Hoje vou contar como escolhemos o nome do bebê, o nosso Otto.
Pega a pipoca e senta que lá vem história:
Como escolher o nome do bebê? A história de como escolhemos o nome Otto
Na primeira vez que passei a noite na casa do Cliente Vip, lembro-me perfeitamente de acordar do nada e ver um menininho na porta sorrindo para mim. Parecia ter uns 5 anos e aparentava o Cliente Vip quando criança (depois vi as fotos).
Sorri de volta e falei para ir dormir. Logo essa aparição sumiu e nunca mais vi.
Eu sei, alguns falaram que é sexto sentido, outros dirão que eu realmente vi meu filho antes de nascer e para alguns, é uma grande besteira.
Porque estou contando isso?
Por que esse é o motivo de eu sempre acreditar que meu filho seria um menino.
Como o nome foi escolhido
Estava eu, linda e não-loira escutando uma música e falei para o Cliente Vip “acho tão lindo o nome desse cantor, Otto!!”.
Ele falou que também gostava e então, começamos a pesquisar sobre o seu significado e as pessoas que tiveram esse mesmo nome.
A origem do nome Otto é germânica e significa nobre, afortunado, abastado.
Bem, nem preciso dizer que conquistou o coração do marido, que é de descendência austríaca. Nesta hora o coração bateu forte.
Descobrimos também que na história do mundo, houveram diversas pessoas importantes com esse nome, suas personalidades e concluímos “sim, esse será o nome do nosso filho”;
E foi assim que surgiu o nome Otto em nossa vida, tínhamos 26 anos e sempre quando falávamos sobre filhos, já pensávamos em um menino e chamávamos de Otto a todo momento.
Como demorei para engravidar – mais de 10 anos se passaram e essa certeza que seria menino já não era tão forte como antigamente, decidimos escolher o nome do bebê caso fosse menina.
Porém, nossos velhos e bons amigos que já sabem a história do nome, apenas esperavam a confirmação do sexo para chamar o bebê pelo seu nome quando engravidei, a torcida era bem grande.
E se fosse menina?
A única certeza que tínhamos era que seria um nome italiano.
Ficamos entre esses nomes: Giulia, Pietra e Chiara.
As preferências do Cliente Vip era os dois primeiros nomes, a princípio seria Giulia.
Mas algo dentro de mim, dizia que não seria esse o nome… nada contra, pois nunca tive uma amiga com nome Júlia e as poucas pessoas que conhecia, a personalidade não me agradava.
Quando ao significado, também não me ajudava: fofa, macia, jovem ou filha de Júpiter.
Começamos a analisar e então acabamos descartando o nome Giulia.
Bem, Pietra também não tem um significado muito ohhhh: pedra, rochedo ou firmeza (mano).
Mas seria uma homenagem para o pai e os avôs paternos.
Por mim, ok, acho bacana… mas me via chamando minha filha de Pietra? Não, sei lá… nem o Cliente Vip, mas por ser um pedacinho dele, achava que era válido a homenagem. Apesar dele achar que seria egoísmo só o nome dele como homenagem.
Ainda não era o nome que gostaríamos para nossa filha, não foi amor a primeira vista. Nada ornava ou agradava os dois.
E o nome Chiara?
O significado é: clara, luminosa, brilhante, ilustre.
Sou super fã desse nome, em português significa Clara e apesar de não ser uma beata, eu sempre tive um carinho especial pela história da Santa Clara.
Porém, estamos no Brasil e a pronuncia seria um problema, já que o correto seria falar “Quiara”.
Ficamos receosos da criança ter que ficar corrigindo toda hora a forma correta de escrever e falar o seu nome.
Uma amiga sugeriu “Kiara”, mas não, não é a forma correta em italiano e não nos agradou.
Decidimos então pesquisar sobre pessoas que levam esse nome e a maioria era ligada as coisas que nós dois amamos: música, gastronomia e cinema.
Vantagem que o nome Pietra não tinha e esse foi o ponto decisivo na escolha de Chiara para o nome da nossa filha, caso fosse menina.
Decidimos também que seria registrado na grafia correta, em italiano e combinamos de corrigir quando alguém falasse ou escrevesse errado.
A única certeza que temos na vida, sendo menina ou menino, eles teriam de soletrar os dois sobrenomes estrangeiros… o que seria corrigir um nome, considerando os nossos sobrenomes, não acham?
A revelação do sexo!!
Ok, agora era esperar a ultrasom para saber o sexo.
Mesmo assim, toda hora chamávamos o bebê de Otto e logo corrigíamos “ou Chiara”.
No dia do exame, estávamos ansiosos.
Comentamos com a enfermeira que íamos gravar e ela falou que não podia (não sei porque o SUS não deixa… vai saber) e avisamos que ainda não sabíamos qual era o sexo.
A médica entrou, começou o exame e alguns minutos depois soltou “olha o seu meninão”.
Nessa hora eu e o Cliente Vip nos olhamos e logo a enfermeira falou “ah eles não sabiam o sexo”.
A médica continuou “então, é um menino! Vamos ver o piu-piu, e não é que o safadinho esta fazendo xixi? Mostrando bem os seus documentos para termos certeza?!”
Nessa hora eu chorei, baixinho, sem fazer escândalo, enquanto o Papai Vip acompanhava o restante do exame se segurando para não pular de alegria ou gritar de felicidade pelo hospital.
Saímos de lá ainda bobos!
O Cliente Vip só falava “é um menino! É o nosso Otto, vou ser pai de um menino!”.
E logo lembrei daquela experiência no começo da postagem, do menino sorrindo para mim na porta :)
Não sei se foi visita ou se eu já sabia, mas sou mãe de um menino #feliz, do nosso amado Otto.
É isso, deixo essa dica para vocês que ainda não escolheram o nome do seu bebê:
Sempre olhe o significado, depois pesquise a personalidade e se você acreditar, veja o mapa astral ou numerológia.
Olhe também, se combina com os sobrenomes ou não terá muito problema com pronúncia.
O mais importante: os pais tem que gostar do nome!!
Se você gostou dessa postagem Como escolher o nome do bebê?, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais. :)
Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.
Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e no instagram @blogmangacompimenta confira as ultimas novidades por lá.
3 Comments
Nana - Manga com Pimenta
Renato, que Deus abençoe a sua família e que o seu Otto seja uma criança iluminada.
Aqui, se fosse menina, seria Chiara. Mas sabia que era um menino e meu Otto já tem 3 anos, uma criança iluminada.
Abraços
Renato Siqueira
Tive um filho ano passado. Infelizmente a vida nos tirou ele. Decidimos ter outro. Escolhi o nome Otto depois que li essa materia. Minha mulher está gravida e parece ser menino. Vamos fazer um ultrassom so pra confirmar.
Ma Oliveira
Que linda postagem!!! É muito importante, pelo menos pra nós Tb, que o nome dos nossos filhos tenham um significado especial … foi assim Tb q escolhemos Lavínia e Emanuel, e se um dia os conhecer, saberá q não podiam ter outro nome…