Aprenda a como fazer Feijão em Casa - receita caseira para o dia a dia!
ABC da Cozinha,  Acompanhamentos,  Almoço ou Jantar da semana,  Brasil,  Carnaval,  Comemorações e Festas,  Dia das Mães,  Dia dos Pais,  Estações,  Inverno,  Outono,  Países,  Primavera,  Receitas,  Verão

Aprenda a como fazer Feijão

Essa postagem de “como fazer feijão” é uma utilidade pública, já que a maioria ninguém nasceu com uma colher ou um fouet na mão.

Vamos combinar?

Tem coisas que nos dá nos nervos só de pensar e como já escutei de amigas/leitoras “me ensina como fazer um bom feijão”, então vamos lá, hoje ensinarei a preparar um feijão básico e clássico delicioso.

Vamos para a cozinha?

 

Aprenda a como fazer Feijão em Casa – receita caseira para o dia a dia!

Aprenda a como fazer Feijão em Casa - receita caseira para o dia a dia!

 

A primeira regra de como fazer feijão:

 

Compre um produto de boa qualidade.

Muitas vezes nos arriscamos por causa do valor e dentro do pacote, existe mais sujeira e bichos do que feijão. Então cuidado, levar o barato sempre sai caro e não estamos nesse mundo para jogar comida fora, viu?!

Comprou?

Agora senta na mesa, pegue um pano de prato limpo para não espalhar os grãos pela casa e começa a escolher um por um, separando os bons dos ruins e evitando uma bela surpresa no almoço ou no jantar (isso não lembra a cena da vovó quando você era criança?).

 

A segunda regra é:

 

Deixe o feijão de molho por pelo menos 12 horas, sempre trocando a sua água nesse período. Isso ajuda a diminuir o tempo de cozimento e eliminar as substâncias que dão gases e indigestão.

Quando estiver de molho, juntou bastante espuma branca na parte de cima?

É a hora de trocar a água do molho, escorra os grãos usando uma peneira e lave-os em água corrente. Confesso que deixo de molho por 24 horas, foi o modo que deu menos gases na nossa família. 

Ah, se algum grão de feijão boiar enquanto estiver de molho, descarte.

Para evitar o desconforto, também troco três vezes as primeiras águas do cozimento, assim, não dando chance ao fitato e oxalato do feijão.

 

A terceira regra é:

 

Para cozinhar o feijão mais rápido, utilize a panela de pressão!

Coloque o dobro de água para a quantidade exata de feijão na panela, feche a panela, leve  para o fogo e quando pegar ela pressão, deixe cozinhando por 30 minutos.

Desligue o fogo e espere sair toda pressão da sua panela.

“Eu não quero usar a panela de pressão”

Aqui em casa não temos panela de pressão, então demora um pouco mais para cozinhar, normalmente de uma hora e meia para duas horas para ficar pronto (tudo dependerá da qualidade do grão).

 

A quarta regra é:

 

Feijão está cozido e agora chegou o momento para temperar: pegue a frigideira e leve-a ao fogo com um fio de óleo ou azeite. 

Depois refogue com cebola e um a dois dentes de alhos. 

Coloque duas conchas de feijão, tempere com sal, pimenta-do-reino e cozinhe por alguns minutos, para pegar bem o gosto do tempero. Depois esmague alguns grãos, coloque novamente na panela com o restante do feijão cozido, mexa bem e leve novamente ao fogo.

Deixe cozinhando por mais 10 minutos (não precisa colocar a tampa), mexendo algumas vezes para não queimar o fundo.

Depois é só servir.

 

Não é regra, mas ajuda a deixar o feijão mais gostoso:

 

Antes de fechar a panela de pressão, coloque o couro do bacon, algumas fatias de linguiça e duas folhas de louro para dar sabor.  Aproveite para fritar alguns pedacinhos de bacon antes de colocar a cebola e o alho para temperar o feijão.

 

E para congelar, como faço?  Fez o pacote todo de feijão e agora quer congelar em porções para servir no almoço ou jantar da semana?

Apenas não tempere o feijão.

Depois que cozinhou, espere esfriar, coloque em sacos ou potes. Etiquete com a data que foi feito, a data que foi congelado e a data validade.

Leve para congelar e quando for utilizar, um dia antes tire o saco ou o pote do freezer, coloque na geladeira e espere descongelar.

Agora sim, a senhora pode temperar o seu feijão para ser servido para família com aquele jeitinho que foi feito na hora.

Qual o tempo da validade?

Dizem que pode ficar congelado até doze meses, mas acredito que qualquer casa, consuma meio (ou um) quilo de feijão por um mês, então, não se preocupe.

Apenas coloque uma etiqueta informando a data que você fez e consumir até dia tal. Para não perder o controle dos seus congelados.

Pronto, agora acabamos com o mistério de como é fazer um bom feijão.

 

Aprenda a como fazer Feijão em Casa - receita caseira para o dia a dia!

Feijão Cozido
 
Tempo de Preparo
Tempo Cocção
Tempo Total
 
Autor:
Tipo de Receita: Acompanhamento | Almoço
Ocasião: Aprenda a fazer um Feijão delicioso em casa para a família.
Dificuldade: Médio
Ingredientes
  • 500 gramas de feijão
  • 2 folhas de louro
  • Couro do bacon - opcional
  • 1 cebola picadinha
  • 3 dentes de alho amassados
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • azeite ou óleo quanto baste
Modo de Preparo
  1. Escolha o feijão e em uma vasilha, deixe os grãos de molho por vinte quatro horas, sempre trocando a sua água nesse período, principalmente quando ficar cheia de espuma na parte de cima.
  2. Descarte a água do molho, coloque os grãos para cozinhar em fogo alto em uma panela cheia de água.
  3. Quando começar a ferver, retire do fogo e escorra a água.
  4. Coloque água quente no feijão e leve para cozinhar novamente, repita esse processo de duas a três vezes.
  5. Na quarta vez, escorra e complete o feijão com água quente, adicione as folhas de louro e couro de bacon.
  6. Cozinhe por mais ou menos 2 horas ou até que os grãos ficarem macio em panela normal ou trinta minutos em uma panela de pressão.
  7. Quando a água do feijão começar a secar, adicione mais água quente - para não quebrar o cozimento, não deixar duro os grãos e nem queimar por falta de caldo.
  8. No final, tempere o feijão!
  9. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho com um pouco de azeite ou óleo.
  10. Amasse alguns grãos de feijão, tempere com sal e pimenta e coloque na panela com o restante dos grãos do feijão.
  11. Cozinhe por mais 5 a 10 minutos, até o caldo engrossar.
  12. Sirva em seguida.

Aprenda a como fazer Feijão em Casa - receita caseira para o dia a dia!

 

Aproveite e veja mais quatro receitas deliciosas para servir com esse feijão temperadinho:

 

 

Ou clique aqui e veja todas as receitas para o almoço ou jantar da semana já publicadas no Manga com Pimenta.

 

Gostou dessa Postagem Aprenda a como fazer Feijão? Compartilhe nas suas mídias sociais. Não esqueça de seguir o Manga com Pimenta nas Redes Sociais. Fez essa receita? Marque no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e também marque @blogmangacompimenta, adoramos ver as fotos e resultados :)

Participe da Comunidade do Manga com Pimenta do Google+. Clique aqui ! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e até prosear um pouco. Também siga o meu perfil no Pinterest. Ah, inscreva-se no Youtube – clique aqui, toda segunda-feira tem episódio novo :)

 

Aprenda a como fazer Feijão em Casa - receita caseira para o dia a dia!

10 Comentários

  • elizangela

    Ei amiga!!
    Casadinha de nova estas dicas vão correndo para o meu caderninho de receitas…Só vai faltar agora eu aprender a fazer um arroz soltinho porque o feijão acho que agora não tenho mais como errar!!!kkk
    beijinhos

  • Wlady

    oii! sou fã de suas receitas. Uma dica, eu aprendi com minha mãe que antes de colocar os feijões de molho devemos ensaboar as mãos e lavar os feijões, em seguida enxagua-los muito bem, até que estejam sem residuos de sabão. Ai então, coloque-os de molho.
    bjk
    bjk

  • Jussara Gehrke

    Nana, também gosto desse feijão, que é “fradinho” em Sampa, é “feijão-de-corda” na Bahia, “black-eyed peas” ou “pinto beans” nos EUA
    mas para mim o feijão mais gostoso é o carioquinha, que de carioca não tem nada, é uma espécie desenvolvida no Estado de São Paulo, mais precisamente em Campinas, deram esse nome por ser riscadinho e lembrar as calçadas de Copacabana, vc acha?

    gosto muito do feijão jalo, lembra a infância na casa da minha avó

    Antigamente, freiras não consumiam feijão para evitar o aumento da libido. Já ouvi falar disso?…hehe… só se ‘pum’ dá tesão!…kkkk

    vc faz feijão do jeitinho que eu faço!

    beijo
    Ju

  • Adda

    Vixe, Nana, parece até que vc adivinhou meus pensamentos. De fato, ODEIO fazer feijão (acho que pq tenho medo da panela de pressão e acabo usando a de ferro fundido que demora muuuuito). Enfim, como não gosto, nunca fica bom. Sobra pra minha ajudante fazer e congelar.
    Mas, esses segredinhos queridíssimos eu não conhecia, por isso vou tomar coragem e fazer feijão amanhã mesmo.
    Obrigada, flor! Sou sua fã.

  • Lourdes Sabioni

    Nana do céu e se eu disser que aqui vão 4 quilos por mês, você crê?
    Isso é resultado de ter 3 Machos(cados)em casa que A D O R A M feijão, até com macarrão…KKKKK!
    Postei a foto do meu primogênito, passa lá pra ver se é um gatão como eu acho que é…Bjos!

  • Roupas de Bebe

    Oi Nana!

    Conheci seu blog hoje e achei muito lindo! A minha filha têm 9 meses (fará agora dia 15/06) se Deus quiser. Apesar de ser muita responsabilidade e ocupar bastante o nosso tempo, ser mamãe é algo inexplicável e que não têm comparação a nada neste mundo. Mas agora estou voltando a comentar e visitar os blogs e encontrei o seu enquanto visitava outros sites relacionados a mamães e vida família.

    Quando você tiver um tempinho, visite o meu blog também. Lá escrevo (e vendo) sobre vestidos infantil sofisticados, e moda em geral para crianças.

    Bjos!
    Ana Paula
    [email protected]
    http://www.eroupasdebebe.com

    Bjs
    Ana Paula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avalie esta receita:  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.