Tarte de Framboesa

Direto da Noruega – Bringebær Kake {Tarte de Framboesa}

Buenas Pessoal ! Mais uma semana, mais uma sobremesa minha (Cliente Vip). Bem, na verdade não é minha originalmente a receita, é de um livro de culinária da Escandinávia (Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia). Essa no caso, é da Noruega.
Mas calma lá, não precisa falar norueguês, a receita está em português viu :D !

Bringebær Kake – Tarte de Framboesa

Bringebær Kake {Tarte de Framboesa}

Ingredientes:

Base
400g de farinha de trigo
1 pitada de sal
150g manteiga 3/4 tablete de manteiga
1 colher(sopa) de açúcar
2 gemas de ovo

Creme de limão
1 gema de ovo
400ml leite
200ml creme de leite
1 colher(sopa) farinha de trigo
2 colher(sopa) de açucar
suco de 1 limão (opcional – 3 a 5 gotas de essência de baunilha, tende a pronunciar mais o sabor e aroma de baunilha que do limão mantendo a acidez)
raspas de limão (confere ao creme um aroma ótimo)

Cobertura – decoração
250g de framboesas frescas / 300g se congeladas
2 colheres (sopa) açúcar

Modo de Preparo

Pré Aqueça o forno a 200 graus. coloque a farinha e o sal numa tigela, em seguida esfarele a manteiga até a mistura se parecer com pão ralado.
Acrescente o açúcar e após as gemas de ovo. Bata até obter uma massa lisa e homogênea, amassando levemente. Se necessário adicione um pouco de água.
Forre uma forma de cerca de 23cm de diâmetro após asse a massa coberta, tampada por cerca de 10min ou até dourar. Aguarde esfriar e desenforme. (eu mantive na forma até terminar tudo e aconselho o mesmo :) )
Para o Creme de limão, bata numa caçarola ou tigela o açúcar, leite,  a gema, creme de leite e suco de limão, após cozinhe em fogo baixo mexendo sempre até obter um creme espesso e uniforme,  durante tal processo coloca-se as rapsas ou a essência de baunilha caso queira.
Uma sugestão eventualmente tire do fogo e mexa bem, para arrefecer. Após pronto o creme, preencha a tarte com o creme e reserve. (deixei de um dia pra outro na geladeira, resultando num creme mais firme parecido com o cheese cake.)

Cobertura

Distribua as framboesas, e polvilhe com açucar.
Se optar pelas framboesas congeladas, o açúcar se mistura com o suco da fruta, auxiliando também no descongelamento dela. dando à tarte um aspecto igual ao da foto.

Sirva frio.

Vær så god! Vel bekomme! (Bom Apetite !)

Se você gostou dessa Receita de Bringebær Kake {Tarte de Framboesa}, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.

9 Comments

  • Cliente Vip

    Olá Regina, Obrigado pelo seu comentário, realmente esqueci da quantidade de açúcar do creme e peço-lhe mil desculpas por isso.
    Quanto ao creme não engrossar aqui vão 2 dicas, 1 delas repetida: no processo de cozimento, eventualmente tirar do fogo a panela pra arrefecer; Pois bem, em que isso ajuda ? Grande parte dos produtos, quando aquecidos, tendem a amolecer, liquidificar, evaporar.. e por ai vai.
    Quando arrefecemos algo que estava aquecido, mesmo que por um breve momento, tais moleculas que antes estavam em expansão voltam a se contrair, ou seja, engrossar o seu creme, exatamente o contrario do que ocorre com carnes por exemplo, devido as fibras.
    A segunda dica, ao invez de usar 1 gema de ovo apenas, pode-se usar 2 gemas, mas acredito que deixe o creme mais pesado.
    Respondendo ao cozinhar as framboesas, pode sim cozinhar elas e fazer um caldo, mas 2 coisas certamente acontecerão: as framboesas irão desmontar (perder a forma redonhdinha delas) e demorará também no fogo até ter um caldo mais espesso.
    Um bom Domingo !

  • Regina Pretto

    Pois então,acho que esqueceram da qtidade de açucar que vai no creme de limão,tentei fazer o creme e ficou muito mole,fiquei maior tempão mexendo ,com a panela no fogo e nada de engrossar,enfiei tudo na geladeira,amanhã vejo no que deu,to louca pra fazer a cobertura,acho que vou levar ao fogo, as framboesas com o açucar pra ficar co uma caldinha que achas???

  • Cliente Vip

    Obrigado a todos pelos elogios !
    Ana, um ótimo final de semana pra você também !

    Adriana uma sugestão minha, não sei se ai no Ceará será mais facil de encontrar, mas certamente é uma fruta do Norte / Nordeste que deve combinar bem, o Açaí. Minha sugestão é a seguinte, no lugar das frutas por cima do creme, pode colocar uma camada de açai gelado, deve ficar bem legal !
    Abraço e bom final de semana !

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça