canjica com leite de coco (sem lactose)

Canjica com leite de coco

A canjica com leite de coco é uma ótima pedida, quentinha e cremosa é perfeita para essa época do ano.

No inverno, tudo que a gente precisa são preparações quentinhas para aquecer e nutrir. Mas saiba que pode ser servida gelada também. Em algumas regiões do Brasil, como no Nordeste, se chama munguzá. 

Basicamente é feita com milho branco seco, leite e açúcar. Nessa receita usamos somente leite de coco, ou seja, uma versão vegana, sem lactose. Dá para incrementar e variar bastante os acompanhamentos. Você pode usar especiarias a gosto, e finalizar com amendoim ou castanhas picadas, pé-de-moleque, rapadura, melado de cana, geleia de frutas, e até raspas de limão, laranja ou tangerina.

Preparando o milho para a canjica

Deixando o milho de molho

O primeiro passo para preparar uma deliciosa canjica com leite de coco é deixar o milho de molho. Esse processo é fundamental para diminuir o tempo de cozimento e também para retirar os antinutrientes presentes no grão, facilitando a digestão. Recomenda-se deixar o milho de molho por no mínimo 8 horas antes de iniciar o preparo da canjica.

canjica com leite de coco (sem lactose)

Canjica com leite de coco (sem lactose)

Ariana Pazzini
Canjica! Essa sobremesa tão saboroso que é a cara do inverno. Feito com milho branco e na nossa versão sem leite, uma receita simples e vegana que vai agradar toda a família
Preparo 15 minutos
Cozimento 1 hora
Tempo Total 1 hora 15 minutos
Prato Doce | Sobremesa
Cozinha Brasileira
Porções 6 porções

Ingredientes
  

  • 1 xícara (de chá) xícara de canjica de milho branco
  • 1 litro litro de água
  • 2 und cravos-da-índia
  • 1 rama rama de canela
  • 2 xícaras (de chá) xícaras de leite de coco
  • 1/2 xícara (de chá) xícara de açúcar
  • 1 und Raspas da casca de laranja limão ou tangerina (opcional)
  • Amendoim ou castanhas torradas e picadas a gosto para servir opcional

Modo de Preparo
 

  • Coloque a canjica num recipiente e cubra com água. Deixe de molho por cerca de 6 a 12 horas.
  • Escorra a água e transfira a canjica para a panela de pressão. Adicione 1 litro de água, os cravos e a canela. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 40 minutos a partir do momento que pegar pressão.
  • Desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha.
  • Abra a panela e adicione o leite de coco e açúcar. Misture bem e deixe cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos, ou até o caldo engrossar.
  • Desligue o fogo e sirva a canjica morna ou gelada. Se for servir gelada, lembre-se que a canjica fria engrossa bastante, então deixe mais caldo do que o normal. Sirva com raspas de alguma fruta cítrica e polvilhada com amendoim ou castanhas torradas e picadas.
Palavra-chave canjica com leite de coco, canjica de milho, canjica vegana, mugunza, receita de inverno, receita simples

Cozinhando o milho na panela de pressão

Cozinhar o milho na panela de pressão é uma excelente opção para economizar tempo e garantir que o grão fique macio e saboroso. Após deixar o milho de molho, escorra e lave bem os grãos. Em seguida, leve-os para cozinhar na panela de pressão com bastante água 4x o volume do milho. O tempo de cozimento varia de acordo com o fogão e a panela utilizada, mas, em média, leva cerca de 40 minutos.

Adicionando especiarias

Cravo e canela em pau são especiarias que combinam muito bem com a canjica e podem ser adicionadas à receita para dar um toque especial. Se optar por utilizá-las, adicione-as no momento do cozimento do milho na panela de pressão para o grão absorver o sabor.

como fazer canjica sem leite - receita vegana e sem lactose

Dicas para uma canjica com leite de coco perfeita

  • Deixe o milho de molho por no mínimo 8 horas para garantir um cozimento rápido e uma melhor digestão.
  • Adicione o açúcar aos poucos para ajustar o sabor de acordo com sua preferência.
  • Se optar por utilizar cravo e canela, adicione-os no momento do cozimento do milho para que liberem todo o seu sabor.

Como armazenar a canjica

A canjica pode ser armazenada em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias. Se preferir, também é possível congelar o prato em porções individuais para consumo posterior.

Para os amantes de canjica gelada deixar na geladeira por 2 horas antes de servir é fundamental. E tem mais, eu gosto mesmo é da canjica no dia seguinte, a canjica absorve um pouco mais do caldo do leite de coco deixando assim a sobremesa ainda mais gostosa. Se você gosta dela quentinha, basta reaquecer.

Mais receitas deliciosas de inverno aqui do blog:

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça