Salada de Rúcula com Tomate e Queijo {Receitas do Bem}

Salada de Rúcula com Tomate e Queijo {Receitas do Bem}

Com a chegada do verão, essa Salada de Rúcula com Tomate e Queijo é perfeita para refrescar.

Mas você sabe os benefícios da Rúcula:

A Rúcula é um vegetal crucíferos. Os vegetais crucíferos são associados com um alimento que reduz os riscos de câncer. A Rúcula é rica em antioxidantes valiosos, considerados essenciais na prevenção da atividade de radicais livres no corpo.

Estudos mostram que a Vitamina A e os flavonóides presente na Rúcula podem ajudar a proteger o corpo contra o câncer de pele, câncer de pulmão e câncer bucal.

A Rúcula é também uma rica fonte em fitoquímicos como o sulforafano, que possui excelentes efeitos quimioprotectores e ajuda a combater substâncias cancerígenas.” – Informações daqui.

Cada porção de um copo de rúcula possui apenas 5 calorias e por isso ela pode ser consumida sem contra indicações por quem quer perder peso.

Embora todas as folhagens verdes usadas em saladas sejam saudáveis e possuam poucas calorias, nem todas oferecem tantas vitaminas e minerais quanto esta planta de origem mediterrânea.

Se fizermos uma comparação nutricional entre a rúcula e a alface, veremos que a rúcula contém cerca de oito vezes mais cálcio, cincos vezes mais vitamina A, vitamina C e vitamina K, e quatro vezes mais ferro que a mesma quantidade de alface.

Além de também ser mais versátil: A rúcula pode ser usada no preparo de massas, sanduíches, sopas e ainda ser misturada a um delicioso pesto picante.

Para quem sofre de diabete:

Os vegetais de folhas verdes como a rúcula contêm antioxidantes que já provaram diminuir os níveis de glicose no sangue e aumentar a absorção da insulina em pacientes com diabetes.

O controle do peso é fundamental para evitar o diabetes tipo dois e o consumo de rúcula como uma fonte rica em fibras e com pouquíssimas calorias, pode ser fundamental em uma dieta para perder peso.

Melhora a digestão:

O gosto amargo das folhas da rúcula é proveniente dos compostos de enxofre, ou sulforafano, que ela contém.

Estes compostos ajudam a melhorar a digestão em pessoas que sofrem de indigestão crônica por excesso de acidez no estômago.

Comer folhas de rúcula cerca de quinze minutos antes das refeições estimula a produção da bile, e melhora o processo de digestão dos alimentos.” – Informações daqui.

 

Receita de Salada de Rúcula com Tomate e Queijo {Receitas do Bem}

Salada de Rúcula com Tomate e Queijo {Receitas do Bem}

Ingredientes

 

1 maço de rúcula
2 tomates cortados em cubos médios
100 gramas de queijo de sua preferência cortado em cubos médios
1 suco de limão
1 colher de sopa de azeite
Sal a gosto

 

Modo de Preparo

 

Separe as folhas do talo e lave bem.

Não esqueça de deixar a rúcula e os tomates de molho em 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária ou hipoclorito de sódio durante 15 minutos.

Lave bem novamente a rúcula e os tomates, pique grosseiramente as folhas com as mãos e reserve em uma tigela.

Corte os tomates e o queijo em cubos tamanho médio.

Junte com a rúcula e tempere com o suco de limão, azeite e sal.

Sirva logo em seguida.

Acompanha uma carne grelhada e um arroz bem fresquinho.

 

 

Ps.: os textos informativos estão em itálicos e com links dos sites que foram retirados. Para quem ficou interessado sobre o assunto, clique nos links para ler mais e conhecer um pouco mais sobre esse alimento.

Atenção: se você está com algum problema de saúde, procure um médico e uma nutricionista, para tratar e ter uma dieta personalizada. Aqui eu dou apenas dicas para você melhorar a sua alimentação, conforme as dicas da minha nutricionista.

Se você gostou dessa Receita de Salada de Rúcula com Tomate e Queijo {Receitas do Bem}, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google+.  Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google: +NanaRicchetti, Pinterest e inscreva-se no Youtube – clique aqui, toda segunda-feira tem vídeo novo :)

 

4 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça