como fazer maionese vegana com leite de amendoa

Maionese vegana – sem leite e sem ovos

A maionese vegana é uma excelente opção para aqueles que seguem uma dieta sem produtos de origem animal. Ou uma maionese para dietas especiais que não podem consumir ovos ou leite por exemplo.

A maionese é daqueles molhos que vai bem em tudo, no sanduíche, hambúrguer, salpicão, pão de alho e na salada de batata. Por ter sabor suave, é bem versátil, deixa qualquer comida mais cremosa e suculenta. 

Nessa versão vegana fica com consistência e sabor bem parecidos com a maionese tradicional. O legal de você fazer em casa, além de saber exatamente os ingredientes que têm, dá para incrementar o sabor adicionando ervas frescas como salsinha e cebolinha, mostarda e até pimenta-do-reino moída.

Para esta receita dar certo, é importante usar leite vegetal caseiro, ou comprar um só com ingredientes naturais, aqueles que levam aditivos químicos podem atrapalhar o processo e não formar um creme espesso. O leite vegetal mais indicado é o de amêndoas, ele fica perfeito nesta receita, já que tem sabor levemente adocicado, que nem o leite de vaca. Já o óleo mais indicado é o de girassol ou milho, ambos têm sabor mais neutro.

O método da maionese caseira

O método para preparar a maionese vegana é o mesmo seguido pela maioria das receitas de maionese caseira. No liquidificador adicionamos os ingredientes e depois de batidos e completamente triturados (isso não leva mais que 1 minuto) comece em fio adicionar o óleo lentamente, é necessário um fio fino para não exagerar ou desandar a maionese. As lâminas começarão emulsionar o óleo, fazendo assim que nossa maionese ganhe consistência.

Leite de Arroz
Aprenda a fazer em casa um leite vegetal para usar nas suas receitas ou tomar no café da manhã.
Receita aqui
Receita de Leite de Arroz - aprenda a fazer em casa um leite vegetal para usar nas suas receitas ou tomar no café da manhã.
Leite de Inhame
Receita de uma bebida vegana para usar em qualquer preparo ou para fazer uma bebida no café da manhã.
Receita aqui
Receita de Leite de Inhame - uma bebida vegana para usar em qualquer receita ou para preparar uma bebida no café da manhã.
Leite de amêndoas caseiro
Receita fácil de leite de amendoas caseiros do blog acasaencantada
Receita aqui
leite de amendoas caseiros acasaencantada

Veja também: Biscoito de polvilho vegano.

como fazer maionese vegana - sem ovos e sem leite. Na foto maionese cremosa sem ingredientes de origem animal

Maionese vegana

Ariana Pazzini
Prepare em casa essa maionese vegana. Sem leite e sem ovos a receita de maionese caseira é facilmente feita no liquidificador e tem validade de até 15 dias conservada na geladeira. Além de ser vegana, a maionese é totalmente natural, sem conservantes ou corantes artificiais.
Preparo 15 minutos
Cozimento 0 minutos
Tempo Total 15 minutos
Prato Caseira
Cozinha Americana
Porções 350 ml

Equipamento

  • 1 Liquidificador

Ingredientes
  

  • ½ xícara (de chá) de leite vegetal amêndoas, castanha-de-caju ou soja
  • 1 xícara (de chá) ou mais de óleo vegetal
  • 1 colher (de sopa) de suco de limão fresco ou vinagre de maçã
  • ½ dente de alho opcional
  • ½ colher (de chá) de sal

Modo de Preparo
 

  • 1- Coloque no liquidificador o leite vegetal, alho, suco de limão ou vinagre de maçã, e o sal. Tampe e bata em potência baixa apenas para triturar e misturar.
  • 2- Sem desligar o liquidificador, abra a tampinha central e cubra parcialmente a abertura com um pano de prato, no começo espirra bastante. Adicione o óleo em fio, aos poucos e bem devagar até formar um creme espesso. Se você colocar tudo de uma vez, pode talhar. Comece com 1 xícara de óleo, pode ser que seja necessário mais. A maionese não vai engrossar gradualmente, mas de repente.
  • 3- Transfira para um pote de vidro com tampa e armazene na geladeira por até 15 dias.

Notas

A maionese com leite de amêndoa fica mais consistente após algumas horas de geladeira.
Se quiser que sua maionese seja mais consistente opte por leite de soja. O leite de soja emulsiona mais fácil, ainda assim eu prefiro o sabor do leite de amêndoas.
Conserve na geladeira em um pote limpo e hermético.
 
Palavra-chave maionese caseira, maionese sem leite, maionese sem ovos, maionese vegana

Dicas especiais para preparar a maionese vegana caseira:

  • SOBRE O LEITE VEGETAL – A maionese vegana tem como base leite vegetal. Prefira utilizar leite vegetal caseiro ou então confira os ingredientes nos industrializados. Evite leite vegetal com sabores artificiais por exemplo. Hoje em dia encontramos bons leites vegetais no mercado, ainda assim o caseiro é minha primeira opção para esse tipo de preparo.
  • SOBRE O ÓLEO – Prefira utilizar óleo vegetal de sabor suave como o óleo de milho ou então de girassol. Evite azeite, por exemplo que tem o sabor bem forte. O óleo de coco também não boa opção, afinal ele se solidifica quando armazenado na geladeira.
  • LIMÃO OU VINAGRE? Use preferencialmente limão. O sabor e a consistência da maionese vegana é ótima com a adição desse ingrediente. Se não tiver limão disponível não deixe de fazer por isso, utilize vinagre de maçã e tenha a sua versão de maionese caseira.
  • ARMAZENAMENTO: Armazene a maionese em um recipiente hermético na geladeira e consuma-a em até uma semana.

Acrescentando sabor a maionese caseira:

Temperar maionese caseira é uma ótima maneira de adicionar sabor e personalizar a receita. Aqui estão algumas sugestões para temperar sua maionese caseira:

  • Ervas frescas: Adicione ervas frescas picadas, como manjericão, coentro, salsa ou endro, para um sabor herbal delicioso.
  • Pimenta: Adicione pimenta preta moída ou pimenta caiena para um toque picante.
  • Mostarda: Adicione mostarda em pó ou mostarda dijon para um sabor adocicado e picante.
  • Alcaparras: Adicione alcaparras picadas para um sabor salgado e um pouco ácido.
  • Melaço: Adicione melaço para um sabor adocicado e adocicado.
  • Temperos: Adicione temperos como orégano, tomilho, manjericão, cominho, etc para dar um sabor diferente.

Lembre-se de experimentar diferentes combinações de temperos e ajustar a quantidade de acordo com seus gostos pessoais. Também é importante lembrar que alguns temperos podem ter um impacto na cor e na textura da maionese, então é importante adicionar aos poucos e verificar o sabor antes de adicionar mais.

Como conservar e armazenar a maionese vegana? Por quanto tempo?

A maionese vegana de amendoa é uma opção deliciosa e saudável para aqueles que seguem uma dieta sem laticínios. Para armazená-la corretamente, siga estas dicas:

  1. Recipiente adequado: Transfira a maionese para um recipiente hermético limpo e seco. Isso ajudará a evitar que a maionese absorva odores ou sabores estranhos e a mantê-la fresca por mais tempo.
  2. Data de validade: Escreva a data de preparo na embalagem para que você saiba por quanto tempo a maionese deve ser consumida.
  3. Armazenamento: Mantenha a maionese na geladeira. Ela deve durar cerca de duas semanas, desde que seja armazenada corretamente.
  4. Verificar a maionese: antes de consumir verifique se houve alguma alteração de cor, odor ou consistência. Se houver algum sinal de deterioração, descarte-a.

Tenha em mente que a maionese vegana de amendoa é feita com ingredientes crus e naturais, então é mais propensa a deterioração do que a maionese industrializada. Portanto, é importante armazená-la corretamente e consumi-la dentro do prazo de validade para garantir que ela seja segura para o consumo.

Posso congelar essa maionese vegana caseira?

Você pode congelar maionese vegana caseira por até 60 dias, mas é importante levar em conta alguns fatores para garantir que ela mantenha sua textura e sabor depois de descongelar. A maionese é feita com ingredientes líquidos e geralmente contém óleo, então pode haver alguma separação ou mudança na textura depois de congelada e descongelada.

Aqui estão algumas dicas para congelar maionese vegana caseira:

  1. Use recipientes adequados: Transfira a maionese para recipientes herméticos limpos e secos antes de congelar. Isso ajudará a evitar que a maionese absorva odores ou sabores estranhos e a mantê-la fresca por mais tempo.
  2. Deixe espaço: Deixe cerca de 1/2 polegada de espaço no topo do recipiente para permitir que a maionese se expanda durante o congelamento.
  3. Data de validade: Escreva a data de preparo na embalagem para que você saiba por quanto tempo a maionese deve ser consumida.
  4. Descongele no refrigerador: Deixe a maionese descongelar completamente no refrigerador antes de usá-la. Isso ajudará a evitar que a maionese fique líquida ou gordurosa depois de descongelada.
  5. Verifique o sabor e a textura: Antes de usar, verifique se a maionese ainda tem um sabor e textura aceitáveis. Se houver algum sinal de deterioração, descarte-a.

Minha maionese vegana desandou, o que fazer para corrigir?

ok, isso pode se dar por vários motivos. A quantidade de óleo não foi suficiente ou o limão não tinha a acidez necessária, o leite vegetal industrializado continha algum ingrediente impróprio. Diversos fatores podem interferir no resultado final.

Para corrigir você pode adicionar um pouco mais de limão e bater caso já tenha óleo suficiente ou então adicionar óleo em fio para emulsionar melhor sua maionese. Essas são algumas alternativas possíveis.

Eu prefiro corrigir a textura com tofu macio. Adicionando aos poucos blocos de tofu e batendo no liquidificador. Isso modificará a consistência sem alterar em nada o sabor.

Ainda assim é bom lembrar que essa maionese de amêndoa ganha consistência mais firme depois de umas 2 ou 3 horas de geladeira. Caso depois de passar esse tempo não atingir a consistência desejada volte ao liquidificador e inclua o tofu macio para corrigir.

Em que receitas posso usar a maionese vegana?

Bom, você pode substituir a maionese de qualquer receita tradicional com essa receita vegana.

O céu é o limite. Faça a adaptação que achar necessária em qualquer receita clássica.

maionese vegamna feito com leite de amendoa

Guarde essa receita no pinterest para fazer depois!

Fico feliz que chegou até aqui. Por favor, se gostou da receita deixe seu comentário e avaliação ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

Isso nos ajuda bastante, sem contar que ajuda toda a nossa comunidade. É nos comentários que nossos leitores interagem e solucionam as suas dúvidas em comum.

Se gostou da receita, faça ela chegar mais longe. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais! E se fizer e postar uma foto no instagram, marque com a #receitasmangacompimenta. Eu vou adorar ver seus resultados!

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça