Sopa de Cebola

Ontem muita gente da região Sul e Suldeste bateu o queixo de frio… eu bati e para deixar o corpo (ou corpão?) quentinho, recorri a uma sopa de cebola!! Porque cebola?

A cebola incentiva a produção de colesterol bom deixando o seu coração mais saudável, também elimina os radicais livres e reduz o risco de desenvolver úlceras gástricas, têm benefícios anti-inflamatórios,  protege contra o câncer e contêm crómio, o que ajuda a regular o açúcar no sangue.

Enfim, tudo de bom e cada prato dessa sopa tem em média 250 calorias (sem pão e afins).

“Aonde você tirou tudo isso?”

Em sites explicando a importância da cebola e das receitas que eu pesquisei que informavam a quantidade calórica. Então serviu como introdução e não como base exata, até porque eu não sou nutricionista e não me matem se eu estiver errada :)

Também li que é melhor trocar a cebola branca por cebola roxa, mas vou deixar essa história para uma outra postagem e quem ainda estiver curioso, o santo google responde, certo?!

Faça em casa a melhor Sopa de Cebola

Sopa de Cebola

Ingredientes:

1 quilo de cebolas cortadas em rodelas finas
3 litros de água fervente
4 colheres de farinha de trigo (quem quiser fazer uma versão mais light, só não adicionar a farinha, porém a sopa ficará mais rala)
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 tablete de caldo de carne, galinha ou bacon
sal a gosto

Coloque numa panela a manteiga, o azeite e junte as cebolas até ficarem bem macias e douradas (mas não deixem queimar). Adicione a farinha e mexa até formar uma papinha (roux). Depois coloque a água lentamente e sempre mexendo, quando terminar de colocar a água, adicione o tablete escolhido (usei de bacon) e o sal. Deixe ferver e diminua o fogo do fogão para uma temperatura média e deixe cozinhando durante 20 minutos, mas mexa a cada 5 minutos para não queimar.

Essa receita deu para servir cinco pratos de sopa e quem quiser fazer a versão gratinado, vou deixar a receita desse blog aqui, que foi uma das receitas que eu pesquisei para fazer essa da postagem.

Na hora de comer, eu coloquei pão francês integral que estava super fresquinho e piquei com a mão (pão sem sopa ou sopa sem pão, não é algo especial) e a noite eu coloquei queijo minas, que deu um sabor maravilhoso.

Se você gostou dessa Receita Sopa de Cebola, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça