mousse de maracuja vegano de tofu

Mousse de maracujá sem leite condensado

Tradicionalmente a mousse de maracujá é preparada com leite condensado, creme de leite e/ou ovos, a mousse é uma sobremesa composta por uma base cremosa de sabor neutro, e por um ingrediente que dê sabor, podendo ser maracujá, limão, chocolate e morango, por exemplo. 

Nessa receita apresentamos uma versão alternativa que é prática e saudável, leva só três ingredientes e fica pronto em menos de 10 minutos. É uma ótima opção para quem é intolerante à lactose já que não leva nenhum laticínio, para a base usamos tofu. De origem japonesa, o tofu é produzido a partir dos grãos de soja. Como tem sabor suave, vai bem com qualquer ingrediente.

O tofu pode ser encontrado na seção de frios em grandes supermercados, lojas de produtos naturais e, principalmente, em lojas de produtos orientais. Sua consistência varia de macia (soft) a firme, essa informação você encontra na embalagem do produto, para cada consistência existe uma finalidade. Para a mousse o ideal é o tofu soft que é mais macio e cremoso.

mousse de maracuja vegano de tofu

Mousse de Maracujá vegana

Ariana Pazzini
Mousse de maracujá de 3 ingredientes. Essa receita não leva leite condensado ou outro derivado d o leite. É uma sobremesa vegana. Simples de reproduzir em casa.
Preparo 10 minutos
Resfriamento 1 hora
Tempo Total 1 hora 10 minutos
Prato Sobremesa
Cozinha Vegana
Porções 4 porções

Equipamento

  • 1 Liquidificador

Ingredientes
  

  • 250 g de tofu de preferência soft
  • 100 ml de suco de maracujá integral
  • 1/3 de xícara (de chá) de açúcar demerara para uma versão saudável

Modo de Preparo
 

  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar cremoso. Se precisar, pare e mexa com uma colher para ajudar no processo.
    250 g de tofu, 100 ml de suco de maracujá integral, 1/3 de xícara (de chá) de açúcar
  • Experimente e ajuste a quantidade de suco e de açúcar.
  • Leve a geladeira para manter gelado por pelo menos 1 hora
Palavra-chave mousse de maracuja, mousse de tofu, mousse vegana, sobremesa de natal, sobremesa sem leite, sobremesa vegana

Sobre a importância da escolha do tofu correto

Existe no mercado diversas marcas e formatos de tofu como por exemplo o defumado, firme, macio, etc.

Para a mousse vegana o ideal é usar o tofu macio ou soft, ele é cremoso e muito mais fácil de liquidificar que o tofu de textura firme. O tofu firme ficará mais granulado. Como queremos uma textura lisa para a nossa sobremesa é apropriado o soft.

Existe também no mercado o tofu de textura cremosa, imagino que esse também seja um bom ingrediente para nossa mousse de maracujá.

Então na hora de comprar pondere qual será o melhor custo benefício.

Variações da mousse de maracujá vegana

A base dessa sobremesa é de sabor muito suave e você pode alterar facilmente substituindo o suco de maracujá por outro suco concentrado.

  • Suco concentrado de manga. Você pode encontrar facilmente em supermercados ou então preparar o seu liquidificando e coando polpa de manga madura.
  • Sumo de limão. Nesse caso basta espremer os limões e substituir por 3/4 de xícara (de chá) de suco. Eu prefiro utilizar limão siciliano p ara a mousse de tofu por conta do seu sabor mais suave, caso opte por limão tahiti vá adicionando o suco aos poucos e provando para saber se o sabor da sua mousse está de acordo com seu gosto.
  • Suco concentrado de uva. Sabe o suco integral? Esse é o suco ideal para substituir o maracujá da mousse. Utilize nas mesmas quantidades.
  • Chocolate. Prefira o meio amargo. Derreta 100 g de chocolate e faça a substituição.
  • Frutas liofilizadas. Esse é um grande sucesso em armazens naturais, são frutas desidratadas completamente. Já encontrei kiwi, morango, abacaxi entre outras frutas. Bata as frutas antecipadamente no liquidificador para transformar em pó antes de misturar aos outros ingredientes. Nesse caso utilize 30 g de frutas liofilizadas.
  • Frutas vermelhas congeladas. Também são ótimas para essa sobremesa, morangos, frutas vermelhas como framboesa, amoras, são todas bem vindas e rendem uma mousse vegana incrível,. Substitua o suco de maracujá da mousse por 3 xícaras (de chá) de frutas congeladas.

Para todos os sabores, inclusive a mousse de maracujá aconselho provar um pouco e entender se a quantidade tanto de suco concentrado como também de açúcar está para o seu gosto. Você pode adicionar mais a qualquer momento.

Posso preparar a mousse de maracujá com antecedência? Quanto tempo posso conservar a mousse na geladeira?

Você pode preparar com antecedência. De repente você receberá convidados em sua casa e não quer perder muito tempo na cozinha. Para isso você pode preparar a mousse na noite anterior.

Lembre-se somente de tampar o refratário com plástico filme para não transferir nenhum cheiro da geladeira para a sua sobremesa.

A mousse de maracujá com tofu conserva bem na geladeira por até 3 dias.

Posso congelar a mousse?

Sim, pode mas com alguns avisos.

A mousse pode dessorar, ou seja, alguns líquidos podem se desprender ao descongelar. Para que sua mousse vegana volte a ser cremosa após retirar do congelador deixe na geladeira descongelando (faça isso na noite anterior) e então bata novamente no liquidificador até emulsionar. Você pode também transformar sua mousse em um picolé cremoso colocando a mousse em forminhas para picolé ao congelar.

A mousse de maracujá pode ser congelada por até 90 dias. Caso queira congelar não se esqueça de incluir uma etiqueta com a validade na embalagem.

Substituindo o tofu da mousse de maracujá

Se você é alérgico a soja ou não encontra tofu macio com facilidade na sua cidade, substitua o tofu da mousse por 250 g de castanha de caju crua e sem sal.

  1. Deixe a castanha de molho em água morna por 1 hora.
  2. Escoa a água completamente
  3. Leve as castanhas para o liquidificador junto dos outros ingredientes e bata até se transformar em um creme.
  4. Se o creme estiver muito espesso adicione um pouco mais de suco de fruta ou água caso sinta que já atingiu o sabor da sua mousse vegana.

Se você quer se aventurar, pode preparar seu tofu caseiro. A bruna do blog plantte ensina a preparar nesse post.

Outras receitas tão gostosas como a mousse de maracujá vegana:

Outras sobremesas com maracujá caso você não seja vegano:

Receita de Tortinha de Maracujá - uma mini tortinha doce deliciosa para comer com as mãos!

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça