iogurte vegetal sem lactose feito com leite de arroz

Como fazer iogurte sem lactose

Ah, o iogurte! Essa delícia cremosa e saborosa que há séculos tem encantado paladares e proporcionado inúmeros benefícios à saúde. Mas, e se eu te dissesse que é possível desfrutar de todas essas maravilhas sem se preocupar com os efeitos colaterais da lactose? Sim, é verdade! O iogurte sem lactose chegou para ficar e neste artigo, vou te guiar pelos prazeres dessa delícia revolucionária.

Por que escolher o iogurte sem lactose?

A lactose é um açúcar presente no leite e em seus derivados que, para muitas pessoas, pode causar desconfortos digestivos como inchaço, cólicas, gases e diarreia. Isso ocorre devido à intolerância à lactose, que é a incapacidade do organismo de produzir a quantidade necessária da enzima lactase, responsável pela digestão deste açúcar.

Optar pelo iogurte sem lactose é uma alternativa para quem possui essa intolerância ou até mesmo para aqueles que buscam opções mais saudáveis e leves no dia a dia. Além disso, estudos já comprovaram que o iogurte sem lactose pode trazer diversos benefícios para a saúde, como veremos a seguir.

iogurte feito com leite de arroz - iogurte sem lactose caseiro

Benefícios do iogurte sem lactose para a saúde

Assim como o iogurte tradicional, o iogurte sem lactose é uma excelente fonte de proteínas, cálcio, vitaminas e minerais, além de conter probióticos que auxiliam no equilíbrio da flora intestinal. No entanto, ao eliminar a lactose, ele também se torna uma opção mais leve e fácil de digerir, evitando os desconfortos causados pela intolerância.

Além disso, o iogurte sem lactose pode ajudar na perda de peso, já que possui menos açúcares e calorias do que o iogurte tradicional. Ele também é uma opção mais saudável para diabéticos, uma vez que a lactose é um açúcar que pode aumentar os níveis de glicose no sangue.

Tipos de alternativas ao leite sem lactose

O iogurte sem lactose pode ser feito a partir de diversas alternativas ao leite, como leite de soja, leite de amêndoas, leite de coco, leite de arroz, entre outros. Cada uma dessas opções possui características próprias de sabor, textura e propriedades nutricionais, tornando-se uma experiência única a cada degustação.

Como fazer iogurte natural sem lactose em casa

Fazer iogurte sem lactose em casa é uma opção prática, econômica e saudável. Além disso, você pode criar suas próprias versões e combinações de sabores. Para isso, basta escolher a alternativa de leite sem lactose de sua preferência e seguir os passos abaixo:

  1. Aqueça o leite, o agar e o amido formando um mingau depois resfrie até que esteja morno (cerca de 45°C).
  2. Adicione o fermento lácteo específico para iogurte e misture bem.
  3. Coloque a mistura em um recipiente de vidro com tampa e deixe fermentar em local quente e escuro, como o interior de um forno desligado, por 8 a 12 horas ou até que esteja firme e cremoso.
  4. Leve à geladeira por algumas horas antes de consumir.
iogurte vegetal sem lactose feito com leite de arroz

Iogurte vegetal de arroz

Ariana Pazzini
Iogurte sem lactose preparado com leite de arroz, de textura firme e sabor unico delicie-se com essa receita vegana e sem lactose
Preparo 15 minutos
Cozimento 40 minutos
Fermentação e geladeira 12 horas
Tempo Total 12 horas 55 minutos
Prato Sobremesa
Cozinha Brasileira
Porções 6 potinhos

Ingredientes
  

  • 500 ml leite de arroz (link para a receita nas notas abaixo)
  • 45 gr de maizena
  • 1 colher (de chá) de agar-agar em pó
  • 1 colher (de chá) de extrato de baunilha opcional (Usei pasta )
  • 1 colher (de chá) de fermento lacteo

Modo de Preparo
 

  • Coloque o amido de milho e o agar-agar numa tigela e desfazer com 1/2 xícara de leite de arroz até ficar homogéneo e sem grumos.
  • Colocar a mistura anterior numa panela, adicionar os restantes ingredientes exceto o fermento, e adicione o restante do leite.
  • Levar ao fogo baixo, deixe ferver e depois disso conte aproximadamente 5 minutos ou até engrossar como um mingau mexendo sempre para não empelotar
  • Desligue o fogo e deixe amornar. Têm que conseguir manter o dedo durante 10 segundos sem se queimar,
  • Adicione o fermento lácteo mexendo muito bem para incorporar.
  • Distribua a mistura em copinhos de iogurte ou outros mas que sejam de vidro, esterilizados, e deixe embrulhados em um pano para manter o calor por 12 h dentro do forno com a luz acesa mas atenção, forno desligado, o forno não pode estar ligado, só a luz.
  • Passado esse tempo transfira os potinhos para a geladeira por 4h no mínimo.

Notas

Pode substituir o fermento lácteo por 1 ou duas cápsula de probiótico (só o pó)
Receita de leite de arroz aqui
Palavra-chave iogurte de arroz, iogurte sem lactose, iogurte sem leite

Explorando opções de iogurte de frutas 

A combinação de iogurte e frutas é uma verdadeira explosão de sabores e texturas que proporcionam uma experiência deliciosa e nutritiva. Para preparar um iogurte de frutas sem lactose, basta adicionar a fruta de sua escolha ao iogurte natural sem lactose depois de pronto, seja ela fresca, congelada ou em compota. Algumas opções populares são morango, pêssego, abacaxi, kiwi, manga e mirtilo

Truques para melhorar o sabor do iogurte sem lactose

Se você está se aventurando no mundo dos iogurtes sem lactose e ainda não encontrou a opção perfeita, aqui vão algumas dicas para melhorar o sabor e a textura:

  1. Adicione melaço, agave ou adoçantes naturais para dar um toque de doçura ao iogurte.
  2. Misture com frutas frescas, congeladas ou em compota para dar sabor e textura.
  3. Experimente adicionar granola, nozes, sementes ou cereais integrais para dar crocância e sabor.
  4. Se você gosta de iogurtes mais cremosos, experimente bater o iogurte com um pouco de abacate ou banana madura.

Abraçando os prazeres do iogurte sem leite

Agora que você já sabe tudo sobre essa receita, é hora de embarcar nessa jornada deliciosa e nutritiva. Seja você intolerante à lactose ou simplesmente buscando opções mais saudáveis e leves, o iogurte feito com leite de arroz é uma excelente alternativa para incluir em sua rotina alimentar. 

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

2 Comments

  • Emy Marcelino

    Como se trata de uma opção totalmente sem lactose, o amido entra como agente funcional na textura. Obrigada por seu feedback, um excelente Natal e próspero Ano Novo ♥♥♥

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça