5 receitas de prato principal para a ceia de natal

Se você ainda não escolheu o prato principal para a sua ceia de natal vou te ajudar com algumas idéias que saem do tradicional peru de natal de todos os anos.

Escolher o prato principal para a mesa natalina nem sempre é uma missão fácil. Se sua família é pequena por exemplo o ideal é escolher peças menores para essa missão. Um peru de natal, um fiesta, um pernil, realmente serve grandes ceias, normalmente quando a família grande está reunida e ainda assim sabemos que as sobras precisam ser aproveitadas no almoço do dia seguinte, seja compondo farofas, arroz, risotos ou algo do tipo.

Selecionei 5 receitas fáceis, que fujam dos tradicionais (ou nem tanto) pratos principais para a ceia de natal em família. Pensado nas pequenas famílias ou na diversificação dos pratos da ceia. Com isso vamos criando novas e mais econômicas tradições na mesa do natal.

1. Filé mignon suíno na panela de pressão

Receita de Filé Mignon Suíno na Panela de Pressão - para o almoço de domingo ou para as Festas de Final de Ano!
Filé Mignon Suíno na Panela de Pressão
Receita de carne de porco para o almoço de domingo ou para as Festas de Final de Ano!
Filé mignon suíno – Receita aqui
Receita de Filé Mignon Suíno na Panela de Pressão - para o almoço de domingo ou para as Festas de Final de Ano!

Filé mignon suíno é uma peça de carne relativamente pequena, pesa em média 1 kg e como prato principal único serve até 4 pessoas. Na ceia de natal com famílias maiores que normalmente tem mais que um prato principal na mesa de natal, é uma ótima opção por exemplo para pessoas que irão confraternizar na ceia e procuram uma opção que não seja as aves tradicionais fiesta e peru.

Sem contar que é um prato muito fácil de preparar. Você pode marinar na noite anterior e antes da ceia colocar sua carne na panela de pressão. O trabalho será todo da panela de pressão, ajuste um timer para 30 minutos assim que a panela começar a chiar e vá preparar os acompanhamentos, entradas ou sobremesas que precisar.

2. Lombo de porco em 2 versões:

Lombo de porco na cerveja

Lombo de Porco na Cerveja | ceia de Natal e Ano Novo
Lombo de Porco na Cerveja
Receita deliciosa para preparar no Natal e também no Ano Novo
Lombo de porco na cerveja – Receita aqui

Mais uma receita para a ceia que você pode (e deve ) preparar a marinada na noite anterior e facilitar as coisas na cozinha na véspera do natal. Esse lombo de porco marinado na cerveja é macio e saboroso. A cerveja ajuda amaciar as fibras da carne deixando assim seu lombo macio ao cortar.

Prepare para a ceia e coroe o prato com batatas assadas. Esse prato principal sendo único pode servir até 6 pessoas.

Lombo de porco com molho de laranja

A segunda versão do lombo de porco para a mesa da ceia de natal vem acompanhada de um molho de laranja delicioso. O processo é muito parecido, marine a carne na noite anterior, asse a peça de carne ao forno mas acrescido de um molho de laranja e mel para guarnecer quando seu prato principal já estiver servido na mesa da ceia de natal.

Não é necessário preparar o molho na hora da ceia. Prepare antecipadamente e cubra com plástico filme bem rente ao molho para que não se forme película no seu molho. Na hora de servir aqueça o molho em uma panelinha no fogão ou mesmo no microondas e cubra seu lombo de porco assado com ele.

3. Sobrecoxa de frango recheada

Como fazer sobrecoxa recheada para a ceia de natal - receita acasaencantada
Sobrecoxa de frango recheada
Sobrecoxa de frango recheada envolta em tiras de bacon para a ceia de natal
Sobrecoxa recheada – Receita aqui
Como fazer sobrecoxa recheada para a ceia de natal - receita acasaencantada

Outra opção fácil, acessível e também fácil de preparar para famílias menores na ceia de natal. Você pode comprar a sobrecoxa de frango já desossada o que facilitará seu trabalho grandemente. Caso contrário é só usar uma faca pequena de ponta afiada e ir contornando o osso até extrai-lo.

O recheio proposto pelo blog acasaencantada são frios e temperos mas você pode por exemplo utilizar vegetais como cenoura em palitos finos, geleias e outras versões que você prefira.

Para a sobrecoxa conservar molhadinha, enrole em fatias de bacon como citado na receita.

4. Frango assado ao suco de laranja

Receita de Frango Assado ao Suco de Laranja - para o almoço de final de semana com a família ou ceia de natal para 4
Frango Assado ao Suco de Laranja
Para o almoço de final de semana com a família. 
Frango assado ao suco de laranja – receita aqui
Receita de Frango Assado ao Suco de Laranja - para o almoço de final de semana com a família. 

Outra receita econômica e que serve bem pequenas famílias na ceia de natal. Apesar de parecer um simples frango assado, esse frango fica marinando na geladeira com temperos e suco de laranja o que deixará a carne suculenta e saborosa. Se sua família for pequena não exite em trocar o tradicional peru de natal por essa receita.

5. O tradicional tender bolinha de natal

Receita de Tender de Natal - prepare um assado para as Ceias de Final de Ano. 
Natal mais que tradicional
Tender de natal com molho saboroso
Tradicional receita de tender de natal com um molho saboroso de laranja para servir sobre o tender ou acompanhado para guarnecer na mesa da ceia de natal
Tender bolinha com molho especial – Receita aqui
Receita de Tender de Natal - prepare um assado para as Ceias de Final de Ano. 

Esse é um prato já tradicional na ceia de natal, ainda assim não é um prato gigantesco e pode servir bem uma família de 4 pessoas como prato principal.

Além da receita de tender que por ser pré cozido é muito rápido de preparar trouxe também um molho saboroso para acompanhar o tender que pode ser servido sobre ele ou a parte para que cada familiar guarneça em seu prato.

Bonus: Opções vegetarianas, temos!

Se você quer servir uma opção saborosa mas sem carne na ceia, seja por ter algum participante que não consome carne ou por querer reduzir o consumo de carne, nesse post eu te apresento 8 opções saborosas de pratos vegetarianos para as festas de final de ano.

Espero ter ajudado com as receitas de festas para o final de ano. Se você ainda não viu temos dois outros posts especiais para a ceia de natal com ideias saborosas para que essa festa seja especial:

Eu espero que você tenha um final de ano incrível, ao lado dos seus familiares comemorando o ano que passou. Reunam-se em volta da mesa, festejem a vida, independente do tamanho da família, dos pratos escolhidos, celebrem chegar com saúde até aqui.

Eu adoraria saber se preparou alguma das nossas receitas na Ceia de natal da sua casa 🎄. Deixe-me saber, volte aqui e deixe um comentário ou nos marque com a hashtag #natalmangacompimenta no Instagram. Isso me fará muito feliz!

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça