Maionese de Alho

Esta Maionese de Alho Caseira é muito querida aqui em casa. Principalmente quando tem um pão caseiro fresquinho dando sopa na cozinha, me chamando “me comaa, me comaa” :)

Maionese de Alho

Maionese de Alho

 

Gosto de fazer a minha maionese usando o mixer, porém, você pode usar também o liqüidificador!

No copo do mixer, coloque 1 ovo inteiro cru e uma gema cozida (a clara pode comer com um pouco de sal #FicaDica), 200 ml de azeite ou óleo de sua preferência, 2 colheres de sopa de mostarda, sal a gosto, um dente de alho pequeno ou metade de um dente de alho grande, pimenta calabresa a gosto e algumas gotas de limão (você pode usar vinagre branco no lugar do limão).

Você também pode colocar ervas de sua preferência, tipo a salsinha ou cebolinha :)

Coloque o mixer lá no fundo do copo e bata, sem mexê-lo. Em segundos, a parte do fundo já vira maionese.

Agora é só subir e descer o mixer, até a maionese ficar firme e uniforme.

Não quero fazer maionese, quero usar uma pronta e misturar? Posso?

Pode sim senhor(a).

Outra dica: quem quiser, pode fazer patê de alho usando o método citado acima!!!

É só misturar essa maionese com 200 gramas de creme de leite e deixar na geladeira por duas horas, até ficar bem firme.

Depois é só servir com torradas e pãezinhos.

Ah, não esqueça de tirar o soro :)

Nana, como se tira o soro do creme de leite?

Deixe a lata ou a caixa de creme de leite na geladeira por ao menos 2 horas. Com ele bem gelado, o soro se separa do creme, ficando no fundo.

Abra a embalagem e, com o auxílio de uma faca ou de uma colher, afaste o conteúdo e despeje o soro na pia.

A Clézia, uma leitora fofa do blog, deu uma ótima dica: depois de deixar na geladeira o creme de leite por duas horas – (corrigindo, não é necessário)  basta fazer um furinho em cima da lata e outro em baixo, assim, sai tudinho o soro do creme de leite. Vale pra caixinha também.

Naninha, posso usar essa maionese para fazer pão de alho?

Acredito que sim, apesar de ir em vários churrascos aqui na terra do churrasco, nunca preparei o pão de alho. Mas já vi usarem maionese comum com alho batido. Então, porque não usar a minha receita?

Concordam?

Então já sabe, se você é fã de alho ou quer espantar aquele “vampiro” que vive rondando o seu quadrado, faça essa maionese delícia de alho, tu vai amar!!

Para ver a receita do pão integral, clique aqui.

Ps.: a minha maionese ficou um pouco mole porque o pão estava quentinho e por isso, ele acabou amolecendo. Porém, não tem nada químico, tudo natural e tem muito amor, porque foi feito por mim ♥ ♥ ♥

Se você gostou dessa Receita Maionese de Alho, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti, no instagram @nanaricchetti e confira as ultimas novidades por lá.

7 comentários para “Maionese de Alho”

    1. Leo, é só tirar o ovo cru, a gema e o azeite dos ingredientes e substituir pela maionese pronta, mais ou menos a quantidade de 250 ml.

      Bata tudo no liqüidificador: a maionese, 2 colheres de sopa de mostarda, sal a gosto, um dente de alho pequeno ou metade de um dente de alho grande, pimenta calabresa a gosto e algumas gotas de limão ou vinagre branco.

      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *