Receita de Sopa Cremosa de Mandioca com Couve e Bacon - um prato quentinho para os dias frios!

Sopa Cremosa de Mandioca com Couve e Bacon

Se você está em busca de uma sopa saborosa e reconfortante para aquecer o corpo e a alma, não procure mais do que esta receita de sopa cremosa de mandioca, couve e bacon. Com a suavidade e a cremosidade da mandioca combinadas com o sabor defumado do bacon e o leve amargor da couve, esta sopa é a definição de conforto em uma tigela. Além de ser deliciosa, a sopa de mandioca, couve e bacon é fácil de preparar e é perfeita para servir em um jantar aconchegante ou em um dia frio. Neste post, vamos compartilhar uma receita simples e fácil de seguir para preparar esta sopa reconfortante em casa.

Posso dizer que sou uma pessoa feliz, basta esfriar um pouco para começar a fazer comidas quentinhas aqui em casa, um belo exemplo é essa deliciosa Sopa Cremosa de Mandioca com Couve e Bacon.

Aprenda aqui como descascar mandioca facilmente

Receita de Sopa Cremosa de Mandioca com Couve e Bacon - um prato quentinho para os dias frios!
Receita de Sopa Cremosa de Mandioca com Couve e Bacon - um prato quentinho para os dias frios!

Sopa Cremosa de Mandioca com Couve e Bacon

Nana – Manga com Pimenta
Um prato quentinho para os dias frios – Sopa Cremosa de Mandioca com Couve e Bacon.
5 para 1 voto
Preparo 15 minutos
Cozimento 1 hora
Prato Prato Principal, Sopas
Cozinha Caseira, Comfort Food
Porções 4 pessoas

Ingredientes
  

  • 1 quilo de mandioca – sem casca e cortada em pedaços
  • 2 litros de água – ou caldo de legumes
  • 1 unidade de cebola cortada em cubinhos
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 maço de couve cortado em tiras
  • 200 gramas de bacon – quem quiser, pode colocar mais
  • sal, pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
 

  • Em uma panela com bastante água e sal, cozinhe os pedaços de mandioca.
  • Quando os pedaços estiverem macios, quase desmanchando, apague o fogo.
  • Retire a mandioca da água e elimine as fibras do seu meio.
  • Usando um mixer ou liqüidificador, bata os pedaços de mandioca junto com a água do cozimento, até virar um creme.
  • Coloque a panela no fogo e frite os cubinhos de bacon com um pouco de azeite, até dourarem.
  • Em seguida, refogue a cebola e o alho.
  • Adicione o caldo batido e a couve cortada em tiras na panela.
  • Agora cozinhe por mais ou menos 10 minutos, corrija o sal, adicione a pimenta-do-reino e sirva em seguida.
Palavra-chave Bacon, Mandioca
Receita de Sopa Cremosa de Mandioca com Couve e Bacon - um prato quentinho para os dias frios!

Cozinhando a mandioca na pressão x em panela aberta

Independente do modo que você escolher para cozinhar a mandioca para essa sopa, saiba que ela ficar perfeita, pois é sem segredos, você irá cozinhar até ela estar mole suficiente para virar um purê.

O tempo de cozimento da mandioca pode variar dependendo da frescura e do tamanho da raiz de mandioca, bem como do método de cozimento utilizado. Em geral, a mandioca cozida na panela aberta leva um pouco mais de tempo do que a mandioca cozida na panela de pressão.

Para cozinhar a mandioca na panela aberta, siga os seguintes passos:

  1. Descasque a mandioca e corte em pedaços do tamanho desejado.
  2. Coloque a mandioca em uma panela com água suficiente para cobri-la.
  3. Leve a panela ao fogo médio-alto e deixe a água ferver.
  4. Reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe a mandioca por cerca de 30 a 40 minutos, ou até que fique macia.

Para cozinhar a mandioca na panela de pressão, siga os seguintes passos:

  1. Descasque a mandioca e corte em pedaços do tamanho desejado.
  2. Coloque a mandioca na panela de pressão e adicione água suficiente para cobri-la.
  3. Feche a panela de pressão e leve ao fogo alto.
  4. Quando a panela começar a chiar, reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe a mandioca por cerca de 10 a 15 minutos, ou até que fique macia. Não retire a pressão, deixe a pressão sair naturalmente pois nesse meio tempo a mandioca continua cozinhando na água quente.

É importante ressaltar que o tempo de cozimento pode variar dependendo da altitude em que você se encontra. Em altitudes mais elevadas, a água ferve a uma temperatura mais baixa, o que pode afetar o tempo de cozimento da mandioca. Se você mora em uma área de altitude elevada, pode ser necessário aumentar o tempo de cozimento para garantir que a mandioca esteja bem cozida.

Outra dica importante sobre o cozimento da mandioca: NÃO SALGUE EXCESSIVAMENTE A ÁGUA. Isso não quer dizer que vai afetar o cozimento da mandioca e sim que a água do cozimento será utilizado na sopa e se estiver muito salgado a sopa ficará igualmente salgada.

Sobrou mandioca? Aprenda como congelar mandioca com esse post do blog aCasaEncantada

Você quer aprender a comprar e limpar a mandioca?

Vamos lá que vou te ensinar: na hora de comprar, certifique que o miolo esteja branquinho ou amarelo (dependendo do tipo). O miolo também precisa estar úmido, sem manchas e a casca deve estar uniforme.

Outro teste para saber se essa raiz está boa, é separar a casca do miolo com os dedos, se soltar facilmente, quer dizer que a mandioca cozinhará com facilidade.

Para limpar e descascar, basta lavar bem a casca da mandioca em água corrente, esfregando com as mãos ou com uma esponja limpa.

Com uma faca afiada, corte em pedaços menores. Depois faça um pequeno corte no sentido vertical, passando a casca e chegando no começo do miolo da mandioca.

Agora, com os dedos, puxe a casca com cuidado.

Lave novamente com água corrente para tirar qualquer impureza e coloque para cozinhar.

Variações para a sopa de mandioca cremosa:

Essa receita bássica de sopa de mandioca cremosa pode ser modificada e rapidamente um novo sabor de sopa quentinha sairá da sua cozinha. Algumas sugestões de adaptações dessa receita:

  1. Adicione proteína: você pode trocar o bacon por outra proteína como carne, frango desfiado ou linguiça portuguesa para torná-la mais substancial. Basta cortar a proteína em pedaços pequenos, dourar e adicionar à panela de pressão quando for cozinhar a mandioca.
  2. Legumes: para tornar a sopa mais saudável e nutritiva, você pode adicionar legumes como cenoura, abóbora, batata-doce ou brócolis. Basta cortar os legumes em pedaços pequenos e adicionar à sopa no cozimento final.
  3. Adicione especiarias: para dar mais sabor à sopa, você pode adicionar especiarias como pimenta-do-reino, cominho, páprica ou coentro. Basta adicionar as especiarias à sopa enquanto ela cozinha e ajustar a quantidade de acordo com o seu gosto.
  4. Adicione leite de coco: para dar um toque tropical à sopa, você pode substituir parte do caldo da mandioca cozida por leite de coco. Isso irá deixar a sopa mais cremosa e saborosa.
  5. Adicione queijo: para uma versão mais indulgente da sopa de mandioca cremosa, você pode adicionar queijo ralado à sopa depois que ela estiver cozida. Mexa até que o queijo esteja derretido e bem incorporado à sopa.
  6. Adicione mais ervas frescas: para dar mais aroma e sabor à sopa, você pode adicionar ervas frescas como salsinha, cebolinha ou manjericão. Basta picar finamente as ervas e adicioná-las à sopa depois que ela estiver cozida.

Essas são apenas algumas sugestões de variações para a sopa de mandioca cremosa. Use sua criatividade e experimente diferentes combinações de ingredientes para criar a sua versão favorita da receita.

Receita de Sopa Cremosa de Mandioca com Couve e Bacon - um prato quentinho para os dias frios!

Posso congelar a sopa cremosa de mandioca com couve e bacon?

Sim, você pode congelar sopa de mandioca sem problemas. A mandioca é um ingrediente que congela bem e a sopa pode ser armazenada no congelador por até 3 meses.

Para congelar a sopa de mandioca, deixe-a esfriar completamente e em seguida, coloque-a em recipientes adequados para congelamento, deixando um espaço de cerca de 2,5 cm na parte superior para que a sopa possa expandir durante o congelamento. Certifique-se de que o recipiente esteja bem fechado e rotule-o com a data de preparo e o nome do prato.

Para descongelar a sopa, retire-a do congelador e deixe-a na geladeira durante a noite. Quando estiver completamente descongelada, aqueça a sopa em uma panela em fogo médio, mexendo ocasionalmente até que esteja quente e uniforme.

É importante lembrar que a textura da mandioca pode mudar um pouco após o congelamento, podendo ficar um pouco mais líquida. No entanto, isso não afetará muito o sabor e a qualidade da sopa.

Antes de ir para a cozinha preparar essa Sopa Cremosa de Mandioca com Couve e Bacon, veja mais quatro receitas deliciosas para os dias frios:

Clique aqui e veja mais receitas de inverno já publicadas no Manga com Pimenta.

Receita de Sopa Cremosa de Mandioca com Couve e Bacon - um prato quentinho para os dias frios!
Ah, inscreva-se no Youtube – clique aqui, toda segunda-feira tem episódio novo :)

Salve no pinterest essa receita de sopa cremosa de mandioca para fazer depois:

Receita de Sopa Cremosa de Mandioca com Couve e Bacon - um prato quentinho para os dias frios!

Obrigado por chegar até aqui!


Se gostou dessa Receita, compartilhe nas suas mídias sociais.
E se você fez essa receita e vai postar aquela foto orgulhosa no instagram, adicione a hashtag #blogmangacompimenta, adoramos ver as fotos e resultados de vocês :)
Se restou qualquer dúvida, ou deu um toque especial e diferente ao preparar essa receita na sua cozinha, deixe um comentário aqui no blog! Esse contato próximo que temos por aqui faz do blog Manga com Pimenta uma comunidade completa. O seu comentário ou dúvida pode ajudar outros leitores, então não se esqueça de comentar e se possível classificar nossa receita ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça