salpicão vegetariano de shimeji

Salpicão vegetariano

Salpicão é um prato tradicional das festas de final de ano. Seja na ceia de natal ou na celebração de ano novo o salpicão brilha sendo um dos pratos mais tradicionais das festas em família brasileiras.

O clima quente do nosso natal pede receitas fresquinhas e leves. Prepare essa versão vegetariana para surpreender sua família.

O bom do salpicão é que é simples de preparar, rende bastante (importante para refeições em família) e pode ser feito com horas de antecedência. Não existe uma receita certa e exata, você pode adaptar do jeito que preferir. O importante é que tenha contrastes de texturas e sabores para enriquecer o prato.

Nessa receita a crocância da maçã contrasta com a maciez da batata. A doçura da uva passa, do milho, da ervilha e da cenoura contrastando com a acidez da maçã e com o salgado do shimeji. Tudo isso unido pelo creme de maionese que confere cremosidade e umidade ao prato. Na hora de servir você pode polvilhar batata palha para dar mais contraste de textura.

Cogumelo shimeji no salpicão

Para substituir o frango desfiado dessa receita utilizaremos o cogumelo shimeji que você encontra sem dificuldades no hortifruti ou em casas de produtos orientais. Por ser fresco normalmente é encontrado na geladeira dessas mercearias.

Como escolher o shimeji

shimeji na frigideira

Normalmente vendido em bandeijinhas, encontrar o shimeji mais fresco não tem segredo:

  • Verifique se o chapéuzinho do cogumelo não tem pontos pretos, tem cor uniforme e não apresenta viscosidade.
  • Prefira as bandeijinhas que não apresente muita umidade. Quanto mais seco maior a chance do cogumelo estar fresco.
  • Observe se o bouquet do cogumelo está uniforme, sem nenhum amassado ou buraco entre as flores.
  • Por fim, confira a validade. O shimeji fresco tem validade pequena.

Versão vegana

Perceba que para essa receita de salpicão eu utilizei a maionese tradicional. Por isso não é uma receita vegana e sim vegetariana. Se quiser preparar a versão vegana do salpicão substitua a maionese tradicional por uma versão sem ingredientes de origem animal ou faça em casa a versão caseira da maionese veg com essa versão da acasaencantada por exemplo.

Como fazer salpicão vegano para a ceia de natal

Variações possíveis:

É fato, salpicão toda família tem uma adaptação diferente. Não existe uma receita única e a cada ano as adaptações acontecem, seja por algum ingrediente que faltou naquele dia ou até pela alta nos preços do supermercado. Seja como for essa receita é democrática e aceita muito bem adaptações.

Não gosta de cogumelo? Substitua por outro vegetal. Corte por exemplo uma cabeça de repolho em tiras bem finas, tempere com sal e deixe em uma peneira desidratando por uma hora. Lave para retirar o sal e escorra completamente. Você irá perceber a mudança na textura do repolho imediatamente. Nesse caso não é necessário muito sal, tempere como faria normalmente, queremos somente amaciar o repolho.

Não gosta das passas? Pode deixar sem elas.

Acha a maçã doce demais? Troque por um punhado de nozes quebradas.

Gosta de cobrir com batata palha? Vá em frente, o único porém nesse caso é se fizer com antecedência deixe para cubrir com a batata palha minutos antes de servir para manter a textura.

salpicão vegetariano de shimeji

Salpicão vegetariano de shimeji

Ariana
Receita tradicional das festas de final de ano. Seja no ano novo ou no natal sempre tem salpicão na mesa. Essa versão não leva frango desfiado que é substituindo por cogumelo shimeji.
Preparo 20 mins
Cozimento 30 mins
Tempo Total 50 mins
Prato Acompanhamento
Cozinha Vegetariana
Porções 4 pessoas

Equipamento

  • 1 panela
  • 1 Frigideira
  • 1 refratário

Ingredientes
  

  • 1 bandeija de shimeji branco ou preto 200 g
  • 1 und batata média 200 g
  • 1 und cenoura média 100 g
  • ½ und maçã 100 g
  • ½ xícara (de chá) de milho 85 g
  • ½ xícara (de chá) de ervilha 85 g
  • xícara (de chá) de maionese 80 ml
  • ¼ xícara (de chá) de uva-passa sem semente 35 g
  • 1 pitada de Pimenta-do-reino moída a gosto opcional
  • 1 colher (de chá) de sal 5 g

Modo de Preparo
 

  • 1- Descasque a batata e a cenoura e corte em cubinhos.
    1 und batata média, 1 und cenoura média
  • 2- Transfira para uma panela e adicione a ervilha e o milho congelados. Cubra com água e leve ao fogo médio. Cozinhe até ficarem macios.
    ½ xícara (de chá) de milho, ½ xícara (de chá) de ervilha
  • 3- Enquanto cozinha prepare os demais ingredientes. Coloque a uva-passa em um recipiente pequeno e cubra com água morna. Reserve por cerca de 10 minutos para hidratar e ficar macia.
    ¼ xícara (de chá) de uva-passa sem semente
  • 4- Limpe o shimeji e corte sua base. Rasgue em pedaços menores com as mãos.
    1 bandeija de shimeji branco ou preto
  • 5- Transfira para um frigideira e tempere com 1/2 colher de chá de sal. Leve ao fogo médio e mexa com frequência até reduzir o tamanho e ficar levemente dourado. Não precisa usar óleo ou azeite. Reserve.
    1 colher (de chá) de sal
  • 6- Descasque a maçã e corte em cubinhos. Reserve.
    ½ und maçã
  • 7- Escorra a água do cozimento da batata, cenoura, milho e ervilha. Transfira para um recipiente maior e adicione a maçã, o shimeji, a maionese e a uva-passa escorrida. Tempere com 1/2 colher de chá de sal e pimenta-do-reino.
    ⅓ xícara (de chá) de maionese, 1 pitada de Pimenta-do-reino moída a gosto
  • 8- Misture bem até ficar homogêneo. Se você quiser um salpicão mais cremoso e úmido acrescente mais maionese.

Notas

  • Se preferir pode utilizar o milho e a ervilha de latinha. Nesse caso só adicione no penúltimo passo. 
  • Prove o sal antes de temperar no ultimo passo e ajuste conforme seu gosto.
  • Se preferir pedaços menores, rale a maçã.
  • Eu utilizei a maçã tradicional mas se preferir um salpicão mais ácido utilize a maçã verde.
  • Como disse, caso queira cubra com batata palha, mas deixe para fazer isso somente na hora de servir para conservar a batata bem crocante.
Palavra-chave salpicão de natal, salpicão de shimeji, salpicão vegetariano

Posso preparar com antecedência o salpicão?

Sim, como a maioria dos acompanhamentos de natal essa receita pode ser preparada na noite anterior, sobrando assim mais tempo para você se preocupar com outros compromissos no dia da festa.

  • Prepare e já deixe montada na travessa de servir.
  • Cubra com um plástico filme ou tampa bem vedada e leve para a geladeira.
  • Na hora de servir finalize com a decoração que escolher. É aqui que entra a batata palha bem fresquinha.

Sobrou salpicão da ceia?

Confesso que faço sempre em quantidade maior essa receita justamente para sobrar para o almoço do dia seguinte. Atenção especial para a contaminação.

Sabemos que as nossas festas de final de ano são normalmente em dias quentes de verão. Por isso tome cuidado, ao retirar da geladeira e levar para a mesa da ceia por longos períodos, a maionese pode se degradar e causar uma intoxicação alimentar em quem provar no dia seguinte. Como também se por engano alguma pessoa usar um talher sujo ao retirar um pouquinho mais do acompanhamento pode ocorrer uma contaminação cruzada ali. Então todo cuidado é pouco.

A minha dica é: Dobre a quantidade de salpicão ao preparar a receita. Divida em duas travessas. Sirva uma delas e conserve a outra na geladeira.

Aconteceu de todo mundo amar e acabar? Ok, você só terá o trabalho de retirar a outra parte da geladeira e servi-lo novamente. Caso contrário tem salpicão prontinho para o almoço do dia seguinte e em segurança!

Por fim estou aqui para desejar que a celebração da sua família seja coberta de amor e paz. Vibrando amor, entre os nossos como sempre deve ser. Se der uma oportunidade para fazer essa receita no natal ou ano novo; seja por escolhas pessoais ou por ter entre os seus convidados alguém que não consome carne ou nada de origem animal, volte aqui nos comentários, avalie a receita e nos conte o que achou! Sua opinião é muito importante e nos dá um norte para onde devemos seguir.

E se não viu o nosso ultimo post aproveite para ir conhecer. É uma mousse de maracujá vegana, super saborosa e fácil de fazer. Aproveite e inclua na lista de compras quando for buscar o shimeji do seu salpicão um bloco de tofu macio para preparar essa sobremesa!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça Macarrão com Salsicha