Como fazer feijão…

- Categoria: Receitas

Essa postagem é uma utilidade pública, já que a maioria ninguém nasceu com uma colher ou um fouet na mão e tem coisas que nos dá nos nervos só de pensar “Oi?! Preciso fazer?”.
Já escutei de amigas e leitoras “Comoooo eu faço um bom feijão”, então vamos lá, hoje ensinarei fazer o feijão básico/clássico:

Como fazer feijão

Como fazer feijão

Essa técnica serve para qualquer tipo de feijão, mas eu tenho uma queda pelo fradinho (oi?!), acho ele mais amanteigado e suave. Mas é gosto meu, a senhora pode amar o feijão branco (eu gosto do branco, agora o cliente vip é outra história…).

A primeira regra: Comprar um produto de boa qualidade. Muitas vezes nos arriscamos por causa do valor e dentro do pacote, existe mais sujeira do que o produto principal, o feijão. Então, cuidado de levar o barato, porque sai caro (não estamos nesse mundo para jogar comida fora, viu?!).

Comprou?

Agora senta na mesa, pegue um pano de prato limpo (para não espalhar os grãos pela casa) e começa a escolher um por um, separando os bons dos ruins e evitando uma bela surpresa no almoço ou no jantar (isso não lembra a cena da vovó?). Depois coloque a quantidade de feijão desejada pela senhora em uma panela com água que normalmente é o dobro de água para quantidade exata de feijão que vai para panela e deixe de molho por 2 horas. Agora esquente a água, tampe, deixe ferver por 3 minutos e espere esfriar. Troque a água e coloque para cozinhar.
Por que isso?
Aprendi com uma nutricionista que essa técnica evita gases, depois de se deliciar com o maravilhoso feijão.
Para cozinhar o feijão mais rápido, utilize a panela de pressão, que cozinha durante 30 minutos e não adianta contar quando colocou no fogo, só depois que a panela pegou a pressão.
Passou os 30 minutos?
Desligue o fogo e espere sair toda pressão da sua panela e ai sim você abre a panela para o próximo passo, mas “oi, eu não quero usar a panela de pressão”…
Você pode cozinhar também na panela comum “nossa de todos os santos dias”, mas demora de uma hora a uma hora e meia (dependendo da qualidade) para o feijão ficar pronto.

Feijão está cozido, vamos temperar?

Pegue a frigueideira, leve-a ao fogo, coloque um fio de óleo, bastante cebola cortadinha e refogue até ficar dourada. Adicione alho picado, pimenta do reino e sal, deixe cozinhando por no máximo 2 minutos  e coloque duas conchas de feijão cozido, deixe cozinhando durante alguns minutos para pegar bem o gosto do tempero.
Claro, quem gosta do gosto do bacon no feijão, deixo duas dicas: a primeira é adicionar o couro do bacon no feijão quando levar o feijão para cozinhar e quem quiser gosto “bacon master” adicione alguns pedaços de bacon bem cortadinhos na frigideira e deixe dourar antes de adicionar outros temperos.

Pronto, o tempero está pronto, como eu faço para temperar o resto do feijão que ficou na panela?

Jogue esse tempero dentro da panela que está o feijão cozido, mexa bem e leve ao fogo. Deixe cozinhando por mais 10 minutos (não precisa colocar a tampa), mexendo algumas vezes. Esse procedimento serve para temperar e engrossar o caldo do feijão.

Uma dica da mamãe: Mamãe fazia um pouco diferente, na hora de temperar, ela esmagava com o garfo alguns grãos de feijões cozidos e misturava no tempero, depois, jogava na panela e espera engrossar o caldinho.

Quero congelar, o que eu faço?

Fez o pacote todo, só que é para o almoço e jantar da semana?

Não tempere o feijão. Depois que cozinhou, espere esfriar, coloque em sacos ou potes e congele. Quando for utilizar, um dia antes tire o saco ou o pote do freezer, coloque na geladeira e espere descongelar, agora sim, a senhora pode temperar o seu feijão para ser servido para família com aquele jeitinho que foi feito na hora.

Qual o tempo?

Dizem que pode ficar congelado até doze meses, mas acredito que qualquer casa, consuma meio (ou um) quilo de feijão por um mês, então, não se preocupe. Apenas coloque uma etiqueta informando a data que você fez e consumir até dia tal. Para não perder o controle dos seus congelados.

Pronto, agora acabamos com o mistério de como é fazer um bom feijão.

Se você gostou dessa Receita Como fazer feijão…, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.