cubinhos de doce de abóbora em calda em uma taça

Doce de abóbora em calda

O doce de abóbora é um clássico da culinária brasileira, assim como várias receitas clássicas, tem muitas variações. A mais comum leva um ingrediente não tão popular, cal culinário. Ele serve para deixar os pedaços de abóbora com casquinha durinha e translúcida, fica uma delícia. 

Como esse processo demora um pouco, e não é tão fácil achar a cal culinário, apresentamos aqui uma outra receita de doce de abóbora super fácil. Os cubinhos ficam macios e bem saborosos, a calda de açúcar perfumada com cravo-da-índia e canela dão o charme pra esse doce. Se preferir, você pode amassar a abóbora depois de pronta para obter um doce de abóbora em pasta, ao invés de cubinhos.

potinho de doce de abóbora com abóbora em cubos em uma calda de açúcar

Doce de abóbora em calda

Ariana Pazzini
Tempo de preparo: 35 minutos Rendimento: 4 porções
Preparo 10 minutos
Cozimento 25 minutos
Tempo Total 35 minutos
Prato Doce | Sobremesa, Doce Caseiro
Cozinha Brasileira
Porções 4 porções

Ingredientes
  

  • 500 g de abóbora seca de preferência de pescoço
  • 1 xícara (de chá) de açúcar cristal
  • 4 und de cravos-da-índia ou 1 colher de chá de cravo em pó
  • 2 pedaços de canela em pau ou 1 colher de chá de canela em pó

Modo de Preparo
 

  • Corte a abóbora sem casca em cubos de 2 a 3 cm. Coloque em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo e cozinhe até começar a amolecer.
  • Escorra a água e reserve.
  • Na mesma panela, sem a abóbora, coloque o açúcar, cravo, canela e 1 xícara de água. Cozinhe em fogo baixo até formar uma calda lisa.
  • Acrescente a abóbora e cozinhe até o miolo ficar macio. Desligue o fogo e espere esfriar antes de servir. Gelado, e de um dia para o outro, fica mais gostoso.

Notas

Variação: Se você tiver cal culinário em casa, use 1/2 colher de sopa nesta receita. Antes de cozinhar a abóbora, coloque em um recipiente com água e a cal misturados. Deixe os cubinhos de molho por cerca de 2 horas. Depois, escorra a água e lave a abóbora em água corrente para tirar o resto de cal. Faça a calda de açúcar com as especiarias e cozinhe os pedaços de abóbora nela.
Palavra-chave abóbora em calda, compota de abobora, doce de abobora caseiro

O segredo para a casquinha do doce de abóbora

Se você é brasileiro você certamente já provou o doce de abóbora em calda com a abóbora com uma casquinha que conserva o seu interior cremoso. O segredo para esse doce de abóbora passado de geração para geração é o cal virgem, sim, lembro-me bem da minha mãe indo até uma obra próxima pedir um pouco de cal virgem para os pedreiros, certamente essa não é a melhor técnica. Hoje você encontra facilmente cal virgem para doces, picles em compotas em muitos lugares. Na amazon você encontra o potinho pequeno de cal virgem ideal para uso culinário.

Passo a passo para criar a casquinha na abóbora:

  1. Disponha os cubinhos de abóbora em um recipiente alto e cubra com água em temperatura ambiente.
  2. Ferva 500 ml de água
  3. Em outro recipiente alto (de pelo menos 3 litros) adicione 2 colheres (de sopa) de cal virgem e despeje a água quente sobre ele. A mistura vai borbulhar bastante, por isso é importante um recipiente alto.
  4. Espere esfriar completamente e adicione a abóbora que está de molho.
  5. Por duas horas mexa a mistura de abóbora (esse processo é importante para criar a casquinha nos cubos de abóbora por igual).
  6. Passado esse tempo escorra a abóbora da água de cal e enxague pelo menos 2 vezes para tirar qualquer resto de cal das abóboras.
  7. Com ajuda de um garfo fure cada cubinho de abóbora para que a calda consiga chegar até o interior.
  8. Agora é só seguir a receita do doce de abóbora da mesma forma que descrevi acima.

Doce de abóbora cremoso

Agora se você deseja preparar o doce de abóbora cremoso, aquele que se parece uma compota cremosa. Siga exatamente a receita como descrevi e no final do preparo amasse com o auxílio de um garfo os cubos de abóbora já cozidos na calda. Você pode também usar o mixer para isso, cuidado somente com a calda quente, ela pode espirrar em suas mãos e causar queimadura.

Para essa versão eu gosto de adicionar 1 xícara (de chá) de coco ralado fresco. Após amassar ou bater adicione o coco ralado e deixe apurar por mais 1 ou 2 minutos mexendo o doce por esse tempo.

potinho de doce de abóbora com abóbora em cubos em uma calda de açúcar

Como conservar o doce de abóbora em calda.

Este doce de abóbora em xarope tem um tempo de conservação notável se for armazenado corretamente.

A fim de assegurar a longevidade do produto, é importante tomar certas medidas para a sua conservação.

Em primeiro lugar, deve ser conservado na geladeira, uma vez que a temperatura fria ajudará o doce a durar mais tempo.

Em segundo lugar, é essencial certificar-se de que o recipiente utilizado para armazenar o doce esteja limpo. Idealmente, deve ser esterilizado antes da sua utilização para evitar qualquer contaminação. Isto ajudará a manter o produto fresco e a evitar que se estrague rapidamente.

Além disso, ao servir o doce, é importante utilizar utensílios limpos como colheres e garfos para evitar qualquer contaminação cruzada. Seguir estas simples etapas ajudará a garantir que o doce de abóbora em calda tenha um longo tempo de geladeira.

Como aproveitar e esterilizar vidros de conserva:

Vidros de geleia, palmito, ou qualquer outro tipo de vidro de conserva são ótimos para reutilizar em receitas caseiras.

Para isso, é preciso ter algum cuidado. É importante assegurar que a junta de borracha na tampa seja bem conservada, sem mofo ou manchas. Se estiver danificada, o melhor a fazer é substituí-la por outra. O frasco de vidro também deve estar limpo.

Para garantir que os seus frascos de conserva estão prontos para serem reutilizados, pode esterilizá-los em casa.

Encha uma grande panela com bastante água e coloque cuidadosamente o vidro pré-lavado e a tampa ndentro dela.

Ferva em fogo alto e deixe durante pelo menos 15 minutos. Depois, desligue o fogo e utilize uma pinça de cozinha para retirar o vidro da água, tendo em conta a água quente que pode causar queimaduras. Colocar uma toalha de cozinha limpa na bancada e colocar os vidros e tampas sobre ela para secar completamente.

Isto irá garantir que poderá utilizar os seus frascos não só para esta receita de doce de abóbora em calda, mas também para qualquer outra conserva, geleia, ou qualquer outra coisa que necessite. Além disso, se não utilizar imediatamente os frascos, pode guardá-los em um armário protegidos de calor fresco, seco e escuro. Isto ajudará a manter a junta de borracha e o frasco de vidro em óptimas condições até estar pronto a utilizá-los.

Aumentando a proteção do seu pote de doce.

Duas coisas que costumo fazer para aumentar a durabilidade das minhas compotas.

Banho maria:

  • Essa técnica simples fará com que seu pote fechado de doce tenha uma durabilidade muito maior. Você pode lacrar esses potes e conservar na geladeira por 6 meses.
    • Com os frascos esterilizados e secos, verta o doce de abóbora em calda ainda quente. Encha seu pote até o limite entre o corpo e o gargalo. (Não exagere e coloque rente a tampa e nem deixe muito espaço, se você precisa de uma idéia de medidas, 5 cm do gargalo é um bom espaço)
    • Dê leves batidinhas no pote para que não fique nenhuma bolha de ar no seu doce, limpe a boca do frasco e feche seu pote até o limite da pressão.
    • Leve uma panela alta com água suficiente para cobrir completamente seus vidros de compota (lembre-se que conforma adiciona os potes a água vai subir.
    • Espere amornar a água e adicione aos poucos seus potes de conserva fechados.
    • Aumente o fogo e deixe a água ferver completamente por 10 minutos.
    • Tomando muito cuidado ou com auxílio de uma grande pinça, retire os potes da água quente e deixe esfriar sobre um pano de prato limpo por pelo menos 12 horas.
    • Você vai verificar que a tampa criou um vácuo. Transfira para a geladeira só depois de frio.

Com o próprio calor do doce:

  • Essa é uma forma mais fácil de criar o vácuo na tampa, ainda assim é funcional e prolonga a vida do doce de abóbora.
    • Depois de esterelizar e secar os vidros da conserva, adicione o doce ainda quente ao pote.
    • Tampe o pote apertando até o limite a tampa
    • Vire o pote de ponta cabeça e deixe esfriando sobre um pano de prato na bancada nessa mesma posição por pelo menos 12 horas.
    • Ao esfriar completamente você perceberá que criou um vácuo entre o doce e o pote.
    • Depois de esfriar completamente pode levar para a geladeira.

Caso não crie vácuo na tampa a conservação prolongada pode não funcionar muito bem. Nesse caso consuma primeiro esses potes. O vácuo pode falhar caso tenha algum desgaste na tampa ou se por acaso as bolhas de ar que continha no doce não foram extraídas devidamente.

Outras compotas caseiras deliciosas

Agora que você aprendeu fazer o melhor doce de abóbora do mundo e também aprendeu como preparar vidros de conserva, talvez vá gostar de aprender a preparar outras compotas deliciosas com alimentos da estação:

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça