Muitos leitores do Google + me pediram para falar sobre Diabete… gente eu não sou médica, mas tentarei falar sobre esse assunto aqui no blog, ok?!
Primeiro procure um médico para iniciar o tratamento e uma nutricionista para elaborar uma dieta alimentar.
“Diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue. Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta .
A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.” – Informação daqui.
Abaixo, está os tipos de diabetes que uma pessoa pode desenvolver:
- Pré-diabetes: a pré-diabetes é um termo usado para indicar que o paciente tem potencial para desenvolver a doença, como se fosse um estado intermediário entre o saudável e o diabetes tipo 2 – pois no caso do tipo 1 não existe pré-diabetes, a pessoa nasce com uma predisposição genética ao problema e a impossibilidade de produzir insulina, podendo desenvolver o diabetes em qualquer idade.
- Diabetes tipo 1: no diabetes tipo 1, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes. Principais sintomas – vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito.
- Diabetes tipo 2: no diabetes tipo 2 existe uma combinação de dois fatores – a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina. Geralmente, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis, contudo, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes. Principais sintomas – infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.
- Diabetes Gestacional: é o aumento da resistência à ação da insulina na gestação, levando aos aumento nos níveis de glicose no sangue diagnosticado pela primeira vez na gestação, podendo – ou não – persistir após o parto. A causa exata do diabetes gestacional ainda não é conhecida. – Informações daqui.
Para você descobrir qual é o seu tipo de diabete ou se está com diabete, procure o seu médico clínico e peça para fazer um exame de sangue. Repita esse exame e outros, uma vez por ano – check up.
“Ok, Naninha, agora preciso saber o que é permitido e o que não é permitido comer… pode me falar?”
Os melhores alimentos para diabéticos são alimentos fonte de proteínas, ricos em carboidratos complexos (integrais) e fibras.
Segue a lista do que você pode comer:
– macarrão e pães feito com farinhas integrais;
– acelga, escarola, almeirão, brócolis, abobrinha, vagem, chuchu, cenoura;
– maçã, pera, laranja, mamão, melão, melancia;
– leite desnatado, queijo tipo minas e iogurte nas versões diet;
– tomar muita água;
– carnes magras como frango, peru, peixe e frutos do mar.
O que você não pode comer:
– açúcar, mel, geleia, compota, marmelada;
– evite produtos feito com farinha branca (processadas);
– produtos de confeitaria e pastelaria;
– chocolates, balas, sorvetes;
– fruta em calda, frutas secas e fruta desidratadas;
– alimentos processados e embutidos;
– sucos naturais e artificiais;
– refrigerantes, bebidas alcóolicas e outras bebidas açucaradas.
Lembrando: sempre se deve ler os rótulos de produtos industrializados, pois o açúcar pode aparecer com o nome de glicose, xilitose, frutose, maltose ou açúcar invertido fazendo com que esse alimento não esteja indicado na alimentação para diabetes. – Informações daqui.
Eu não tenho diabetes, mas posso desenvolver. Por isso que preciso emagrecer, mudar a minha alimentação e evitar os alimentos citados acima.
Espero ter ajudado o pessoal que sofre dessa doença e prometo que vou procurar receitas que encaixam nos dois requisitos: diabetes e pressão alta. Ah, normalmente são de baixas calorias também e ajudam a emagrecer :)
Ps.: Para quem sofre de pressão alta, clique aqui para conferir a postagem que eu já fiz, vale a pena ler :)
Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.
Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.
3 Comments
Nana
Oi Sergio,
a informação é desse site – http://www.tuasaude.com/alimentos-para-diabeticos/ e lá está como Light, vou perguntar a uma amiga nutricionista para confirmar e vou mudar caso esteja errado, pois a informação é de uma nutricionista chamada Tatiana Rodriguez Zanin (do video). Obrigada.
Nana
Sérgio
Corrigindo: CARBOIDRATOS*
Sérgio
Só uma pequena correção, os alimentos permitidos ao diabético são DIET, pois os light têm apenas teores redizidos e não a ausência destes, pois o diabético precisa da ausência dos açucares (CAR KkkBOIDRATOS ). Fora isso o texto está ótimo, sou tipo dois e sempre pego receitas do bem com você. PARABÉNS. Ah! E é sempre bom ao pré ou mesmo ao tipo dois combater o sedentarimo. Abraço Nana, parabéns e muito obrigado