receita simples de bifun com vegetais

Bifun com legumes

Bifum é um macarrão de arroz muito popular na culinária asiática, em especial na cozinha vietnamita e tailandesa. É um ingrediente versátil e de fácil preparo, que pode ser usado em saladas, sopas, pratos quentes e muito mais. Se você está procurando uma receita saborosa e saudável para experimentar em casa, não deixe de conferir essa receita de bifum com legumes! Além de ser fácil de fazer, é uma opção leve e nutritiva para uma refeição equilibrada. Vamos lá?

O macarrão bifun é sem glúten?

Sim, o macarrão bifum é sem glúten, pois é feito exclusivamente com farinha de arroz. É uma ótima opção para quem tem intolerância ou sensibilidade ao glúten, ou para quem segue uma dieta livre de glúten por opção ou recomendação médica. Além disso, o bifum é uma alternativa mais leve e saudável em comparação com outros tipos de macarrão, pois é mais baixo em calorias e carboidratos.

Dicas para preparar o bifun sem erros:

  1. Não deixe cozinhar demais: O bifum é muito delicado e pode se tornar pastoso se cozido por muito tempo. O tempo de cozimento ideal varia de acordo com o tamanho do bifum, mas geralmente não deve ultrapassar 3 a 5 minutos.
  2. Use água fervente: Coloque água em uma panela e deixe ferver antes de adicionar o bifum. Isso ajuda a cozinhar rapidamente e evitar que grude.
  3. Mexa com cuidado: Use um garfo para mexer o bifum enquanto cozinha. Mexa com cuidado para evitar que o macarrão quebre.
  4. Escorra e enxágue: Após o tempo de cozimento, escorra o bifum e enxágue com água fria para interromper o cozimento e remover o excesso de amido.
como fazer bifun - macarrão de arroz

Bifun com legumes

Nana – Manga com Pimenta
Aprenda a preparar esse macarrão sem gluten feito de farinha de arroz de sabor tão suave que se adapta perfeitamente ao recheio que você preferir.
Preparo 5 minutos
Cozimento 20 minutos
Tempo Total 25 minutos
Prato Jantar
Cozinha Chinesa
Porções 2 pessoas

Ingredientes
  

  • 1 pacote de bifum 200g
  • 1 und cenoura média cortada em tiras finas
  • 1/2 und pimentão vermelho cortado em tiras finas
  • 1/2 und cebola roxa cortada em tiras finas
  • 1 und ovo cozido cortado em pedaços
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (de sopa) de óleo de coco ou outro óleo vegetal
  • 2 colheres (de sopa) de molho de soja shoyu
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo
 

  • Leve ao fogo uma panela com água para ferver.
  • Desligue o fogo, coloque o bifum após a água ferver e abafe por 5 minutos ou até que o bifum esteja macio. Escorra, lave em água fria corrente, escorra novamente e reserve.
  • Em uma frigideira grande ou wok, aqueça o óleo de coco em fogo médio-alto. Adicione a cebola e o alho e refogue por cerca de 1 minuto, ou até que a cebola esteja macia.
  • Adicione a cenoura e o pimentão e refogue por mais 2-3 minutos, ou até que os legumes estejam levemente macios.
  • Adicione o bifum na frigideira e misture bem com os legumes. Tempere com molho de soja, sal e pimenta a gosto. Refogue por mais 1-2 minutos, ou até que o bifum esteja aquecido.
  • Após desligar o fogo distribua os pedacinhos de ovos pelo prato.
  • Sirva quente ou frio como uma salada.

Notas

Você pode adicionar mais molho de soja ou outros temperos de sua preferência, se desejar.
Enriqueça com os ingredientes que você gosta. Pode adicionar ervilhas, bacon tostado, presunto e o que mais te apetecer.
Essa receita base é uma opção saudável, leve e deliciosa para uma refeição rápida e fácil. Bom apetite!
Palavra-chave bifun com legumes, macarrão de arroz, macarrão sem gluten

Aqui estão algumas ideias de ingredientes que você pode acrescentar à receita de bifum com vegetais para variar o sabor e adicionar mais nutrientes:

  • Brócolis: Corte o brócolis em pequenos floretes e refogue junto com os outros legumes. O brócolis é rico em vitaminas e minerais e adiciona uma textura crocante à receita.
  • Cogumelos: Corte os cogumelos em fatias e refogue junto com os outros legumes. Os cogumelos são uma boa fonte de proteína vegetal e adicionam um sabor terroso à receita.
  • Couve-flor: Corte a couve-flor em pequenos floretes e refogue junto com os outros legumes. A couve-flor é rica em antioxidantes e vitaminas e adiciona uma textura suave à receita.
  • Abobrinha: Corte a abobrinha em cubos e refogue junto com os outros legumes. A abobrinha é rica em fibras e adiciona uma textura macia à receita.
  • Milho: Adicione milho em conserva ou cozido à receita para adicionar um sabor doce e uma textura crocante.
  • Castanha de caju: Adicione castanha de caju picada à receita para adicionar um sabor crocante e uma fonte de gorduras saudáveis.
  • Gengibre: Adicione gengibre fresco ralado ou picado à receita para adicionar um sabor picante e um poderoso antioxidante.

Essas são apenas algumas ideias de ingredientes que você pode acrescentar à receita de bifum com vegetais. Sinta-se à vontade para experimentar e criar sua própria versão personalizada da receita!

Posso preparar o bifun com antecedência?

Sim, você pode preparar o bifum com antecedência e armazená-lo na geladeira por alguns dias. Aqui estão algumas dicas para preparar o bifum com antecedência e conservá-lo adequadamente:

  1. Depois de cozinhar o bifum, escorra bem e deixe esfriar completamente antes de guardar na geladeira.
  2. Coloque o bifum em um recipiente hermético e feche bem.
  3. Guarde na geladeira por até 3-4 dias.

Ao reaquecer o bifum, você pode aquecê-lo no micro-ondas ou refogá-lo em uma frigideira com um pouco de óleo ou água. Adicione mais temperos ou molho de soja, se necessário.

Lembre-se de que o bifum tende a endurecer depois de ser refrigerado, então é normal que ele fique um pouco mais firme quando reaquecido. Se você preferir um bifum mais macio, pode adicionar um pouco de água ou molho de soja durante o reaquecimento para ajudar a amaciar.

Mifun

10 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça