20 RECEITAS DE SOBREMESA PARA A CEIA DE NATAL E FESTAS DE ANO NOVO

20 receitas de sobremesa para a ceia de natal

Enfim chegou a hora de brilhar com a sobremesa para a ceia de natal.

Final de ano é época de reunir a família e comemorar o ano que passou ao redor de uma mesa farta. Tanto no Natal como também no Ano Novo as melhores sobremesas são o ponto alto.

A tradição do Natal vem bem antes da ceia, reunir a família para preparar as receitas para a festa inicia dias antes e isso é muito especial, cada receita pensada e preparada pelo coletivo já é uma celebração.

As tradições mudam de família para família. Seja se reunindo para preparar toda a comida da ceia ou até mesmo cada um em sua casa trazendo para a reunião familiar um prato prontinho para decorar a mesa de natal, sabemos que a sobremesa de natal normalmente pode ser preparada com antecedência. Prepare na noite anterior assim sobra mais tempo para você se arrumar para a grande celebração em família.

Nessa seleção de 20 sobremesas para a ceia de natal todas as receitas podem ser preparadas na noite anterior.

Mousses e Gelatinas

Essas sobremesas de natal são um 10/10. Não há quem não goste de Mousse ou de Gelatina.

As crianças geralmente atacam as gelatinas coloridas da mesa da ceia. Não tem como errar.

Tanto as receitas de mousse como as receitas de gelatina podem ser preparadas com até 2 dias de antecedência. Então se você ficou responsável por mais de uma receita aposte nessa facilidade de preparar com antecedência, sobrando assim mais tempo para você se dedicar as outras receitas na véspera do natal.

Gelatinas especiais

Gelatina com Guaraná - sobremesa para qualquer ocasião!
Gelatina colorida
Com essa receita de gelatina da para brincar bastante. Se você estiver preparando para o natal Escolha as gelatinas de cor verde e vermelha, já para a festa de ano novo, use gelatinas de cor amarela.
Gelatina colorida – Receita aqui
Receita de Pudim de Gelatina - uma sobremesa econômica e fácil de fazer para os dias de festa.  
Gelatina com guaraná
Essa receita tem duas opções. Você pode prepara-la em camadas ou escolher um só sabor de gelatina e servir em tacinhas.
Gelatina com guaraná – Receita aqui

Dicas para o sucesso da sua gelatina:

  • Vai preparar com antecedência a sobremesa para a ceia de natal? Não se esqueça de antes de levar para a geladeira é necessário tampar o recipiente para que não transfira para sua sobremesa qualquer cheiro da sua geladeira.
  • Otimize sua sobremesa para a ceia. Se a festa não será em sua casa pergunte para o anfitrião se terá por exemplo potinhos suficiente para todos os convidados. Caso não tenha pense em preparar em porções individuais com recipientes descartáveis.
  • Todas as sobremesas de gelatina servem até 6 pessoas, multiplique sua receita conforme o numero de pessoas que comparecerão a ceia de natal.

Mousses tradicionais

Receita de Creme Mousse de Limão Fácil - Prepare uma sobremesa rápida, fácil e gostosa!
Mousse de maracujá
Receita super simples de liquidificador. Coloque todos os ingredientes juntos no liquidificador e veja a mágica acontecer. Para um sabor mais pronunciado de maracujá utilize a polpa ou o suco concentrado de maracujá.
Mousse de maracujá – Receita aqui
Receita de Mousse de Maracujá - um doce que pode ser servido em qualquer ocasião ou comemoração.
Mousse de Limão Fácil
Prepare uma sobremesa rápida, fácil e gostosa!
Mousse de limão fácil – Receita aqui
Receita de Creme Mousse de Limão Fácil - Prepare uma sobremesa rápida, fácil e gostosa!

Algumas dicas para a mousse perfeita:

  • No caso das mousses preparadas com suco, bata bem os ingredientes para que fique homogêneo e ao solidificar não crie camadas com o suco de frutas e os outros cremes da receita.
  • Já a mousse de chocolate o que garante o aerado são as claras batidas em neve. Nesse caso é importante misturar os ingredientes com bastante delicadeza para que a mistura de chocolate não acabe com as bolhas de ar formados na clara. Uma dica é sempre misturar ao creme de chocolate 1/4 da clara em neve e só depois vá emulsionando o restante sempre com movimentos circulares com o fouet de baixo para cima.
  • Para essas receitas de sobremesa para a ceia de natal vale a mesma dica das gelatinas, entre em contato com o anfitrião da festa para descobrir a melhor forma de servir a sobremesa, em potinhos individuais ou em uma travessa bem charmosa para que cada participante da festa do natal se sirva a vontade.

Pavê a sobremesa que não pode faltar na ceia de natal

Receita Pavê de Bolacha Maria - sobremesa fácil para o final de semana ou para as festas de final de ano!

Sim! Pavê já é de longe a sobremesa mais preparada nas ceias de natal. Travessas com o doce, sempre decorado com muito carinho para que seja uma sobremesa de festa desejada por toda a família.

Sem contar que esse tipo de receita pode ser preparada com bastante antecedência. Sendo assim sobra mais tempo para você se dedicar a outras programações na véspera do natal. Todas as receitas de pavê que temos por aqui são super fáceis de preparar. Não se esqueça de dar uma checada nos ingredientes para ver se tem tudo em casa antes de preparar a receita. Supermercado no final de ano costuma ser sinônimo de filas intermináveis no caixa. Como a maioria dos ingredientes não são perecíveis você pode garantir com bastante antecedência deixando assim os poucos alimentos perecíveis para garantir no hortifruti perto de sua casa.

Pavê de limão
Esse pavê de limão é super fácil. o creme não vai ao fogo e o biscoito de maizena não precisa ser embebido, vai direto em contato com o creme. No entanto é necessário lembrar que as raspas de limão para finalizar devem ser adicionadas somente na hora de servir para evitar o amargor.
Pavê de limão – Receita aqui
Receita de Pavê de Limão - um doce delicioso, fácil de fazer e não vai ao fogo.
Pavê de maracujá
Esse pavê de maracujá é muito fácil de fazer. Utilize no ligar dos biscoitos bolo esfareladinho entre as camadas de creme. Você pode utilizar um bolo pronto de supermercado ou preparar você mesmo. Essa receita fica um charme em potinhos individuais transparentes mostrando suas camadas em tons de amarelo.
Pavê de maracujá – Receita aqui
Pavê de Maracujá | Prepare essa sobremesa para toda família!
Pavê de pêssego
Esse pavê tem um quê de sobremesa elaborada. Fatias de bolo no lugar do biscoito champagne, creme de gemas e um doce de pêssego caseiro que vai arrancar muitos suspiros na mesa de natal.
Pavê de pêssego – Receita aqui
Receita de Bolo Pavê de Pêssego - prepare uma sobremesa com gostinho de comida de mãe.
Pavê de bolacha Oreo ou negresco
Escolha o biscoito que você mais gosta para preparar esse pavê. A receita pede que você abra os biscoitos e misture o recheio ao creme, isso fará com que o sabor do recheio permaneça no creme. Essa receita é perfeita se você tem muitos adolescentes na ceia de natal. Eles adoram esse sabor!
Pavê de Oreo ou Negresco – Receita aqui
Receita de Pavê de Negresco ou Oreo - uma sobremesa deliciosa para servir no final de semana!
Pavê de Bolacha Maria
Sobremesa fácil para o final de semana ou para as festas de final de ano!
Pavê de bolacha maria – Receita aqui
Receita Pavê de Bolacha Maria - sobremesa fácil para o final de semana ou para as festas de final de ano!

Tortas e Pudins

torta de maracujá e chocolate - uma receita perfeita de sobremesa para a ceia de natal

As tortas tem beleza. Uma sobremesa magestosa na mesa de sobremesa de natal e em todas as festas de finais de ano. Sirva sobre uma boleira de pé alto que ela vai se destacar. Como tudo nas festas de final de ano adicione praticidade a mesa servindo a torta ou o pudim já em fatias. Tanto os pudins como as tortas podem ser feitos com antecedência. Para manter a massa crocante não prepare as tortas com muita antecedência. Na noite anterior é o tempo perfeito para que isso não aconteça.

Pudins

O tradicional pudim de leite condensado
O mais tradicional pudim de leite condensado. Seja o seu queridinho o pudim com ou sem furinhos essa receita é para você. Com a diferença de que se você preferir o pudim sem furinhos aguarde 15 minutos depois de bater no liquidificador e coe a mistura ao levar para a forma. Quanto menos ar, melhor.
Pudim de Leite condensado – Receita aqui
Receita de Pudim de Leite Condensado - uma sobremesa clássica e deliciosa para os dias comuns e para os dias de festa.
pudim
Uma combinação perfeita de banana com morango para preparar uma deliciosa sobremesa.
Pudim de banana – Receita aqui
Receita de Pudim Vermelho de Banana - uma combinação de banana com morango para preparar uma deliciosa sobremesa.

Tortas que enfeitam a mesa da ceia de Natal e Ano Novo

Torta de Biscoito com chocolate
Torta de chocolate crocante por conta dos biscoitos de maizena e com um ganache super saboroso de chocolate. Uma receita de apenas 3 ingredientes e super fácil de fazer.
Torta de Biscoito – Receita aqui
Torta de Biscoito e Chocolate - Essa sobremesa é super rápida de fazer, uma delícia de comer!
Torta de maracujá com chocolate
Outro clássico das tortas é essa combinação do azedo do maracujá e do chocolate. Sirva em uma boleira de pé alto bem bonita e se for preparar com antecedência deixe para decorar somente na hora de servir.
Torta de maracujá e chocolate – Receita aqui
torta de maracujá e chocolate - uma receita perfeita de sobremesa para a ceia de natal
Cheesecake de Maracujá
Prepare uma sobremesa deliciosa para as festas de Final de Ano.
Cheesecake de maracuja
Receita de Cheesecake de Maracujá - prepare essa sobremesa linda para as festas do final de ano ou para dias de comemorações. 
New York Cheesecake
O cheesecake tradicional e famoso de New York, sirva acompanhado de alguma compota ou frutas em calda.
New York cheesecake – Receita aqui
Receita do New York Cheesecake - para surpreender com a sobremesa daquele almoço especial.

Dicas para pudins e tortas feitos com antecedência:

  • Primeiramente vamos falar sobre as massas das tortas. Não troque quando pedido a manteiga da massa por margarina. Com isso você terá uma massa crocante e não esfarelenta caso prepare com antecedência.
  • Deixe para desenformar as tortas e pudins quando for servir. Se desenformar com muito tempo de antecedência corre o risco de algum esbarrão na geladeira acabar com a apresentação da sua sobremesa.
  • Prepare as fatias ou então use potinhos individuais para essas sobremesas. facilitar o corte de tortas e pudim impede um desastre na sua mesa de sobremesas.

Sobremesas super fáceis para a ceia de Natal

Agora a sugestão é aquele tipo de sobremesa fácil de fazer, que não dá nenhum trabalho.

Aproveite seu tempo na véspera de natal para preparar o prato principal que demanda mais etapas, se arrumar e cuidar da decoração da ceia. Essas apostas são de sobremesas super fáceis feitas em poucos minutos.

Bombom de uva
Seja em tacinhas individuais ou em uma grande travessa, essa receita é um sucesso. Bombom de uva é uma sobbremesa de brigadeiro com uvas verdes sem semente. Uma combinação que todo mundo ama e pode ser feita com antecedência.
Bombom de uva de travessa – Receita aqui
Receita de Bombom de Uva - prepare essa sobremesa deliciosa para as festas de final de ano! 
Doce de ovo maltine de colher
Essa sobremesa é perfeita para ser servida em mini tacinhas decoradas com ovomaltine
Ovomaltine de Colher
Receita de Doce de Colher Ovomaltine - de comer rezando, prepare para comemorar ou apenas para saborear em casa. 
Tacho de brigadeiro de colher
Essa sobremesa salta aos olhos de adultos e crianças. Sirva acompanhado de colheres descartáveis para que a festa ocorra em segurança. Você pode servir frio ou quente. Caso prefira quentinho aqueça e só depois decore com confeitos e granulado.
Tacho de brigadeiro de colher – Receita aqui
tacho de brigadeiro cremoso

Receita e foto do brigadeiro de colher acasaencantada

Extra! Rabanadas para o café da manhã

Eu amo o café da manhã do dia de natal e acho que rabanadas não pode faltar. Para aquecer no clima natalino o seu café da manhã do dia 25 prepare rabanadas.

Ufa! Foi uma lista e tanto de sobremesa para aa ceia de natal e todas as comemorações de final de ano. Espero que tenha ajudado a decidir qual será a sobremesa das suas festas para encerrar 2022.

Se preparou alguma dessas receitas, por favor, conte aqui nos comentários o que achou, as mudanças que fez e como a família reagiu. Aproveito para pedir que avalie com as estrelinhas o quanto foi útil! A participação de vocês é muito importante, é como um termômetro que nos ajuda medir o que postamos e o que podemos fazer de novo!

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça