Como fazer feijão…

Essa postagem é uma utilidade pública, já que a maioria ninguém nasceu com uma colher ou um fouet na mão e tem coisas que nos dá nos nervos só de pensar “Oi?! Preciso fazer?”.
Já escutei de amigas e leitoras “Comoooo eu faço um bom feijão”, então vamos lá, hoje ensinarei fazer o feijão básico/clássico:

Como fazer feijão

Como fazer feijão

Essa técnica serve para qualquer tipo de feijão, mas eu tenho uma queda pelo fradinho (oi?!), acho ele mais amanteigado e suave. Mas é gosto meu, a senhora pode amar o feijão branco (eu gosto do branco, agora o cliente vip é outra história…).

A primeira regra: Comprar um produto de boa qualidade. Muitas vezes nos arriscamos por causa do valor e dentro do pacote, existe mais sujeira do que o produto principal, o feijão. Então, cuidado de levar o barato, porque sai caro (não estamos nesse mundo para jogar comida fora, viu?!).

Comprou?

Agora senta na mesa, pegue um pano de prato limpo (para não espalhar os grãos pela casa) e começa a escolher um por um, separando os bons dos ruins e evitando uma bela surpresa no almoço ou no jantar (isso não lembra a cena da vovó?). Depois coloque a quantidade de feijão desejada pela senhora em uma panela com água que normalmente é o dobro de água para quantidade exata de feijão que vai para panela e deixe de molho por 2 horas. Agora esquente a água, tampe, deixe ferver por 3 minutos e espere esfriar. Troque a água e coloque para cozinhar.
Por que isso?
Aprendi com uma nutricionista que essa técnica evita gases, depois de se deliciar com o maravilhoso feijão.
Para cozinhar o feijão mais rápido, utilize a panela de pressão, que cozinha durante 30 minutos e não adianta contar quando colocou no fogo, só depois que a panela pegou a pressão.
Passou os 30 minutos?
Desligue o fogo e espere sair toda pressão da sua panela e ai sim você abre a panela para o próximo passo, mas “oi, eu não quero usar a panela de pressão”…
Você pode cozinhar também na panela comum “nossa de todos os santos dias”, mas demora de uma hora a uma hora e meia (dependendo da qualidade) para o feijão ficar pronto.

Feijão está cozido, vamos temperar?

Pegue a frigueideira, leve-a ao fogo, coloque um fio de óleo, bastante cebola cortadinha e refogue até ficar dourada. Adicione alho picado, pimenta do reino e sal, deixe cozinhando por no máximo 2 minutos  e coloque duas conchas de feijão cozido, deixe cozinhando durante alguns minutos para pegar bem o gosto do tempero.
Claro, quem gosta do gosto do bacon no feijão, deixo duas dicas: a primeira é adicionar o couro do bacon no feijão quando levar o feijão para cozinhar e quem quiser gosto “bacon master” adicione alguns pedaços de bacon bem cortadinhos na frigideira e deixe dourar antes de adicionar outros temperos.

Pronto, o tempero está pronto, como eu faço para temperar o resto do feijão que ficou na panela?

Jogue esse tempero dentro da panela que está o feijão cozido, mexa bem e leve ao fogo. Deixe cozinhando por mais 10 minutos (não precisa colocar a tampa), mexendo algumas vezes. Esse procedimento serve para temperar e engrossar o caldo do feijão.

Uma dica da mamãe: Mamãe fazia um pouco diferente, na hora de temperar, ela esmagava com o garfo alguns grãos de feijões cozidos e misturava no tempero, depois, jogava na panela e espera engrossar o caldinho.

Quero congelar, o que eu faço?

Fez o pacote todo, só que é para o almoço e jantar da semana?

Não tempere o feijão. Depois que cozinhou, espere esfriar, coloque em sacos ou potes e congele. Quando for utilizar, um dia antes tire o saco ou o pote do freezer, coloque na geladeira e espere descongelar, agora sim, a senhora pode temperar o seu feijão para ser servido para família com aquele jeitinho que foi feito na hora.

Qual o tempo?

Dizem que pode ficar congelado até doze meses, mas acredito que qualquer casa, consuma meio (ou um) quilo de feijão por um mês, então, não se preocupe. Apenas coloque uma etiqueta informando a data que você fez e consumir até dia tal. Para não perder o controle dos seus congelados.

Pronto, agora acabamos com o mistério de como é fazer um bom feijão.

Se você gostou dessa Receita Como fazer feijão…, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.

10 comentários para “Como fazer feijão…”

  1. Ei amiga!!
    Casadinha de nova estas dicas vão correndo para o meu caderninho de receitas…Só vai faltar agora eu aprender a fazer um arroz soltinho porque o feijão acho que agora não tenho mais como errar!!!kkk
    beijinhos

  2. oii! sou fã de suas receitas. Uma dica, eu aprendi com minha mãe que antes de colocar os feijões de molho devemos ensaboar as mãos e lavar os feijões, em seguida enxagua-los muito bem, até que estejam sem residuos de sabão. Ai então, coloque-os de molho.
    bjk
    bjk

  3. Nana, também gosto desse feijão, que é “fradinho” em Sampa, é “feijão-de-corda” na Bahia, “black-eyed peas” ou “pinto beans” nos EUA
    mas para mim o feijão mais gostoso é o carioquinha, que de carioca não tem nada, é uma espécie desenvolvida no Estado de São Paulo, mais precisamente em Campinas, deram esse nome por ser riscadinho e lembrar as calçadas de Copacabana, vc acha?

    gosto muito do feijão jalo, lembra a infância na casa da minha avó

    Antigamente, freiras não consumiam feijão para evitar o aumento da libido. Já ouvi falar disso?…hehe… só se ‘pum’ dá tesão!…kkkk

    vc faz feijão do jeitinho que eu faço!

    beijo
    Ju

  4. Vixe, Nana, parece até que vc adivinhou meus pensamentos. De fato, ODEIO fazer feijão (acho que pq tenho medo da panela de pressão e acabo usando a de ferro fundido que demora muuuuito). Enfim, como não gosto, nunca fica bom. Sobra pra minha ajudante fazer e congelar.
    Mas, esses segredinhos queridíssimos eu não conhecia, por isso vou tomar coragem e fazer feijão amanhã mesmo.
    Obrigada, flor! Sou sua fã.

  5. Nana do céu e se eu disser que aqui vão 4 quilos por mês, você crê?
    Isso é resultado de ter 3 Machos(cados)em casa que A D O R A M feijão, até com macarrão…KKKKK!
    Postei a foto do meu primogênito, passa lá pra ver se é um gatão como eu acho que é…Bjos!

  6. Oi Nana!

    Conheci seu blog hoje e achei muito lindo! A minha filha têm 9 meses (fará agora dia 15/06) se Deus quiser. Apesar de ser muita responsabilidade e ocupar bastante o nosso tempo, ser mamãe é algo inexplicável e que não têm comparação a nada neste mundo. Mas agora estou voltando a comentar e visitar os blogs e encontrei o seu enquanto visitava outros sites relacionados a mamães e vida família.

    Quando você tiver um tempinho, visite o meu blog também. Lá escrevo (e vendo) sobre vestidos infantil sofisticados, e moda em geral para crianças.

    Bjos!
    Ana Paula
    anadantas@eroupasdebebe.com
    http://www.eroupasdebebe.com

    Bjs
    Ana Paula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *