como fazer glace de laranja simples para a cobertura de bolos

Aprenda a fazer glacê de laranja em minutos

Se você é fã de bolos, sabe que a cobertura é a cereja do bolo, tão importante quanto a massa. E quando se trata de coberturas deliciosas, o glacê de laranja certamente não fica para trás. O sabor cítrico e refrescante da laranja combinado com a doçura do açúcar resulta em uma cobertura perfeita para bolos de todos os tipos. Se você quer aprender como fazer um glace de laranja que vai impressionar seus convidados, continue lendo este post e siga nossas dicas e truques para obter um resultado perfeito.

como fazer glace de laranja simples para cobertura de bolo

Variações de sabores de glacê:

Além do tradicional glace de laranja, é possível experimentar outras variações de sabores usando diferentes sucos de frutas. Por exemplo, para um sabor mais cítrico, pode-se usar suco de limão, para um sabor mais doce, pode-se usar suco de morango. Outra ideia é misturar diferentes sucos de frutas para criar sabores únicos e personalizados.

Escolhendo o bolo certo para o glacê de laranja:

Ao escolher um bolo para cobrir com glacê de laranja, é importante considerar a textura e o sabor do bolo. O sabor do bolo deve complementar o sabor do glacê. Por exemplo, um bolo de laranja combina perfeitamente com glacê de laranja, um bolo de baunilha, de fubá, de iogurte ou bolo de água que tem o sabor bem sutil também combinam perfeitamente. Já bolos com sabores mais densos como bolo de chocolate por exemplo vão mascarar o sabor do glacê, os sabores vão brigar entre sí.

Como preparar o bolo antes de adicionar o glacê:

Antes de adicionar o glacê, é importante preparar o bolo para garantir que a cobertura fique uniforme e não escorra demais pelas laterais. Uma dica é nivelar o topo do bolo para que fique plano. Outra ideia é aplicar uma fina camada de chantilly para ajudar a fixar o glacê na superfície do bolo. Para evitar que o glacê escorra pelas laterais a ponto de não sobrar cobertura acima do bolo, pode-se aplicar uma camada fina de glacê no topo do bolo e deixá-lo endurecer antes de aplicar a cobertura final.

como fazer glace para bolo

Glacê de laranja para bolo

Ariana Pazzini
Prepare esse glacê de laranja super simples com suco de laranja e açúcar de confeiteiro e faça qualquer bolo simples brilhar na mesa do café
1 para 1 voto
Preparo 15 minutos
Cozimento 0 minutos
Tempo Total 15 minutos
Prato caseiro
Cozinha Americana
Porções 2 xícaras de glacê

Ingredientes
  

  • 1 e 3/4 xícaras (de chá) de açúcar de confeiteiro
  • 1/4 xícara (de chá) de suco de laranja
  • 1 und Raspas da casca de 1 laranja
  • 1 colher (de chá) de manteiga sem sal derretida

Modo de Preparo
 

  • Em uma tigela grande misture o açúcar, o suco de laranja e as raspas de laranja. Bata com um batedor ou com a batedeira até que não haja grumos do açúcar.
  • Adicione a manteiga e bata novamente até ficar homogêneo.
  • Despeje sobre o bolo escolhido.
Palavra-chave cobertura de bolo, cobertura de laranja, cobertura para bolo, glacê de laranja, raspas de laranja

Dicas para a cobertura perfeita com o glacê de laranja:

  1. Escolha as laranjas certas: use laranjas frescas e suculentas para obter o melhor sabor. Laranjas Bahia são ótimas opções. Uma boa maneira de verificar se a laranja está suculenta é apertar levemente, a laranja que está muito dura pode estar seca. Por isso prefira as laranjas mais macias.
  2. Prepare os ingredientes com antecedência: certifique-se de que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente antes de começar. Isso ajudará a obter uma mistura mais suave e homogênea. Atenção especial a manteiga que deve estár derretida, faça isso assim que começar a separar os ingredientes.
  3. Use açúcar de confeiteiro: o açúcar de confeiteiro é mais fino e dissolve mais facilmente do que o açúcar refinado ou cristal, o que ajuda a obter uma cobertura mais suave e sem grumos.
  4. Acrescente o suco gradualmente: adicione o suco de laranja à mistura de açúcar de confeiteiro aos poucos, mexendo bem após cada adição. Isso ajudará a evitar que a cobertura fique muito líquida.
  5. Ajuste a consistência: se a mistura estiver muito espessa, adicione um pouco mais de suco de laranja para diluir. Se estiver muito líquida, adicione mais açúcar de confeiteiro para engrossar.
  6. Experimente diferentes variações: adicione raspas de laranja ou uma pitada de sal para dar um toque extra de sabor à cobertura.

Duvidas frequentes sobre o glacê de laranja:

É normal aparecer algumas dúvidas quando vamos preparar receitas pela primeira vez. Então, reuni aqui as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre esse glacê de laranja que apesar de simples de fazer tem seus segredos.

Posso substituir o açúcar de confeiteiro por açúcar refinado?

Não é recomendado substituir o açúcar de confeiteiro pelo açúcar refinado, pois o açúcar refinado assim como o açúcar cristal é muito grosso e não dissolve facilmente. Isso pode resultar em uma cobertura com grumos e textura arenosa por conta do açúcar não dissolvido, o que não é desejável. O açúcar de confeiteiro é mais fino e dissolverá facilmente na mistura de líquidos, resultando em uma cobertura suave e uniforme.

Como armazenar o glacê de laranja?

O glacê de laranja pode ser armazenado em um recipiente hermético na geladeira por até uma semana. Certifique-se de que a cobertura esteja completamente fria antes de armazenar e misture bem antes de usar novamente. Se a cobertura ficar muito grossa após a refrigeração, adicione um pouco de suco de laranja ou água e misture bem até obter a consistência desejada.

Posso usar o glacê de laranja em outros tipos de sobremesas além de bolos?

Sim, o glacê de laranja pode ser usado em outros tipos de sobremesas, como cupcakes, muffins, pães doces e até mesmo sorvetes. Ele adiciona um sabor cítrico e doce à sobremesa, que combina bem com muitos tipos diferentes de doces.

Como posso evitar que a cobertura fique muito líquida ou muito espessa?

Adicione o líquido (suco de laranja) à mistura de açúcar de confeiteiro aos poucos, mexendo bem após cada adição. Isso ajudará a evitar que a cobertura fique muito líquida. Se a cobertura ficar muito espessa, adicione mais líquido aos poucos até obter a consistência desejada.

Posso adicionar corante alimentício para colorir a cobertura?

Sim, é possível adicionar corante alimentício à cobertura para obter uma cor mais vibrante ou personalizada. Adicione o corante alimentício gradualmente, misturando bem após cada adição, até obter a cor desejada. No entanto, tenha em mente que a adição de corante alimentício pode alterar o sabor da cobertura, por isso é importante experimentar para garantir que o sabor ainda esteja equilibrado.

Como faço para obter um sabor mais intenso de laranja na cobertura?

Para obter um sabor mais intenso de laranja na cobertura, você pode adicionar raspas de laranja à mistura de açúcar de confeiteiro e suco de laranja. Certifique-se de usar laranjas frescas e lavadas antes de raspar as cascas. Adicione as raspas gradualmente até obter o sabor desejado. Outra idéia é utilizar suco concentrado de laranja como o tanjal por exemplo.

Posso usar suco de laranja concentrado em vez de suco fresco?

Sim, como disse acima é possível usar suco de laranja concentrado em vez de suco fresco, mas certifique-se de diluí-lo de acordo com as instruções da embalagem. Para um sabor mais forte dissolva em uma menor proporção.

Ideias de bolo para aproveitar essa cobertura de laranja:

Aqui no blog temos várias receitas de bolos simples que combinam bastante com a cobertura de laranja. Vou deixar alguns exemplos mas, sabe aquele bolo fofinho que você adora? Utilize esse glacê sobre ele e depois volte aqui para nos contar nos comentários o que achou!

15 ideias de bolos simples para o café da tarde

especiais Manga com Pimenta

Obrigado por chegar até aqui!


Se gostou dessa Receita, compartilhe nas suas mídias sociais.
E se você fez essa receita e vai postar aquela foto orgulhosa no instagram, adicione a hashtag #blogmangacompimenta, adoramos ver as fotos e resultados de vocês :)
Se restou qualquer dúvida, ou deu um toque especial e diferente ao preparar essa receita na sua cozinha, deixe um comentário aqui no blog! Esse contato próximo que temos por aqui faz do blog Manga com Pimenta uma comunidade completa. O seu comentário ou dúvida pode ajudar outros leitores, então não se esqueça de comentar e se possível classificar nossa receita ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

2 Comments

  • Emy Marcelino

    Olá Georgia, tudo bem?

    Em quais pontos da postagem você teve dificuldades? Por favor nos mostre onde podemos melhorar que faremos♥.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça