receita vegana de lanche saudavel, biscoito de polvilho azedo sem leite e sem ovos

Biscoito de polvilho azedo

Não tem biscoito mais brasileiro que o de polvilho. Super crocante e leve, é impossível parar de comer. Além de ser perfeito pra levar na bolsa e comer entre as refeições quando bate aquela fome fora de casa.

Essa receita é diferente da tradicional porque não leva ovo e nem leite, ótimo para quem tem alergia, intolerância ou não consome ingredientes de origem animal. Portanto, um lanche vegano sem defeitos.

Variações do biscoito de polvilho:

O legal de fazer em casa, é que dá para adicionar temperos e sementes na massa para dar mais sabor e valor nutricional. Nos biscoitos da foto tem uma combinação de gergelim preto, manjericão seco e cúrcuma em pó. Além desses sabores você pode adicionar ao seu biscoito de polvilho:

  • Biomassa – Adicione na receita 100g de biomassa de banana verde para aumentar o valor nutricional.
  • Quinoa – Triture 50g de quinoa no liquidificador levemente só para quebrar os grãos e adicione ao fim na massa, misture levemente antes de colocar no saco de confeitar.
  • Farinhas poderosas – Farinha de chia, de linhaça, espinafre ou beterraba em pó, todas essas farinhas renderão biscoitos de polvilho mais nutritivos. Adicione a receita uma colher (de sopa) de qualquer uma dessas farinhas substituindo o gergelim.
  • Sementes – Da mesma forma, adicionar semente de linhaça, de chia, de amaranto tornará essa receita mais rica em nutrientes, substitua o gergelim por elas e adicione um pouco mais conforme seu gosto.
  • Ervas secas – Tempere seu biscoito de polvilho com ervas secas e dê o sabor que você quiser. Orégano, ervas finas, alecrim, coloque a erva de sua preferencia no lugar do manjericão. Cebola desidratada e salsa é o meu preferido.

A importância do polvilho azedo na receita do biscoito

Independente do tempero utilizado, é imprescindível usar o polvilho azedo nesta receita, ele é responsável por fazer o biscoito expandir e ficar crocante, se você usar o doce isso não irá acontecer. Outro detalhe, como não leva ovo nessa receita, vai um pouco de cúrcuma ou açafrão-da-terra para dar um tom amarelado bonito aos biscoitos. Mas isso é opcional, caso não utilize, eles só ficarão mais branquinhos. 

como fazer biscoito de polvilho azedo vegano

Biscoito de polvilho azedo

Ariana Pazzini
Essa receita vegana de biscoito de polvilho azedo é super fácil de fazer. Diferente do biscoito industrializado essa receita só tem ingrediente do bem, ótimo para crianças ou quem tem alguma restrição ao leite ou ovos.
Preparo 20 minutos
Cozimento 40 minutos
Tempo Total 1 hora
Prato Café da Manhã | Lanche, Café da Tarde, Lanche, Vegano
Cozinha Brasileira
Porções 30 biscoitinhos

Equipamento

  • 1 saco de confeiteiro
  • 1 assadeira baixa

Ingredientes
  

  • 1 3/4 xícara (de chá) de polvilho azedo 250 g
  • 250 ml de água
  • 60 ml de óleo vegetal
  • 1 colher (de chá) de sal
  • 2 colher (de chá) de ervas secas como orégano e manjericão (opcional)
  • 1 colher (de chá) de gergelim opcional
  • 1/4 colher (de chá) cúrcuma/açafrão da terra em pó opcional

Modo de Preparo
 

  • Em um recipiente misture o polvilho azedo, sal, gergelim, cúrcuma e as ervas secas. Reserve.
  • Coloque em uma panela o óleo e a água. Leve ao fogo médio e aqueça até formar as primeiras bolhas no fundo da panela. Desligue o fogo.
  • Regue a mistura de óleo e água quente sobre os ingredientes secos para escaldar, mexendo sem parar até obter uma massa lisa e homogênea.
  • Preaqueça o forno a 200 °C.
  • Coloque um pouco da massa num saco de confeiteiro com bico liso ou num saco plástico com uma das pontas cortadas. Cuidado para não cortar demais e deixar os biscoitos grossos.
  • Aproxime o bico da assadeira, aperte e movimente numa linha reta formando palitos. Tente fazer todos os biscoitos com a mesma espessura para assarem por igual. Se você estiver usando tapete de silicone ou fôrma antiaderente não precisa untar, caso estiver usando fôrma de alumínio unte com um pouco de óleo. Deixe um espaço, cerca de 2 cm, entre os biscoitos para não grudarem quando crescer.
  • Leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até os biscoitos ficarem dourados e crocantes.
  • Retire da fôrma e deixe esfriar em temperatura ambiente. Repita com o restante da massa até acabar.
  • Armazene os biscoitos em um recipiente com tampa hermética para não amolecerem.
Palavra-chave biscoito de polvilho azedo, biscoito sem leite, biscoito sem ovos, biscoito vegano, lanche vegano, polvilho vegano

Dicas para o biscoito de polvilho perfeito:

como fazer biscoito de polvilho sem lactose
  1. Use ingredientes frescos e de qualidade: O polvilho azedo é o ingrediente principal do biscoito, por isso, é importante que ele seja de boa qualidade e esteja fresco. Além disso, use óleo de boa qualidade e água fresca e filtrada e todos os ingredientes em temperatura ambiente.
  2. Meça os ingredientes com precisão: Para que a receita dê certo, é fundamental medir os ingredientes com precisão, especialmente o polvilho azedo e a água. Se a quantidade de água for insuficiente, a massa ficará seca e quebradiça, enquanto que se a quantidade for excessiva, a massa ficará mole e resultará em um biscoito não crocante.
  3. Misture bem os ingredientes: Para que a massa do biscoito fique homogênea, é importante misturar bem os ingredientes, sem gruminhos, lisa e uniforme.
  4. Modele os biscoitos com cuidado: Para que todos os biscoitos fiquem crocantes por fora e assem por igual, é importante modelá-los com cuidado para que fiquem relativamente do mesmo tamanho e largura, deixando uma distância adequada entre eles na assadeira para crescer e não grudar um ao outro.
  5. Asse em temperatura adequada: O biscoito de polvilho azedo deve ser assado em forno pré-aquecido, 200°C, por cerca de 15 a 20 minutos dependendo da expessura do seu biscoito. É importante ficar de olho no tempo de cozimento, para que os biscoitos não queimem.

Seguindo essas dicas, você conseguirá fazer um biscoito de polvilho azedo perfeitamente crocante, com sabor e textura deliciosos.

Como ter biscoito de polvilho crocante por mais tempo.

De fato o biscoito de polvilho caseiro é perfeito para comer imediatamente, no auge da sua textura. Ainda assim, se armazenado depois de frio em um recipiente hermético ele se mantem crocante por até 24 horas.

Aqui em casa temos uma técnica para ter biscoito de polvilho quentinho por 3 dias. Eu adoro a facilidade proporcionada pela minha airfryer, mas tamb´ém pode ser feito da mesma forma no forno elétrico ou convencional.

Assando biscoito de polvilho na airfryer

A massa crua do biscoito de polvilho azedo se conserva bem na geladeira por até 3 dias. Então, por isso eu costumo assar uma parte da massa para consumir no mesmo dia e o restante da massa guardo na geladeira para fazer pequenas porções na airfryer nos dias seguintes.

  • Prepare a massa normalmente como descrito na receita. Coloque a massa que será usada nos outros dias em um recipiente hermético na geladeira.
  • Quando decidir assar, retire uma parte da massa, coloque no saco de confeitar,
  • Forre o cesto da airfryer com papel manteiga
  • Aqueça a airfryer por 3 minutos em 200˚C
  • Proceda normalmente, faça os palitinhos com a massa no papel manteiga e leve os seus biscoitinhos paras assar por 10 minutos na airfryer.
  • Coma quentinho!

Só reforçando, o mesmo pode ser feito no forno com a massa armazenada na geladeira. Uso a airfryer por ser mais rápido e econômico para fazer pequenas quantidades visto que meu forno é grande e acaba levando mais tempo para pré aquecer.

Outras receitas veganas e deliciosas para o lanche aqui do blog.

Pão Sem Queijo Vegano - feito com Batata Doce e Polvilho, uma delícia para o chá da tarde!

Pão de queijo vegano – com batata doce e sem nada de origem animal.

como fazer maionese vegana com leite de amendoa

Maionese vegana – Essa maionese cremosa não leva nem ovos e nem leite

mousse de maracuja vegano de tofu

Mousse de maracujá vegana – A base cremosa dessa sobremesa é tofu!

Obrigado por chegar até aqui!


Se gostou dessa Receita, compartilhe nas suas mídias sociais.
E se você fez essa receita e vai postar aquela foto orgulhosa no instagram, adicione a hashtag #blogmangacompimenta, adoramos ver as fotos e resultados de vocês :)
Se restou qualquer dúvida, ou deu um toque especial e diferente ao preparar essa receita na sua cozinha, deixe um comentário aqui no blog! Esse contato próximo que temos por aqui faz do blog Manga com Pimenta uma comunidade completa. O seu comentário ou dúvida pode ajudar outros leitores, então não se esqueça de comentar e se possível classificar nossa receita ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça