como conservar salsinha fresca na geladeira, dicas e truques para que ela dure mais

Conservando a Salsinha Fresca em casa!

Hoje trago um post que vale ouro, bem especial: Conservando a Salsinha Fresca, por mais tempo.

De fato trouxe um maço grande de salsa da feira. A salsinha da banca me fez brilhar os olhos pois estava fresca de um verde vibrante que se destacava. Sabendo que é uma erva que seca que com facilidade pode murchar ou amarelar se não for armazenada da forma correta fui logo prepara-la para resistir por bons dias na geladeira e também no congelador.

Diferença em armazenar a salsa fresca na geladeira x freezer

Cada um dos métodos de armazenamento da salsinha fresca tem vantagens e desvantagens, de um lado temos um maior tempo de validade e de outro temos frescor.

Armazenar salsinha no congelador

É uma ótima forma de armazenar para prolongar o tempo da salsa que resiste por 90 dias sem prejuízo. Porém esse formato de prezervar as folhas de salsa faz com que ela perca a textura estaladiça. Então para a salsa congelada prefira utilizar em sopas e ensopados por exemplo onde a textura não irá influenciar.

Armazenar salsinha na geladeira

Armazenando as folhas de salsa na geladeira, se feito de forma correta você terá folhas frescas e estaladiças por pelo menos 1 semana. Prefira utilizar em finalizações para aproveitar o melhor de sua textura.

Quando compro uma quantidade grande de salsa e sei que não vou utilizar completamente em uma semana, divido em 2 partes, parte mantenho na geladeira e parte congelo para aproveitar o melhor dos dois mundos.

Passo a passo para fazer com que a salsinha conserve melhor na geladeira

Método para conservar a salsinha por mais tempo

  1. Lave

    Primeira coisa ao chegar com a salsa fresca da feira é lavar e retirar qualquer sujeira ou folha danificada do seu maço, lave bem em água corrente e deixe escorrendo por alguns minutos no escorredor.

  2. Separe os talos grossos

    Os talos mais grossos da salsa tende a deteriorar mais rápido, separe a parte mais grossa dos talos deixando somente a parte mais fina dos galhos de salsa (não jogue fora os talos, iremos utilizar mais tarde).talos mais finos de salsa

  3. Secar

    Agora chegou a hora mais importante do passo a passo, com ajuda de um papel toalha seque todos os raminhos de salsa, a presença de umidade fará com que as folhas de salsinha deteriorem mais rapidamente. Então para evitar o amarelamento e prolongar a vida da salsinha na geladeira seque bem cada parte.

  4. Separe os ramos intactos

    Separe os ramos intactos dos ramos que tenha alguma folha quebrada ou caule quebrado. A parte intacta ficará na geladeira enquanto a parte com os galhos quebrados ou folhas rasgadas irá para o freezer.

  5. Papel toalha para conservar a umidade.

    Embale os raminhos que não estão danificados em papel toalha de forma que não fique tão firme a ponto de amassar as folhas. Coloque o ramalhete de salsinha embrulhado dentro de um saco zip ou pote hermético grande suficiente para que não amasse ou compacte as folhas.

  6. Corte o que sobrou

    Junte os talos mais grossos que separamos lá no início as folhas e caule que estão danificados e fatie. Verta a salsinha fatiada em um saquinho zip lock, feche e leve ao congelador.como conservar salsinha fresca na geladeira, dicas e truques para que ela dure mais

Dessa forma você terá salsinha fresca na geladeira por uma semana e salsinha congelada por 90 dias.

Veja também: Como fazer sal de ervas com ervas frescas

post aCasaEncantada

Outras formas de armazenar:

Salsinha em vaso de água na geladeira:

Se você não tiver uma quantidade muito grande de salsa outra forma de armazenar é manter os galhos de salsa em um vaso ou copo com água na porta da geladeira.

  • Proceda a limpeza do maço de salsa como descrito anteriormente, lave, seque e retire qualquer galho danificado.
  • Coloque os galho de salsa com a parte mais grossa do caule em contato com a água dentro de um copo ou vasinho.
  • Cubra as folhas e o vasinho de água com um saquinho plático.
  • Mantenha o vaso com água e coberto com o saquinho na porta da geladeira.
como conservar salsa fresca por mais tempo na geladeira

Dessa forma você poderá ter salsa fresca por 1 semana na geladeira sem que as folhas amarelem ou deteriorem. No meio da semana troque a água do vasinho.

Cubinhos de salsa no azeite

como conservar salsa fresca por mais tempo

Outra forma de conservar ssalsa fresca no freezer é preparar cubinhos de azeite com a erva fresca. Proceda como no passo a passo. Lave, seque e fatie a salsa, coloque em um recipiente para fazer gelo e cubra a salsinha picada com azeite. Leve ao freezer para endurecer e depois de congelado pode conservar os cubinhos em um saco zip lock.

Quando quiser utilizar é só tirar um cubinho de azeite de salsinha e utilizar em suas preparações quentes.

Conservando a Salsinha Fresca - veja como é fácil fazer essa técnica de congelar esse tempero fresquinho!

Além dessa dica “Conservando a Salsinha Fresca”, aproveite e veja mais quatro dicas para a sua cozinha:

Ou clique aqui e veja todas as dicas já publicadas no ABC da Cozinha do Manga com Pimenta.

Preparei um infográfico para facilitar, salve no pinterest para ver depois e compartilhe a dica com muito mais amigos:

como conservar salsinha por mais tempo na geladeira

9 Comments

  • Simair Gomes da silva

    Deixei a salsinha na água umas 4 horas
    Quando fui pegar as folhas estão todas marron, isso e estragado??obrigado

  • Alice Bittencourt

    Para durarem frescas até três semanas na geladeira sem congelar, faça o procedimento que ensinastes, seca muuuuuito bem e coloca no pote com um papel toalha por cima, fecha o pote e deixa na geladeira com a tampa para baixo. O papel fica enxugando qualquer excesso de água e elas se conservam mais tempo. Vale para alfaces e folhas verdes.

  • Cecilia Medeiros

    Eu fazia cubinhos mas depois desta dica acho que vou fazer do seu jeito! os cubinhos ocupam muito espaço numa vasilha é melhor.

  • Neli Rodrigues

    Eu faço isso há mto tempo. Mas já deixo bem picadinha. Como vc ensinou, lavo, deixo escorrendo e depois ainda passo um paninho pra tirar o máximo de água possível. Bom mesmo é termos uma hortinha em casa, mas qdo isso não é possível, a salsinha congelada vai super bem.
    Lindas fotos, como sempre!
    Bjs

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça