Aprenda a fazer Massa integral e Ravioli Caseiro {Receitas do Bem}

Gente, antes de partimos para Receita de Massa integral e Ravioli Caseiro, quero explicar algo bem básico sobre a farinha integral:

“Qual a diferença sobre a farinha branca e a integral?

A diferença está na quantidade de nutrientes e fibras na farinha integral. A farinha branca passa por um processo de refinamento que elimina grande parte de seus nutrientes, já a farinha integral, não passa por esse processo e preserva seus nutrientes, que incluem proteínas, minerais, vitaminas e fibras.

Suas calorias?

A farinha integral tem a mesma quantidade de calorias que a farinha branca, a diferença é que a farinha integral promove o bom funcionamento intestinal, aumenta a saciedade e reduz os níveis de colesterol e glicose no sangue.

As propriedades nutricional?

Na farinha integral é possível encontrar as vitaminas B1, B6, magnésio, selênio, zinco, enquanto que na farinha branca não há a presença desses nutrientes.

No entanto, a farinha branca também tem seus benefícios. Para praticantes de exercícios físicos, o seu consumo é recomendado antes de um treino ou competição, já que fornecem mais energia, e são absorvidas mais rapidamente pelo organismo.

Posso fazer produtos usando apenas a farinha integral?

Se você deseja um pão ou uma massa dura, pesada e seca, claro que pode.

Para evitar que isso não aconteça com seu pão ou massa, o ideal é sempre usar 1 parte de farinha integral e 2 de farinha branca.”– Informação nutricional daqui.

No caso das minhas receitas, tento colocar mais farinha integral (60%) e menos farinha branca (40%), normalmente o meu pão fica um pouco mais pesado, porém, continua macio.

Então parem com comentários, “mas se tem farinha branca, porque é integral?”, pelo simples fato de cocção. Se você quer comer um pão integral macio no lugar de um “tijolo”, use  farinha branca na sua receita, esse é o segredo.

Porém, a receita de hoje foi feita com 100% de farinha integral. Vamos lá:

Massa integral e Ravioli Caseiro

Aprenda a fazer Massa integral e Ravioli Caseiro


Receita da Massa daqui, e sim, já fiz essa lasanha :) porém, a foto ficou feita e não publiquei no blog.
Ingredientes

165g de farinha de trigo integral – aproximadamente 1 1/2 xícara de chá
2 ovos
sal a gosto

Modo de preparo

Misture a farinha integral e o sal, acrescente os ovos e misture até formar uma bola e a massa soltar da sua mão.

Caso a massa fique enfarinhada, adicione uma colher de sopa de água até a massa ficar firme.

Caso a massa fique muito liquida, adicione aos poucos mais farinha até ela se soltar da sua mão.

Eu faço essa mistura na mão, mas para quem tiver e quiser, pode usar um processador para misturar a massa. Use a tecla pulsar.

Trabalhe a massa durante 5 minutos em uma superfície enfarinhada, cubra com filme plástico e deixe descansando por 30 minutos.

Quem tiver Maquina de Macarrão – Cilindros para Massas, use-a para abrir a sua massa :)

É o meu sonho de consumo, mas quando não surge $$$, abro na mão mesmo, usando um rolo de massa.

Dá um pouco de trabalho, dá sim senhor(a), mas aproveite e faça exercícios, olha que coisa boa!!! Adeus músculo do tchau (oi?!).

Costumo abrir a massa em pedaços médios até ficarem com uma espessura de mais ou menos 0,2 cm (espessura de uma moeda) e para quem quiser fazer lasanha, só cortar em quadrados com uma faca.

Para os Raviolis, você abrirá duas massas, reservando a primeira.

Aprenda a fazer Massa integral e Ravioli Caseiro
Aprenda a fazer Massa integral e Ravioli Caseiro

Na segunda massa, coloque o recheio de sua preferência, no nosso caso foi queijo, batata e presunto. Eu sei, presunto faz mal, principalmente para quem tem pressão alta e blá blá blá, porém o marido ama e tinha em casa.

Fui liberada pela nutricionista a comer uma vez por semana essas tranqueiras :)

Passe água em volta da massa e cubra com a massa reserva. Pressione bem as duas massas com a mão e com um copo, você cortará seus raviolis.

Feche a massa com um garfo e leve para cozinhar em água fervente.

Quando os raviolis subirem, é porque estão pronto.

Agora é só mergulhar no molho de tomate e servir!

Ps.: sim, a massa fica pesada e é bem estranho para o paladar no começo, depois você se acostuma!! Isso eu sinto com macarrão integral industrializado ou caseiro, não tem diferença, ok?!

Atenção: se você está com algum problema de saúde, procure um médico e uma nutricionista, para tratar e ter uma dieta personalizada. Aqui eu dou apenas dicas para você melhorar a sua alimentação, conforme as dicas da minha nutricionista.

Se você gostou dessa postagem Aprenda a fazer Massa integral e Ravioli Caseiro {Receitas do Bem}, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.

5 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça