se estiver mole demais está passado.

Como amadurecer abacate rapidamente?

Tem abacate em casa e não vê a hora de te-los maduros para preparar essa receita de mousse?

Tenho algumas dicas para acelerar esse processo:

  1. Coloque o abacate em um saco de papel: Coloque o abacate em um saco de papel junto com uma maçã ou banana madura. Essas frutas liberam etileno, um gás que ajuda a amadurecer o abacate mais rapidamente.
  2. Coloque o abacate em um local quente: Coloque o abacate em um local quente, como em cima do de uma área ensolarada da cozinha. O calor ajuda a acelerar o processo de amadurecimento.

Lembre-se que isso acelera o amadurecimento, por isso, tome cuidado para não esquecer o abacate e perder.

mousse de abacate vegano
mousse de abacate vegano sem leite

Mousse de abacate vegano

Ariana Pazzini
Uma sobremesa vegana, saudável e natural. Prepare-se para fazer a mousse mais fácil de chocolate sem leite ou qualquer outro ingrediente de origem animal.
Preparo 15 minutos
Cozimento 0 minutos
Tempo Total 5 minutos
Prato Sobremesa
Cozinha Brasileira
Porções 4 porções

Ingredientes
  

  • 1 und abacate médio ou 2 avocados maduros 400 g aproximadamente
  • 1/4 de xícara (de chá) de melado
  • 2 colheres (de sopa) de cacau em pó
  • 1 colher (de chá) de extrato de baunilha opcional

Modo de Preparo
 

  • Abra o abacate ou avocado no sentido do comprimento, retire o caroço e descarte. Com uma colher tire a polpa.
  • Coloque no liquidificador com os demais ingredientes e bata até ficar homogêneo e cremoso. Se necessário, adicione um pouco de água para ajudar a hélice a triturar os ingredientes. Cuidado pra não colocar muita água.
  • Transfira a mousse para um recipiente e leve à geladeira para esfriar (etapa opcional).
  • Sirva em seguida acompanhada de castanha, nibs de cacau ou pura mesmo.
Palavra-chave mousse de abacate, mousse vegana, sobremesa saudavel, sobremesa vegana

Variações da mousse vegana

Por ser uma receita simples, essa mousse de abacate aceita bem variações.

  • Frutas frescas picadas, como morangos, mirtilos ou mangas, para adicionar um toque de frescor e doçura
  • Coco ralado ou chips de coco para adicionar um sabor tropical
  • Nozes ou castanhas picadas, como amêndoas, nozes ou castanhas do Pará, para adicionar uma textura crocante
  • Granola para adicionar textura e sabor
  • Gotas de chocolate amargo ou raspas de chocolate para um sabor mais intenso de cacau
  • Canela, cardamomo ou noz-moscada para adicionar um toque de especiarias
mousse de abacate vegano com cacau em pó

Lembre-se de ajustar a quantidade desses ingredientes extras de acordo com suas preferências pessoais. Além disso, certifique-se de que quaisquer ingredientes adicionais sejam veganos se quiser manter a receita vegana.

Existem muitas variações e ingredientes alternativos que podem ser usados na receita de mousse de abacate com cacau para personalizar a sobremesa de acordo com suas preferências. Aqui estão algumas opções:

  1. Adoçantes alternativos: Em vez de melado, você pode usar outros adoçantes naturais, como mel, açúcar de coco, tâmaras ou stevia.
  2. Usar leite vegetal: Se você quiser um mousse mais líquido para usar como cobertura de bolo ou de qualquer outra sobremesa adicione aos poucos leite vegetal até atingir a textura desejada.
  3. Adicionar óleo de coco: Adicionar óleo de coco à mistura de mousse pode deixá-la ainda mais cremosa e sedosa.

Como armazenar a mousse e por quanto tempo ela pode ser mantida na geladeira?

A mousse de abacate com cacau deve ser armazenada na geladeira para manter a textura e o sabor. Para armazenar a mousse corretamente, siga estas orientações:

  1. Coloque a mousse em um recipiente hermético: Certifique-se de que o recipiente seja hermético para evitar que a mousse absorva os odores de outros alimentos na geladeira. Se já estiver em taças de servir por exemplo, cubra a boca dos recipientes com plástico filme antes de levar para a geladeira.
  2. Armazene na geladeira: Coloque o recipiente na geladeira e mantenha na prateleira mais fria, normalmente é a prateleira de cima.
  3. Mantenha por até 3 dias: A mousse de abacate com cacau pode ser mantida na geladeira por até 3 dias. Após esse período, a textura e o sabor podem ser afetados.
  4. Não congele: Não é recomendado congelar a mousse de abacate com cacau, pois isso pode alterar a textura e o sabor.

É importante lembrar que a mousse é uma sobremesa fresca e natural, portanto, ela não contém conservantes. Por isso, é recomendado consumir a mousse dentro de alguns dias após o preparo e armazená-la corretamente na geladeira para garantir a sua frescura e segurança alimentar.

Obrigado por chegar até aqui!


Se gostou dessa Receita, compartilhe nas suas mídias sociais.
E se você fez essa receita e vai postar aquela foto orgulhosa no instagram, adicione a hashtag #blogmangacompimenta, adoramos ver as fotos e resultados de vocês :)
Se restou qualquer dúvida, ou deu um toque especial e diferente ao preparar essa receita na sua cozinha, deixe um comentário aqui no blog! Esse contato próximo que temos por aqui faz do blog Manga com Pimenta uma comunidade completa. O seu comentário ou dúvida pode ajudar outros leitores, então não se esqueça de comentar e se possível classificar nossa receita ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça