Aprenda a fazer Iogurte Natural Caseiro {Receitas do Bem}

Para quem está fazendo dieta ou reeducação alimentar, saiba que iogurte natural é um alimento chave para ter na sua geladeira.

Quer saber o porque?

Emagrece :)

Como é pobre em calorias (69 kcal em 100 g, na versão natural e integral), ele funciona muito bem para tapear a fome entre as refeições, substituindo bolachas e pães. Há diversos estudos relacionando o consumo de cálcio, nutriente do qual o iogurte é uma das mais importantes fontes, à perda de peso. É bom porque… pesquisas atestam que altos valores de índice de massa corporal (IMC), que classifica o peso corporal, são cada vez menos frequentes à medida que a ingestão de cálcio está mais próxima dos patamares recomendados. O que acontece é que seu consumo adequado ajuda no controle de peso em adultos quanto em crianças.

Um potinho de iogurte vale por um tratamento de beleza!!

“Em primeiro lugar, porque as proteínas do alimento são fundamentais para a construção, reparação e renovação de todos os tecidos do corpo. A vitamina A, presente no iogurte, também é fundamental para a saúde da pele. Por outro lado, quem vai mais vezes ao banheiro elimina mais rapidamente todas as toxinas, o que também colabora para a melhora da aparência geral da pele que fica lisinha, lisinha. É bom porque… durante a fermentação, a lactose do leite se transforma em ácido lático, que é conhecido como hidratante, esfoliante e antimicrobiano. Ele suaviza rugas e ajuda a manter a firmeza. Por isso mesmo, além de comer o seu iogurte, você também pode usá-lo em máscaras. Se quiser, pode também comprar cosméticos que tenham esse ingrediente em sua formulação cosmética.”

Ajuda no sistema imunológico!!

“Todo iogurte é produzido a partir de pelo menos dois tipos específicos de cepas bacterianas, que atendem por nomes complicadíssimos: Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Ambos reforçam o exército de bactérias benfeitoras que o intestino alberga, chamado de flora ou microbiota intestinal. É bom porque… além de aumentar a resistência do organismo, exterminando micro-organismos causadores de diversos tipos de doenças, essas bactérias melhoram a integridade da mucosa intestinal e, consequentemente, a absorção de nutrientes importantes para a manutenção da boa saúde.” – Informações daqui.

Confira os nutrientes:

Proteínas: necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do organismo. Participam da produção de anticorpos, hormônios e enzimas.

Cálcio: mineral fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas, além de participar das contrações musculares.
Vitamina A: restauração e construção de novos tecidos. É fundamental na saúde da visão e da pele, auxilia no tratamento de acne e da queda de cabelo.

Vitaminas do complexo B: participam do metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos. Têm papel importante na produção de energia, na oxidação das células, na produção de neurotransmissores e nas funções neurológicas normais. 

Cuidados ao comprar o seu iogurte:

Coloque por último no carrinho não só os iogurtes, mas todos os produtos refrigerados e ao chegar em casa, os iogurtes devem ser os primeiros a ir para a geladeira. – Informações daqui.

 

Iogurte Natural Caseiro

Iogurte Natural

Ingredientes:

2 litros de leite integral ou semi desnatado (pode usar leite sem lactose)
1 pote de iogurte integral de consistência firme e aproximadamente 170 gramas

Modo de preparo:

Coloque o leite em uma panela, leve ao fogo e desligue assim que ferver.

Se formou uma película de nata, retire.

Deixe esfriar até o ponto que você consiga colocar o dedo no leite por 10 segundos, ele se mantém bem quente mas não queima o seu dedo.

Coloque o pote de iogurte no leite e misture. Feche a panela com uma tampa e envolva-a com algumas toalhas ou panos de pratos, para mantê-la aquecida.

Deixe bem fechado por cerca de 8 a 10 horas em temperatura ambiente (eu coloquei dentro do forno).

Se você gosta de iogurte natural mais consistente, basta retirar o soro com uma concha.

Guarde na geladeira em recipiente fechado.

Rendimento: 10 porções de 95 calorias aproximadamente.

Iogurte Natural

Depois que você faz esse primeiro, não é preciso comprar outro iogurte para refazer a receita. É só utilizar o final do seu iogurte natural (equivalente a 170 gramas) com mais 2 litros de leite e refazer o processo.

Esse é o meu café da manhã ou lanche da tarde e as vezes, minha ceia. Sempre com alguma coisa: banana, aveia ou linhaça.

Ainda estou me acostumando a comer iogurte sem açúcar… é bem complicado, mas vou vencer essa luta de viver sem essa delícia branca.

Espero que tenham gostado :)

Sempre procure um médico e uma nutricionista para tratar alguma doença ou para iniciar uma dieta/reeducação alimentar. 

 

Ps: os textos informativos estão em itálicos e com links dos sites que foram retirados. Para quem ficou interessado sobre o assunto, clique nos links para ler mais e conhecer um pouco mais sobre esse alimento.

Se você gostou dessa Receita de Iogurte Natural Caseiro {Receitas do Bem}, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.

13 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça