como usar iogurte grego nas receitas

Iogurte grego como usa-lo em receitas

Provavelmente já experimentou o iogurte grego em algum momento. Este produto lácteo cremoso e rico em proteínas é amplamente utilizado em pratos doces, como sobremesas e smoothies, mas você sabia que ele também pode ser utilizado de maneiras surpreendentes em pratos salgados?

O iogurte grego é uma excelente alternativa ao creme azedo em receitas salgadas, e pode ser usado em marinadas, molhos e dips para mergulhar palitinhos de vegetais por exemplo. Além disso, ele é rico em probióticos, que ajudam a manter a flora intestinal saudável. Hoje, vamos explorar as diferentes maneiras pelas quais você pode usa-lo em suas receitas, e como ele pode elevar seus pratos a um novo nível de sabor e nutrição.

como utilizar iogurte grego como ingrediente nas receitas salgadas

Usos do iogurte grego em pratos salgados

Substituto para o Creme Azedo

Existem diversas vantagens em substituir o creme azedo por iogurte grego em receitas salgadas. Primeiramente, o iogurte grego é uma excelente alternativa, especialmente no Brasil, onde o creme azedo não é tão fácil de encontrar. Além disso, o iogurte grego tem um sabor suave e cremoso que combina muito bem com uma ampla variedade de ingredientes. Por isso, aqui estão algumas sugestões de substituição para utilizar em suas receitas favoritas:

  • Em molhos para saladas: substitua o creme azedo por iogurte grego em molhos de salada, como o molho ranch caseiro. Ele adiciona um sabor cremoso e suave, sem adicionar muitas calorias ou gorduras.
  • Em sopas: adicione uma colher de sopa de iogurte grego à sua sopa de legumes ou frango para adicionar um sabor rico e cremoso.
  • Em tacos: substitua o creme azedo por iogurte grego em tacos de frango ou carne, para um sabor cremoso e suave.
  • Em pratos de macarrão: use iogurte grego em vez de creme de leite em pratos de massa. Ele adiciona um sabor rico e cremoso, sem adicionar muitas calorias ou gorduras.

Iogurte grego para marinadas e molhos

Ele é um ingrediente versátil em marinadas e molhos. Ele adiciona um sabor suave e cremoso, além de ajudar a amaciar a carne e os legumes. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode usa-lo em marinadas e molhos:

Marinadas para frango: misture iogurte grego, suco de limão, alho, gengibre e especiarias para fazer uma marinada deliciosa para frango. Deixe marinar por algumas horas antes de grelhar ou assar. O frango ficará ainda mais saboroso se deixar marinar nessa mistura de iogurte na noite anterior. Coloque em um recipiente com tampa o frango e o molho de iogurte e deixe que os sabores infundam na carne dentro da geladeira.

Existem diversas maneiras deliciosas de utilizar iogurte grego em receitas salgadas. Para começar, você pode preparar um molho de iogurte para suas saladas misturando iogurte grego, suco de limão, mostarda dijon, alho e mel. Esse molho é cremoso e saudável, e adiciona um sabor rico às suas saladas. Além disso, outra opção é utilizar o iogurte grego como base para uma marinada de legumes grelhados. Para isso, basta misturar iogurte grego, suco de limão, cominho, coentro e pimenta caiena, deixar marinar por algumas horas na geladeira antes de grelhar, e obter um sabor incrível em seus legumes.

molho de iogurte grego em salada de folhas

Sobremesas criativas com iogurte grego

Aqui estão algumas maneiras criativas de usa-lo em suas receitas de sobremesas favoritas:

  • Picolés: misture iogurte grego com frutas frescas, como morangos,kiwi, manga, banana e um pouco de mel para fazer picolés saudáveis e deliciosos.
  • Cheesecake: substitua o cream cheese por iogurte grego em sua receita de cheesecake favorita para obter uma versão mais saudável. Adicione frutas frescas para um toque extra de sabor. Lembrando que essa substituiçõa é valida para qualquer cheesecake com gelatina entre seus ingredientes.
  • Cobertura de bolo: misture iogurte grego com açúcar de confeiteiro e baunilha para fazer uma cobertura cremosa e deliciosa para o seu bolo favorito. A textura é parecida com a textura de cobertura de cream cheese americana.

Dicas e truques para usa-lo em suas receitas

Aqui estão algumas dicas e truques para ajudá-lo a usar o iogurte grego em suas receitas de maneira criativa e deliciosa:

  • Escolha a versão integral e sem açúcar para obter um sabor mais rico e cremoso.
  • Adicione ervas e especiarias para dar sabor. Experimente adicionar sal, salsão cortado bem fininho, coentro, cominho ou pimenta caiena. Para um dip de iogurte fácil e saudável. Mergulhe palitos de cenoura nessa mistura saborosa.
  • Frutas frescas, como morangos ou mirtilos, é uma ótima adição para obter um toque de doçura natural.

Aprenda á fazer um delicioso grego caseiro e aproveite para fazer uma fácil e maravilhosa hoje mesmo:

Como fazer iogurte grego em casa com 1 litro de leite e um pouco de paciência você terá o mais gostoso, mais barato e feito em casa.

Salada de Frutas com Iogurte essa receita é clássica. Mande embora os dias de calor com essa sobremesa deliciosa.

Pão De Iogurte Integral – Super Macio E Saboroso – Receita do Blog A Casa Encantada


Em resumo, o iogurte grego é um ingrediente versátil e saudável que pode ser usado em uma variedade de receitas, desde pratos salgados até sobremesas deliciosas. Com sua textura cremosa e alto teor de proteína, o iogurte grego é uma alternativa excelente e saudável ao creme azedo em receitas salgadas, além de ser um ingrediente versátil para molhos e marinadas. Para incorporar essa opção saudável e deliciosa em sua culinária, confira algumas ideias criativas de receitas. Experimente preparar algumas delas e desfrute de refeições incrivelmente saborosas.

Olá, eu sou a Emy, uma apaixonada por boa comida e por escrever! Venho de uma família onde cozinhar é um dom herdado há gerações. Quando não estou escrevendo, estou na cozinha, experimentando receitas deliciosas e criando pratos para amigos e familiares. Acredito que a comida é uma forma poderosa de conexão e expressão, e minha missão é compartilhar receitas, dicas e histórias culinárias que inspirem e unam as pessoas ♥

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça