Comentários

  1. Adorei as dicas. Sou apaixonada por pão caseiro, adoro cozinhar, mas tenho muita dificuldade p fazer pães…. Vou seguir as dicas! Obrigada.

  2. Boa tarde Nana, meus pães estão ficando lindos enquanto estão quentes, depois que esfria eles murcham igual ao bolo quando abaixa se abrimos o forno enquanto está crescendo, eles ficam fofos e grandes, mas estão ficando c a casca enrugado há porque murcham. O que posso fazer p corrigir isso? Obrigada, um abraço.

    1. Oi Gisele, quanto tempo você deixa o pão descansar? Ele dobra mais que o tamanho dele? Sova bem a massa?
      Você preaquece o forno?
      Pode ser que o seu pão esteja perdendo o ar que o fermento forma dentro dele na hora de assar.
      Sove bem a massa (para ele não se romper facilmente), deixe crescer por uma hora, sove novamente e novamente, deixe crescer até dobrar de tamanho na forma.
      Não bata a forma (para não sair o ar dentro do pão) e caso o seu forno tenha corrente de ar, não abra até o pão esteja dourado.
      Depois tu me fala se deu certo.
      Abraços

      1. Boa tarde Nana, eu não uso forma, faço bem rústico mesmo, enrolo igual as vovós faziam, meus pães são recheados, percebi q as roscas que faço não ficam assim, porque quando elas acabam de assa, passo leite com açúcar e manteiga para dar brilho. Eu deixo 30min crescendo depois de enrolado aí asso. Eu sovo a massa por uns 10 min mais ou menos e coloco descansar por 30min tbm.

  3. Boa tarde quando faço pão com massa mole ele afunda no meio dentro do forno após alguns minutos.
    Pq será que isso acontece?
    Detalhe: a massa fica fofa mesmo assim

    1. Oi Marinez,

      quanto tempo você deixa o pão descansar? Ele dobra mais que o tamanho dele?
      Você preaquece o forno?
      Pode ser que o seu pão esteja perdendo o ar que o fermento forma dentro dele na hora de assar.
      Por ser massa mole, acredito que ela não é sovada e por causa disso, não cria glúten necessário para não romper. Sove bem a massa (para ele não se romper facilmente), deixe crescer por uma hora, sove novamente e novamente, deixe crescer até dobrar de tamanho na forma.
      Não bata a forma (para não sair o ar dentro do pão) e caso o seu forno tenha corrente de ar, não abra até o pão esteja dourado.
      Depois tu me fala se deu certo.
      Abraços

  4. Adorei as dicas sobre os pães, é possível congelar o pão caseiro recheado pronto mas sem assar? Como proceder quando for assar? Obrigada joana

    1. Oi Joana, tudo bom?

      Acredito que tudo dependerá do recheio que for usado, já que cada ingrediente pode durar mais ou menos na geladeira. A melhor ferramenta para te ajudar é o google!
      Para assar, pode colocar direto ao forno, não é necessário esperar descongelar.
      Abraços.

  5. Olá,tudo bem?

    Sou nova nessa coisa de fazer pão,estou na 3 tentativa,na primeira não deu certo,na segunda não sovei direito,mas nesta terceira eu sovei a massa por quase 2 horas,mais ela não ficava lisa e homogênea,ficou quebradiça, você consegue me ajudar a descobrir por que ela não ficou lisa?Desde já agradeço, beijos

    1. Oi Gislene, tudo bom?

      Aqui está tudo bem também. Guria, pelo que explica, está faltando água e farinha… como assim Nana?!
      Quando acontecer isso, coloque um pouco de água, até a massa ficar molenga.
      Aos poucos, vá adicionando a farinha, até ela chegar no ponto que não grude nas mãos, que o glúten tenha ativado, deixando-a lisa e homogênea.
      Qualquer coisa, pode perguntar que te ajudo.

      Bjss

Poste um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.