Salada Russa de Batata Doce

Continuando na onda das saladas, hoje vou ensinar uma receita de salada russa usando batata doce!!!

Mas antes, porque usar batata doce nas suas receitas?

Segue uma pequena explicação:

O tubérculo apresenta um índice glicêmico (IG) baixo, menor que o da batata-inglesa. Esse índice mede a velocidade de entrada de glicose na circulação sanguínea após o consumo de um carboidrato. Alimentos com IG alto fazem disparar as taxas de açúcar no sangue. Então, o pâncreas precisa trabalhar dobrado, produzindo muita insulina, que é encarregada de levar o açúcar para dentro das células, mas, em excesso, estimula o organismo a estocar gordura.

A batata-doce fornece energia de modo equilibrado, isto é, sem provocar picos de glicose e demanda excessiva de insulina, o que também auxilia na prevenção e tratamento de diabetes tipo 2, além de conferir maior sensação de saciedade. Você demora mais para sentir fome! De fato, uma pesquisa do College of Agriculture and Life Sciences dos Estados Unidos comprovou que, graças ao IG baixo, ela auxilia no emagrecimento.

Ela carrega vitaminas A e do complexo B – a primeira é essencial para a saúde dos olhos e da pele, e as demais atuam em várias frentes, em especial no sistema nervoso. A batata-doce também oferece magnésio, ativador de várias enzimas. Já o cálcio é o principal integrante dos ossos; o fósforo traz disposição; e o potássio mantém a pressão arterial controlada. Ainda não acabou: betacaroteno (quanto mais escura a polpa, maior o teor), antocianina (disponível na variedade roxa) e vitaminas C e E. “Essas substâncias ajudam a prevenir câncer, além de combater o envelhecimento precoce das células em geral”, ressalta Paula.Informação daqui.

Salada Russa de Batata Doce

Salada Russa de Batata Doce

Salada Russa de Batata Doce

Nessa salada eu usei duas batatas doces cortadas em cubos médios, duas cenouras cortadas em rodelas e três ovos. Você pode usar vagem, ervilha e milho (natural) ou algum outro legumes que você ame muito.

Cozinhe todos os legumes em água com vinagre (eu coloco normalmente no olho, mas adicione meia xícara de chá) e sal, até ficarem “al dente”. Escorra e espere esfriar.

Cozinhe os ovos em outra panela média 10 minutos, descasque e corte-os em pedaços.

Coloque os legumes e os ovos cortados em uma travessa e misture.

Não tem necessidade de colocar maionese… agora se você acha que é necessário, muito necessário, coloque uma maionese light ou feita em casa – já ensinei aqui :)

Oi? Você quer a receita da salada de maionese/salada russa tradicional para o seu churrasco? Quem sabe para sua ceia de Natal?

Clique aqui e confira :)

Ps.: Semana que vem vou ensinar a fazer maionese com leite, para quem não é muito fã de comer ovo cru, é a receita ideal de maionese. Aguardem!!!

Se você gostou dessa Receita “Salada Russa de Batata Doce”, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça