como preparar quiabo refogado sequinho e sem baba

Como preparar quiabo refogado simples

Fazer quiabo refogado é bem simples, mas tem alguns segredos para deixar ele perfeito. O maior problema, que incomoda muitas pessoas, é a baba. O quiabo, ao entrar em contato com a água tem sua baba aumentada. Essa sensação costuma ser desagradável para muitos. 

Para resolver isso, basta deixar o quiabo de molho por alguns minutos numa solução de água com vinagre. Além disso, não fique mexendo muito o refogado, e quanto mais tempo no fogo, mais sequinho ele fica.

Outro ponto importante é a escolha do quiabo, prefira os menores e firmes com coloração verde intenso. Se estiver velho, terá mais fibras e ficará duro, mesmo se cozido bastante. Para saber se está bom, basta forçar a pontinha fina do quiabo para o lado com o dedo, se quebrar com facilidade e estiver crocante, o quiabo está perfeito.

O refogado pode ser temperado do jeito que preferir, mas uma combinação simples de alho com pimenta dedo-de-moça fica incrível. 

Dicas para escolher quiabo

Escolher um qiuiabo fresco e novinho é essencial para o sucesso do seu prato. Por isso algumas dicas passadas de geração em geração faz toda a diferença:

  • Escolha os quiabos menores se possível. Os maiores são colhidos mais tardio, por isso são mais secos e fibrosos.
  • Escolha quiabos que estejam bem verdes de cor vibrante. Os mais claros também é sinal de que estão mais velhos. Evite também os que estão manchados, esses podem ter passado do ponto.
  • Verifique se o quiabo está macio. Pressionando levemente o corpo do quiabo ele não deve oferecer resistência ou quebrar facilmente.
  • Por fim, aquela dica de vó. O quiabo está no ponto certo quando a pontinha se quebra sem oferecer resistência.

Com essas dicas você garante um quiabo novinho e saboroso. Os mais velhos como disse são mais fibrosos. Ainda assim estão seguros para consumo mas tem a textura menos apetitosa.

como preparar quiabo refogado sequinho sem baba

Técnicas simples para o quiabo sem baba

Sim, muitas pessoas evitam comer quiabo por conta da baba, por isso vou te apresentar algumas técnicas para preparar um quiabo sequinho refogado.

Todas as técnicas funcionam bem, são dicas simples com resultados diferentes.

  1. ADICIONAR VINAGRE – Antecipadamente digo que essa técnica deixará um sabor residual de vinagre, utilize ela somente se você gosta do seu quiabo com o sabor avinagrado.
    Corte o quiabo da forma que preferir, aqueça uma frigideira grande, refogue o alho no azeite e quando começar a perfumar adicione o quiabo. Tempere com sal e pimenta e adicione sobre o quiabo 2 colheres (de sopa) de vinagre de maçã em fio, temperando o quiabo. Doure o quiabo até perceber que toda a baba se foi.
  2. DEMOLHO EM ÁGUA AVINAGRADA – Deixe o quiabo de molho em água avinagrada por 5 minutos. Inteiros, não é necessário cortar antes. Retire da água, enxague, seque bem cada quiabo, corte e siga o refogado de quiabo normalmente. Dessa forma o sabordo vinagre não perdurará no quiabo. É a forma que utilizo para preparar meu quiabo do dia-a-dia.
  3. FRIGIDEIRA QUENTE – Esse é o método mais simples. Tenha uma frigideira grande suficiente para não amontoar o quiabo. Aqueça bem e regue com um generoso fio de azeite, doure o alho e acrescente o quiabo picado fininho. Deixe dourar de um lado e mexa o quiabo. Nesse caso é necessário o mínimo de intervenção possível. Mantenha o fogo médio e mexa ocasionalmente. Quando oquiabo estiver completamente dourado desligue o fogo.

Essas 3 formas garantirão um quiabo sem baba, douradinho e simples. Lembre-se de garantir uma frigideira espaçosa para que o quiabo doure por igual. Existem várias formas de cortar o quiabo, seja em rodelas bem fininhas, cortes diagonais para manter melhor o formato, em 3 partes, bem comum no frango com quiabo mineiro ou então ao meio no sentido do comprimento. Quanto mais fino for o corte mais crocante seu quiabo será.

como preparar quiabo refogado sequinho sem baba

Quiabo refogado sequinho

Ariana Pazzini
Aprenda a preparar quiabo refogado simples e sequinho. Com essa tecnica o seu quiabo sempre ficará sequinho e saboroso nos almoços da semana.
Preparo 10 minutos
Cozimento 16 minutos
tempo de molho 20 minutos
Tempo Total 55 minutos
Prato Acompanhamento
Cozinha Brasileira
Porções 2 porções

Equipamento

  • 1 Frigideira grande

Ingredientes
  

  • 300 g de quiabo
  • 2 dentes de alho
  • 1 und pimenta dedo-de-moça opcional
  • 4 colheres (de sopa) de vinagre de maçã
  • 2 colheres (de sopa) de azeite
  • Sal a gosto

Modo de Preparo
 

  • Lave os quiabos e coloque num recipiente. Cubra com água e acrescente o vinagre de maçã. Misture bem e reserve por cerca de 20 minutos. Essa etapa serve para tirar a baba do quiabo.
  • Escorra a água e lave os quiabos novamente, deixe escorrer e seque os quiabos. Descarte as pontas e corte cada quiabo em fatias na diagonal. Reserve.
  • Descasque os dentes de alho e pique fino.
  • Corte a pimenta dedo-de-moça no sentido do comprimento e retire e descarte as sementes. Pique em fatias finas
  • Aqueça o azeite em uma panela e adicione o alho e a pimenta. Refogue rapidamente.
  • Acrescente o quiabo e tempere com sal. Misture bem e deixe refogar com a tampa da panela aberta por cerca de 5 minutos, vire ocasionalmente para dourar dos dois lados, até que estejam dourados.

Notas

Outras formas de tirar a baba do quiabo, veja no texto acima, como também como escolher o quiabo novinho na feira.
Sirva imediatamente ou guarde o quiabo em recipiente fechado na geladeira para aquecer nas refeições da semana.
Palavra-chave quiabo refogado, quiabo sem baba, quiabo sequinho, quiabo simples

Ideias para servir com o quiabo refogado:

Eu adoro quiabo, por isso não tenho tradições específicas de acompanhamento. Acho um acompanhamento muito versátil e fácil de combinar.

Mas inegavelmente alguns pratos tradicionais pedem quiabo refogado como acompanhamento.

Frango com quiabo.

Oh minas gerais, meu coração é seu, da sua gastronomia e suas combinações na mesa. Quiabo refogado pede polenta cremosa, frango frito ou em molho e uma saladinha de rúcula para acompanhar. Essa combinação tem meu coração e me faz feliz, frango com quiabo refogado é bom demais.

Quiabo com carne moída.

Outra combinação confortante é o arroz branco com carne moída e quiabo. Tem cheiro de aconchego de casa de família. Se você gosta de quiabo com carne moida mas quer que seu quiabo sejsa sequinho e crocante, prepare o quiabo da mesma forma que está na receita acima e misture só depois na carne moida refogada. Pronto, carne moída com quiabo refogado sequinho sem complicações.

Salada refrescante.

Prepare uma salada bem fresquinha de tomate e adicione o quiabo refogado. O resultado é uma salada super saborosa. Costumo aproveitar as sobras que estão na geladeira para para isso, assim garanto a temperatura perfeita para a salada.

Obrigado por chegar até aqui!


Se gostou dessa Receita, compartilhe nas suas mídias sociais.
E se você fez essa receita e vai postar aquela foto orgulhosa no instagram, adicione a hashtag #blogmangacompimenta, adoramos ver as fotos e resultados de vocês :)
Se restou qualquer dúvida, ou deu um toque especial e diferente ao preparar essa receita na sua cozinha, deixe um comentário aqui no blog! Esse contato próximo que temos por aqui faz do blog Manga com Pimenta uma comunidade completa. O seu comentário ou dúvida pode ajudar outros leitores, então não se esqueça de comentar e se possível classificar nossa receita ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

Salve essa receita de quiabo refogado no pinterest para fazer depois:

como preparar quiabo refogado sequinho e dicas para escolher o quiabo fresquinho

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça