O cuscuz de milho nordestino é super fácil de fazer e barato. Fora que é bem versátil, vai bem em qualquer refeição e com qualquer acompanhamento, doce ou salgado.
Para quem não está acostumado, pode achar ele um pouco seco, principalmente se demorar um pouco para comer depois de pronto. Para deixar mais úmido, experimente molhar com leite de coco, vai deixar o cuscuz mais adocicado e gostoso.
Se você quiser um cuscuz com mais sabor de leite coco, ao invés de hidratar o flocão com água como é feito tradicionalmente, hidrate com leite de coco, ou uma mistura de metade água e a outra de leite de coco.
Caso esteja utilizando leite de coco industrializado, aqueles vendidos em vidrinhos, dilua com um pouco de água para ficar mais líquido.
Para quem nunca fez cuscuz nordestino, fique atento na hora de comprar a farinha, procure no supermercado por farinha de milho tipo flocão, ou farinha de milho para cuscuz nordestino. Não confunda com a farinha de milho amarela flocada (utilizada para fazer o cuscuz paulista e farofas).
Duas versões: Cuscuz com leite de coco doce e salgado.
Cuscuz é muito versátil e simples de fazer, apresento aqui duas das versões mais gostosas para o café da manhã,
- A versão doce que leva um pouco de açúcar e se você quiser coco ralado também.
- Já a versão salgada se difere apenas por não ter esses dois ingredientes extras.
As duas versões gosto de servir molhado com leite de coco que dará um toque especial e deixará o cuscuz molhadinho.
Não é complicado preparar o leite de coco caseiro, o blog made by choices explica certinho como fazer o leite de coco caseiro, mas se você quer praticidade, hoje no mercado encontramos muitas marcas que produzem o leite de coco caseiro. Só te aconselho olhar os ingredientes antes e ver se não é um leite de coco adoçado ou saborizado artificialmente.
Caso preferir usar o leite de coco tradicional para receitas aconselho que dilua um pouquinho antes de aquecer pois esse é mais concentrado.
Hidratando o flocão
Essa é uma das partes mais importantes ao fazer o cuscuz. Caso você pule essa etapa ou não deixe a farinha de milho descansar seu cuscuz ficará pesado, compacto e a experiência de comer um cuscuz fofinho no café da manhã vai por água abaixo.
Nas duas receitas de cuscuz com leite de coco o modo de hidratar é o mesmo:
- Em uma tigela adicione a farinha de milho e tempere com sal, mexa para distribuir o sal.
- Agora chegou a vez de hidratar, adicione a água misturada com o leite de coco aos poucos mexendo com um garfo o flocão para distribuir a umidade por toda a farinha de milho, continue adicionando e mexendo com o garfo até acabar toda a água.
- Depois do cuscuz hidratado é hora de deixar repousar para absorver a umidade. Tampe a tigela com um pano de prato e deixe descansar por 10 minutos. Solte novamente o flocão com um garfo e só então levaremos para cozinhar.
Preparando a cuscuzeira
Agora preencha a parte inferior da cuscuzeira com água e leve para o fogo para começar ferver enquanto colocamos o cuscuz na parte de cima.
O cuscuz precisa ser adicionado nivelado mas sem apertar. Para cozinhar o cuscuz o vapor precisa passar pelo flocão hidratado, então se for precionado o milho não vai hidratar da maneira correta. Sempre que estiver preparando o cuscuz na cuscuzeira lembre-se do cuscuz perfeito. Macio e soltinho, assim será mais fácil resistir a vontade de compacta-lo na cuscuzeira.
Agora é só tampar e começar a cozinhar.
Não tem cuscuzeira? Temos a solução.
Como fazer cuscuz nordestino com uma peneira:
Esse é o método alternativo que mais gosto, afinal a peneira deixa que o vapor passe pelos flocos de milho imitando o processo da cuscuzeira. Para isso você vai hidratar o cuscuz de milho como sugeri acima
- Leve uma panela ao fogo com o fundo com água para criar o vapor.
- Verta em uma peneira o cuscuz mas não compacte os flocos de milho para o vapor passar e cozinhar.
- Encaixe uma tampa que feche a peneira ou então passe papel alumínio sobre ela (com a parte brilhante para baixo)
- Cozinhe por 15 minutos e desenforme no prato.
Como fazer cuscuz nordestino no microondas:
- Coloque o cuscuz hidratado soltinho em uma tigela ou bowl.
- Cubra com papel toalha e leve ao microondas.
- Em potência alta cozinhe seu cuscuz por 60-90 segundos.
- Retire e desenforme no prato.
Você pode também preparar em um prato fundo e nesse caso dá para verter o leite de coco no cuscuz sem desenformar 😉
Esse formato funciona bem mas ainda assim gosto da textura do cuscuz feito no vapor da cuscuzeira ou na peneira. Já quebrou um galho em viagens e quando fiquei sem fogão por um tempo.
Como fazer cuscuz com leite de coco
Equipamento
- 1 cuscuzeira ou peneira ou microondas
Ingredientes
- 2 xícaras (de chá) de flocos de milho flocão
- ½ xícara (de chá) de água
- ½ xícara (de chá) de Leite de coco
- 1 pitada de Sal
Para o cuscuz doce:
- 200 ml de leite de coco
- 1 colher (de sopa) de açúcar
Modo de Preparo
- Em uma tigela coloque o flocão de milho, a água, o leite de coco e o sal. Misture bem e deixe hidratar por 10 minutos.2 xícaras (de chá) de flocos de milho, ½ xícara (de chá) de água, ½ xícara (de chá) de Leite de coco, 1 pitada de Sal
- Misture novamente com um garfo para soltar os flocos, isso vai garantir um cuscuz mais fofo e cozido de forma uniforme.
- Transfira para uma cuscuzeira com água, sem apertar a massa, e cozinhe por cerca de 15 minutos após formar vapor. Se você não tiver cuscuzeira, pode usar uma panela de cozinhar legumes no vapor, ou uma panela comum com peneira em cima. Seja qual for a opção, tampe a panela para concentrar o vapor e cozinhar o cuscuz.
- Desligue o fogo e retire o cuscuz. Coloque num prato e solte com um garfo se desejar. Se fizer o cuscuz doce continue com as instruções abaixo
Para o cuscuz doce:
- Aqueça o leite de coco e o açúcar até dissolver o açúcar completamente.
- Regue a gosto sobre o cuscuz.
Notas
Extras:
- Se quiser adicione 1/4 de xícara de coco ralado fresco ou seco na etapa de hidratar o cuscuz. Eu adoro adicionar coco ralado ao cuscuz doce.
- Para servir o cuscuz salgado você também pode servir com o leite de coco quentinho (mas sem o açúcar), o cuscuz salgado fica maravilhoso também com manteiga ou queijo coalho grelhado.
Eu espero que você faça esse prato tão brasileiro para acompanhar seu café da manhã e fico muito feliz que chegou até aqui!
Temos aqui muitas outras receitas saborosas para o café da manhã.
Seja um bolo saboroso e quentinho que é a cara do café da manhã de domingo como também smoothies, sucos e muitas geléias caseiras saborosas!
Se fizer essa receita de cuscuz, tem dúvida ou quiser contar algum segredo para o cuscuz com leite de coco perfeito eu vou adorar receber seu comentário.
Além disso avalie a receita com até 5 estrelas, isso ajuda bastante a definir o rumo do nosso conteúdo e também ajuda outros leitores que está em busca de alguma receita confiável, a sua aprovação faz toda a diferença!