bolo de milho com flocãO e calda simples de goiabada feito no liquidificador

Bolo de milho com flocão e calda simples de goiabada

Existem muitas receitas de bolo de milho por aí, principalmente com fubá ou milho fresco, mas essa difere da maioria por levar flocão de milho. A farinha de milho flocada usada, ou flocão de milho, é aquela mesma do cuscuz nordestino.

Esse bolo é muito fácil de fazer, você nem precisa ter uma batedeira. Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Depois é só assar e fazer uma calda para deixar o bolo molhadinho e gostoso. 

Como reza a tradição da confeitaria brasileira, o bolo de milho combina muito bem goiabada, fica uma delícia. Para fazer a calda, basta misturar goiabada e um pouco de água numa panela. Já que essa receita não leva farinha de trigo, o bolo não tem glúten, perfeito para quem tem alergia ou intolerância.

Dicas para preparar um bolo de liquidificador:

Essa receita de bolo de milho feita com flocão é preparada no liquidificador. Uma forma rápida e fácil de fazer um bolo de café da tarde sem sujar muita louça.

Algumas dicas para que seu bolo de liquidificador dê certo do início ao fim:

  1. Prepare os ingredientes: Antes de começar a preparar o bolo, certifique-se de que todos os ingredientes estão em temperatura ambiente e que você tem tudo o que precisa. Isso inclui medir os ingredientes corretamente e preparar os utensílios necessários como a forma, o liquidificador e o forno.
  2. Comece com os ingredientes líquidos: Comece adicionando os ingredientes líquidos, como a água, os ovos e o óleo, no liquidificador. Isso permitirá que eles se misturem facilmente com os ingredientes secos. Para diluir o açúcar, inclua junto dos líquidos nesse passo. Assim diluirá mais facilmente.
  3. Adicione os secos só depois: Adicione os ingredientes secos, e pulse por algumas vezes o liquidificador antes de bater de vez, isso evitará a formação de grumos e garantirá que a massa fique homogênea.
  4. Bata por tempo suficiente: Bata a massa no liquidificador por cerca de 2 minutos, ou até que fique homogênea e lisa. Não bata por muito tempo, pois isso pode causar uma massa com certa resistência.
  5. Despeje a massa na forma: Despeje a massa na forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido sempre. Certifique-se de seguir as instruções da receita quanto ao tempo e a temperatura de cozedura. Verifique também se a forma do bolo é suficiente grande para o bolo crescer. É necessário uma forma de bolo que comporte a massa e sobre pelo menos 1/3 da forma sem massa para o bolo crescer sem transbordar.
  6. Deixe esfriar antes de servir: Deixe o bolo esfriar antes de servir e desenformar. O bolo mesmo fora do forno continua aprimorando a textura. Desenformar um bolo quente pode quebrar a massa. Portanto espere que esteja ao menos morno para retirar da forma.
bolo de milho com flocãO e calda simples de goiabada feito no liquidificador

Bolo de fubá de milho focão e calda simples de goiabada

Ariana Pazzini
Tempo de preparo: 50 minutos Rendimento: 10 porções
5 para 1 voto
Preparo 10 minutos
Cozimento 40 minutos
Prato Lanche | Pão Doce | Bolo
Cozinha Brasileira
Porções 10 fatias

Equipamento

  • 1 Liquidificador
  • 1 forma com furo no centro de 20 cm

Ingredientes
  

Bolo:

  • 3 und de ovos
  • 1/4 de xícara (de chá) de óleo vegetal + um pouco para untar a fôrma prefira óleo de sabor suave como milho, canola ou girassol
  • 1/2 de xícara (de chá) de água
  • 1 de xícara (de chá) de açúcar demerara
  • 2 de xícara (de chá) de flocão de milho
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó

Calda:

  • 1/2 de xícara (de chá) de goiabada cortada em cubos
  • 1/2 de xícara (de chá) de água

Modo de Preparo
 

  • Preaqueça o forno a 180 ºC.
  • Coloque no liquidificador os ovos, óleo, água e açúcar. Bata bem até ficar homogêneo.
  • Acrescente o flocão de milho e bata novamente. Desligue o liquidificador e aguarde cerca de 5 minutos para o flocão hidratar e engrossar a massa.
  • Enquanto espera, unte com um fio de óleo a fôrma de bolo de 20cm de diâmetro com furo no meio. Polvilhe o flocão de milho e tire o excesso.
  • Adicione o fermento químico no liquidificador e bata novamente só até misturar.
  • Despeje a massa na fôrma e leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até que um palito saia limpo ao ser inserido no centro do bolo.
  • Para fazer a calda, coloque a goiabada e água numa panela alta e leve ao fogo baixo. Mexa bem, apertando a goiabada até formar um creme homogêneo.
  • Retire o bolo do forno e espere esfriar.
  • Desenforme e cubra com a calda.

Notas

SOBRE A CALDA DE GOIABADA: Você pode substituir a calda por gioabada cremosa ou até servir sem a calda, somente um bolinho simples de fubá para acompanhar o café.
Palavra-chave bolo com flocão, bolo de fubá, Bolo de Liquidificador, Bolo de Milho Verde de Lata, calda de goiabada

Bolo de milho pronto, como conservar?

O ideal é consumir o bolo no mesmo dia que ele foi assado, ele estará fresquinho e húmido como nunca. Porém caso sobre algumas fatias, você pode:

  • EM TEMPERATURA AMBIENTE. O ar é o inimigo do bolo, por isso é importante mantê-lo em um recipiente hermético para evitar que ele resseque. Isso é especialmente importante se o bolo já estiver com a calda pois pode absorver umidade. Conserve em temperatura ambiente nessas condições por 2 – 3 dias.
  • NA GELADEIRA. Da mesma forma você pode garantir seu bolo por alguns dias mais se conservado na geladeira. Coloque em um recipiente hermético, bem tampado para não absorver odores da geladeira como também para não ressecar a massa. Nesse caso você pode conservar por até 5 dias. Costumo cortar em fatias e dividir em lancheiras para a semana. É especialmente prático para levar ao trabalho ou na lancheira escolar das crianças.
  • NO FREEZER. Sim, podemos congelar esse bolo caso a previsão não seja consumir nos próximos dias. Nesse caso eu aconselho que você não cubra com a cobertura de goiabada, facilitando assim congelar e descongelar facilmente. Primeiramente corte seu bolo em fatias, depois enrole cada uma delas em plástico filme e finalmente leve para congelar dentro de um saco zip.
    Dessa forma é fácil retirar somente a fatia que irá consumir e aquecer no microondas. Essa prática funciona bem e pode ser conservado por até 30 dias, porém saiba que o bolo pode ficar um pouco mais seco que o bolo de fubá fresquinho ao ser descongelado. Costumo ponderar nesse caso que mais valea pena uma fatia de bolo na mão para matar a fonte que alguns reais voando em busca de algo no supermercado para um café da tarde.
bolo de milho com flocãO e calda simples de goiabada feito no liquidificador

Substituições e extras para a receita de bolo de milho flocão:

Existe muitas receitas de bolo de milho, acho que esse bolo de fubá de milho cada família tem a sua. Se quiser experimentar novos sabores ao executar essa receita você pode:

Leite de coco: Substituir a água da receita por leite de coco de garrafinha ou até caseiro nas mesmas proporções. Isso deixará seu bolo de flocão um tanto mais macio por conta da gordura do coco.

Especiarias: Uma pitada de erva doce é suficiente para dar aquele cheirinho de bolo de fubá. Uma pitada de canela também pode ser acrescentado. Amo as duas versões.

Pedacinhos de goiabada: Quando adicionar a massa na forma. Salpique por cima da massa pedacinhos de goiabada. Não é necessário misturar. A goiabada pesa enquanto o bolo sobe e esses pedacinhos irão para o interior do bolo. Uma dica é passar os cubinhos de goiabada no flocão antes de adicionar para que não grude no fundo e laterais da forma.

Lembre-se de que é importante seguir as recomendações da receita e não adicionar muitos ingredientes diferentes de uma vez, pois isso pode afetar a textura e o sabor final do bolo. Experimente adicionando um ingrediente de cada vez e ajustando as quantidades para encontrar o sabor desejado.

Goiabada cremosa do zero:

Se você tem disponível goiaba madura ( meu sonho é um quintal com uma goiabeira) então talvez essa goiabada cremosa seja a solução dos seus problemas. Faça em casa essa goiabada cremosa, conserve em potes esterilizados e lacrados e use quando quiser como no caso, para cobrir nosso bolo de flocão!

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça