Frutas, legumes e verduras encontradas nas feiras livres de janeiro

Frutas, Legumes e Verduras de Janeiro

Janeiro é uma época maravilhosa para comprar frutas, legumes e verduras frescos e deliciosos nas feiras no Brasil.

Nessa estação, a natureza se renova e a produção de alimentos aumenta, proporcionando uma grande variedade de opções deliciosas e saudáveis para escolher.

As feiras oferecem uma ótima oportunidade para experimentar os sabores e as cores vibrantes das frutas, legumes e verduras da estação, e também para apoiar os produtores locais e a economia da sua região.

abacaxi - fruta sazonal de janeiro

Quais as frutas encontrar com preço bom nas feiras em janeiro?

Algumas das frutas mais comuns disponíveis nessa época do ano incluem:

Além disso, é possível encontrar outras frutas menos comuns, como acerola, caju, goiaba e jaca, dependendo da região do Brasil. É importante lembrar que a disponibilidade de frutas pode variar de acordo com a região do país e a época do ano.

Ao escolher frutas na feira, é importante considerar alguns fatores para garantir que você esteja comprando frutas frescas. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escolher as melhores frutas na feira:

  1. Verifique se as frutas estão maduras: As frutas maduras são mais saborosas e nutritivas do que as que ainda não estão maduras.
  2. Escolha frutas com aparência saudável: As frutas com aparência saudável tendem a ser mais frescas do que aquelas que apresentam sinais de danos. Verifique se a casca da fruta está intacta e sem manchas ou amassados.
  3. Experimente a fruta antes de comprá-la: Se o feirante permitir, experimente a fruta antes de comprá-la para garantir. Isso é especialmente importante se você estiver comprando frutas que não conhece ou que não tem certeza da sua qualidade.
  4. Compre frutas da estação: As frutas da estação são mais frescas e saborosas do que as que não estão em sua temporada. Além disso, elas costumam ser mais baratas e ajudam a apoiar os produtores locais. Pergunte ao vendedor na feira quais frutas estão em temporada.
  5. Compre em pequenas quantidades: As frutas frescas tendem a deteriorar rapidamente, então é melhor comprar em pequenas quantidades e consumir rapidamente. Isso ajuda a garantir que você está sempre comendo frutas frescas e saudáveis.
abóbora, legume da estação de janeiro

A diversidade de legumes das feiras em janeiro:

Existem muitos legumes deliciosos disponíveis na safra de janeiro, como beterraba, abobrinha, abóbora, pepino e quiabo. Esses legumes são ricos em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e fibras, e são baixos em calorias e gorduras, o que os torna uma ótima opção para manter o peso sob controle.

Além de serem nutritivos, os legumes da safra de janeiro também são versáteis e podem ser preparados de muitas maneiras diferentes. Eles podem ser usados em saladas, sopas, pratos principais e até mesmo em lanches saudáveis.

Abuse da cor da beterraba e prepare sucos, saladas cruas ou cozidas, massas e pães.

Receita de Nhoque de Beterraba - um prato delicioso para o final de semana em família.
Receita de Salada de Beterraba Cozida - um prato nutritivo para o almoço da semana neste inverno!
Receita de Massa de Panqueca de Beterraba - uma cor linda e apetitosa para o seu prato!
Nhoque de Beterraba
Um prato delicioso para o final de semana em família.
Nhoque cor de rosa de beterraba – Receita aqui
Receita de Nhoque de Beterraba - um prato delicioso para o final de semana em família.
Salada de Beterraba Cozida
Um prato nutritivo e delicioso para o almoço da semana neste inverno.
Salada de beterraba cozida – Receita aqui
Receita de Salada de Beterraba Cozida - um prato nutritivo para o almoço da semana neste inverno!
Massa de Panqueca de Beterraba
Um prato delicioso, nutritivo e colorido para o seu almoço. 
Massa de panqueca de beterraba – Receita aqui
Receita de Massa de Panqueca de Beterraba - uma cor linda e apetitosa para o seu prato!

Abobrinha – um legume versátil que nunca falta por aqui

Abobrinha vai ao forno, vira conserva, transforma-se até em recheio de tortas. Não tem erro, esse legume de janeiro vai bem até em bolo de chocolate, acredita?

Cupcake de abobrinha
Uma tortinha assada em forminhas vira cupcake salgado. E para facilitar a massa é aquela infalível de liquidificador.
Cupcake de abobrinha – Receita aqui
Receita de Cupcake de Abobrinha e Tomate - prepare para o lanche da tarde da família! 
Relish de abobrinha
Experimente substituir o picles do seu hambúrguer por esse relish delicioso. Não esqueça de voltar aqui nesse post e me contar se não é fabuloso!
Relish de abobrinha – Receita aqui
Receita de Relish de Abobrinha Italiana - aprenda a fazer em casa e deixe os seus lanches mais gostosos! 
Vinagrete de abobrinha
Aqui nessa receita a abobrinha não é cozida no fogo. Vinagrete super fresco de abobrinha
Vinagrete de abobrinha – Receita aqui
Bolo de abobrinha
Se tem quem torça o nariz para abobrinha certamente vai amar esse bolo de chocolate com abobrinha ralada.
Bolo de abobrinha – Receita aCasaEncantada
bolo de abobrinha e chocolate

Receitas com abóbora:

Abóbora cremosa, desmancha na boca quando cozida. Aqui algumas sugestões de receitas em que a abóbora reina como ingrediente principal:

E ainda temos outros legumes de janeiro, pepino vai bem em salada, lanches e até na água saborizada. Já o quiabo cada um tem a sua tradição para deixá-lo sequinho. Seja refogadinho, em molho ou assado.

Verduras disponíveis nas feiras livres de janeiro

Algumas das verduras mais comuns disponíveis nessa época do ano incluem:

Além disso, é possível encontrar outras verduras menos comuns, como salsão, alho-poró, chicória e nabo, dependendo da região do Brasil.

Existem algumas maneiras de conservar folhas por mais tempo na geladeira, como lavar e secar bem as folhas antes de armazená-las em sacos plásticos ou recipientes herméticos. Outra dica é adicionar um pedaço de papel toalha ou guardanapo dentro do saco ou recipiente para absorver a umidade. É importante também colocar as folhas na parte mais fria da geladeira, geralmente no compartimento de vegetais, e trocar o papel toalha sempre que estiver úmido. Dessa forma, as folhas devem permanecer frescas por mais tempo. O blog aCasaEncantada fez um passo a passo de como conservar folhas de alface. Funciona com a maioria das folhas, experimente.

Espero que esse post sobre as frutas, legumes e verduras de janeiro te ajude a fazer boas escolhas na feira. Com isso em mente fica mais fácil economizar com os hortícolas da estação, comer melhor e mais saudável e programar suas refeições antes mesmo de chegar da feira.

Aproveite as ultimas horas da feira, a famosa xepa para comprar o que está em alta na estação. Eu costumo pensar em geleias, sucos, smoothies para aproveitar esses alimentos do fim da feira.

Tem alguma dica imperdível com os legumes, folhas verdes e frutas de janeiro? Deixe aqui nos comentários. Partilhar conhecimento popular é incrível. Nos ajudamos mutuamente dessa forma e alimentamos nossa comunidade. 💚🍴

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça