como preparar abacaxi em calda - travessa com rodelas de abacaxi em sua calda

Abacaxi em calda caseiro

Fazer abacaxi em calda é super simples e rápido, não tem nenhum segredo. O cozimento da fruta potencializa o seu sabor e diminui o ácido natural do abacaxi. A casa fica super cheirosa com os pedaços cozinhando, e o legal é que dá para acrescentar especiarias a gosto para deixar a calda mais perfumada e gostosa, como cravo-da-Índia, canela e noz-moscada.

Dá para usar o abacaxi em recheios de pavês, bolos, e sua calda é perfeita para molhar massas de bolos. E claro, sozinho, por si só já é uma sobremesa e tanto. Experimente comer o abacaxi em calda gelado com algumas folhas frescas de hortelã, fica uma delícia!

Conserva de abacaxi em calda – uma alternativa para abacaxi muito maduro

No verão há uma abundância de abacaxi nas feiras livres. Eles estão no ponto, super doces e maduros. Inevitavelmente me vem a cabeça muitas receitas saborosas em que o abacaxi com sua coroa literalmente é o rei.

Veja aqui 20 idéias com abacaxi

Para refrescar o abacaxí é campeão. Veja aqui 20 formas de usar a fruta em suas receitas

Ainda assim pode acontecer em dias que a oferta de fruta é maior que a demanda e sobrar um abacaxi esquecido na fruteira.
Para prolongar a vida da fruta, você pode preparar geleias, chutneys e outras conservas. 

Essa receita de abacaxi em calda é uma delas. A calda de açúcar fará com que esse doce resista bem na geladeira por até 4 semanas.

Outra forma útil é pasteurizar os potes, isso prolongará ainda mais a sua conserva. Podendo inclusive conservar no armário da cozinha por 3 meses, deixando o espaço da geladeira para outras preparações.

2 formas diferentes de preparar a calda do abacaxi

Para preparar essa conserva de abacaxi podemos preparar a calda de duas formas:

  1.  Calda simples – A calda simples de água com açúcar em que utilizamos na maioria dos doces de frutas em calda. Dependendo da forma que você gosta do seu doce de abacaxi você pode preparar uma calda mais fina para um doce de abacaxi menos doce ou mais grossa para um doce de abacaxi mais açucarado. Te explico as duas formas na receita abaixo.
  2. Calda de abacaxi – Nesse caso a água é substituída por suco de abacaxi fresquinho. Gosto muito dessa versão, até porque podemos preparar o suco do abacaxi com as aparas (miolo e casquinha do abacaxi), nessa versão a calda fica com o sabor ácido do abacaxi.Tornando assim o sabor da fruta mais encorpado e potente.
doce de abacaxi

Abacaxi em calda

Ariana Pazzini
Uma receita simples e saborosa para aproveitar abacaxis maduros. Abacaxi em calda, serve como sobremesa, recheios e coberturas e de brinde uma caldinha saborosa para adoçar bolos, tortas e shakes
Preparo 10 minutos
Cozimento 30 minutos
Tempo Total 40 minutos
Prato Doce | Sobremesa, Doce Caseiro
Cozinha Brasileira
Porções 6 porçoes

Equipamento

  • 1 panela grande
  • potes de conserva opcional

Ingredientes
  

  • 1 und de abacaxi maduro e grande
  • 1 xícara (de chá) de açúcar
  • 2 xícaras (de chá) de água ou suco de abacaxi
  • QB Especiarias a gosto como cravo e canela (opcional)

Modo de Preparo
 

  • Descasque o abacaxi, corte em fatias grossas e retire o miolo, a parte mais dura. Se as fatias forem muito finas, o abacaxi pode desmanchar durante o cozimento.
  • Em uma panela coloque a água ou o suco, açúcar e especiarias. Adicione as fatias de abacaxi e leve ao fogo médio.
  • Assim que levantar fervura, cozinhe por cerca de 15 minutos.
  • Desligue o fogo e deixe amornar.
  • Transfira para um recipiente fechado e armazene na geladeira. Sirva geladinho

Notas

Observações da calda:

A calda dessa receita é uma calda média.
  • Se preferir uma calda mais grossa diminua para 1 xícara de água e cozinhe o abacaxi por 10 minutos na calda
  • Se preferir uma calda mais ralinha como aquela de abacaxi enlatado de supermercado aumente 1 xícara de água e cozinhe por 15 minutos o abacaxi na calda de açúcar.
Você pode substituir a água por suco de abacaxi, nesse caso a calda será mais saborosa. Faça da mesma forma que citei na receita diminuindo e aumentando a proporção do suco para uma calda mais leve ou mais grossa.
Você pode dobrar ou triplicar a receita para um maior rendimento. Nesse caso aconselho que siga as instruções abaixo para pasteurizar o doce e selar a tampa afim de conservar sua compota de abacaxi por mais tempo.
Sempre que abrir um pote de abacaxi em calda, considere a validade de 15 dias conservando na geladeira.

Sobre as especiarias:

Como disse as especiarias são opcionais. Lembre-se que a canela por exemplo pode alterar a cor do doce, deixando ela um pouco avermelhada.
 
Palavra-chave abacaxi em calda, compota de abacaxi, conserva de abacaxi, oce em calda

Pasteurizar o doce e aumentando a validade

Se você acompanhou o doce de abóbora em calda deve ter notado que pasteurizar o doce faz aumentar a vida útil. Se você como eu gosta de transformar frutas em geleias, compotas e doces em caldas pode se beneficiar e muito com esse simples passo-a-passo. 

Como esterilizar vidros de compotas

Sabe aquele frasco de palmito em conserva ou de geleia que iria para o lixo? Se a tampa estiver em bom estado você pode reutiliza-lo para envasar seus doces caseiros. 

O primeiro passo é esterilizar os potes. Você pode fazer de duas formas:

  1.  EM BANHO MARIA – Lave bem os frascos e as tampas e coloque-os em uma panela profunda e preencha tudo com água até cobrir os potes completamente, leve a panela para o fogo e ferva por 10 minutos. Retire com cuidado da água quente os potes e as tampas (se possível utilize uma pinça de cozinha nessa etapa) e coloque sobre um pano de prato limpo na bancada da cozinha. Deixe secar completamente.
  2. NO FORNO – Nesse caso esterilize as tampas em banho maria como citado acima, com os frascos já limpos e secos leve ao forno em100˚C por 30 minutos, retire do forno e coloque sobre um pano de prato limpo para amornar antes de acrescentar o doce caseiro.

Como pasteurizar o doce para aumentar sua validade

Com potes e tampas esterilizados agora chegou a hora de envasar e pasteurizar o doce de abacaxi em calda. 

Você vai precisar de:

  • Um funil
  • 1 colher
  • 1 panela grande e alta que caiba todos os potes
  • 1 pano de prato seco

Com o doce ainda quente e ajuda de uma colher grande, retire o abacaxi da calda e coloque até completar todo o vidro de compota, com a ajuda de um funil verta a calda quente sobre o abacaxi até preencher completamente o vidro, deixando apenas 2 cm de ar no gargalo. 

Após encher os vidros com o doce de abacaxi ainda quente, feche bem e coloque os frascos com as tampas viradas para cima dentro de uma panela com água já a ferver, a água deve ser só até o meio dos frascos, e deixe ferver por 20 minutos.

Se forem pasteurizar muitos frascos ao mesmo tempo, coloque um pano de cozinha dentro da água em redor dos frascos, para quando começar a ferver evitar que os vidros se choquem e quebrem.

Quando passar os 20 minutos, retire os potes com cuidado da água e vire cuidadosamente de tampa para baixo e deixe os frascos virados até esfriar completamente.

Guarde suas conservas em local fresco e ao abrigo de luz.

Caso não deseje realizar o processo de pasteurização, e prefira conservar na geladeira, depois de encher os frascos e fechar bem, vire os frascos de tampa para baixo, ainda quentes e deixe assim esfriar completamente, um vácuo será criado e irá fazer com que seu abacaxi em calda esteja preservado.

Outros doces em calda aqui do blog:

Agora que aprendeu como preparar o abacaxi em calda espero que o bichinho do doce caseiro tenha te pegado. hahahah

Aproveite outras frutas da estação para preparar doces em calda, compotas e geleias caseiras.

Doce de abóbora em calda
Tempo de preparo: 35 minutos Rendimento: 4 porções
Receita aqui
potinho de doce de abóbora com abóbora em cubos em uma calda de açúcar
Doce de Goiaba em calda
Conserve a fruta na calda de açúcar, super fácil de preparar! 
Receita aqui
Receita de Compota de Goiaba - conserve a fruta goiaba na calda de açúcar, super fácil de preparar! 
Banana caramelada em calda
Prepare em casa esse doce caseiro e sirva com sorvete ou coma de colherada!
Receita aqui
Receita de Compota de Bananas Carameladas - prepare em casa e sirva com sorvete ou coma de colherada!

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça