Bolo de Fubá com Calda de Laranja - Lanche da tarde com as comadres!

5 Dicas para um Bolo de Fubá Simples e Delicioso

Se você é fã de bolos caseiros assim como eu, com certeza já experimentou um bolo de fubá. Ele é uma receita simples, que agrada a todos e é perfeito para acompanhar um café. Mas nem sempre é fácil acertar a receita e obter um bolo de fubá fofinho e saboroso. Por isso, reuni algumas dicas para ajudar você a preparar um bolo de fubá simples e delicioso.

1.Escolha dos ingredientes

A escolha dos ingredientes é fundamental para o sucesso do seu bolo de fubá. Para obter um bolo macio e saboroso, utilize ingredientes frescos e de qualidade. Prefira o fubá de milho fino, que é mais suave e garante uma textura mais delicada ao bolo. Além disso, escolha ovos frescos e em temperatura ambiente, manteiga de boa qualidade e leite integral. Evite utilizar ingredientes vencidos ou de qualidade duvidosa, pois isso pode comprometer o sabor e a textura do bolo.

2.Mistura da massa

Para que o bolo de fubá fique fofinho e macio, é importante misturar bem todos os ingredientes. Mas só até que a massa esteja homogênea. Adicione os ovos um a um, batendo bem após cada adição. Em seguida, intercale a adição do fubá e do leite, sempre mexendo bem a massa caso esteja batendo o bolo a mão. Por fim, adicione o fermento e mexa delicadamente. Essa mistura uniforme garante que o bolo asse por igual e fique com uma textura macia e saborosa.

3.Dicas para a textura do bolo de fubá

Um bolo de fubá perfeito tem uma textura leve e macia. Para obter essa textura, é importante utilizar a quantidade certa de ingredientes e seguir as instruções da receita com cuidado. Além disso, pré-aqueça o forno antes de assar o bolo e deixe-o assar até que fique dourado e cozido por dentro. Uma dica importante é não abrir o forno durante o processo de cozimento, pois isso pode fazer o bolo murchar. Por fim, deixe o bolo esfriar antes de desenformá-lo, para que ele não quebre ou grude na assadeira.

4.Preparação da assadeira

Para que o bolo de fubá asse por igual e fique com uma textura uniforme fique com uma textura uniforme, é importante preparar corretamente a assadeira. Utilize uma forma untada e enfarinhada para evitar que o bolo grude ou queime na parte inferior.

Você pode enfarinhar com o pr´prio fubá, não é necessário usar farinha de trigo caso a receita não leve esse ingrediente.

Prefira formas de metal, que distribuem melhor o calor e ajudam o bolo a assar por igual. Caso utilize uma forma de vidro ou cerâmica, ajuste a temperatura do forno para evitar que o bolo asse muito rápido ou fique cru no meio.

5.Deixe o bolo esfriar antes de cortá-lo para obter fatias limpas e uniformes

Após assar o bolo, retire-o do forno e deixe amornar completamente na assadeira por pelo menos 10 a 15 minutos. Em seguida, retire da assadeira com cuidado e transfira para umprato de bolo e espere que esfrie completamente. É importante não cortar o bolo enquanto ainda estiver quente, pois ele ainda estará úmido e pode desmanchar.

Uma vez que o bolo esteja completamente frio, use uma faca serrilhada para cortar fatias uniformes e limpas. Se necessário, limpe a faca com um pano úmido entre as fatias para evitar que o bolo grude. Seguindo essa dica, você terá fatias perfeitas e apresentáveis para servir aos seus convidados ou desfrutar sozinho.

Bolo de Fubá com Calda de Laranja - Lanche da tarde com as comadres!

Transforme seu Bolo de Fubá em uma Delícia Irresistível

Selecionei especialmente algumas dicas incríveis de caldas, coberturas e recheios que vão deixar o seu bolo de fubá ainda mais irresistível. Então, prepare-se para surpreender seus amigos e familiares com essa deliciosa sobremesa.

Calda de Mel:

Para uma calda doce e aconchegante, experimente misturar mel com um pouco de água em uma panela e aquecer até que fique líquido. Regue a calda sobre o bolo já assado e deixe esfriar antes de servir. O sabor do mel combina perfeitamente com o sabor de fubá.

Cobertura de Coco:

Para uma cobertura cremosa e tropical, misture coco ralado com leite condensado e creme de leite em uma panela e cozinhe em fogo médio-baixo até que fique espesso. Despeje a cobertura sobre o bolo e decore com mais coco ralado por cima. Essa cobertura adiciona uma textura e sabor irresistíveis ao bolo.

Recheio de Frutas:

Para um bolo mais fresco e leve, experimente rechear com frutas frescas. Corte as frutas de sua preferência em fatias finas e coloque uma camada entre cada camada de bolo. Finalize com chantilly ou açúcar de confeiteiro por cima. Essa opção é perfeita para um bolo de fubá mais saudável e refrescante.

Creme de queijo:


Faça um bolo de fubá em duas camadas e recheie com creme de queijo entre as camadas. Finalize com uma cobertura de açúcar de confeiteiro e raspas de limão ou laranja.
Adicione creme de queijo a uma cobertura de chantilly para dar um toque diferente e cremoso. Sirva em cima do bolo de fubá.
Faça bolinhos de fubá e adicione uma colher de chá de creme de queijo no centro antes de assar. Depois de assados, cubra com uma geleia de frutas para um sabor incrível.

Goiabada – Clássico que não falha nunca!


Corte a goiabada em cubinhos pequenos e adicione por cima da massa do bolo antes de levar ao forno. Isso irá criar pequenos pedaços de goiabada derretida no bolo.
Faça um bolo de fubá em duas camadas e recheie com goiabada derretida. Cubra com açúcar de confeiteiro para um visual simples e elegante.
Cubra o bolo de fubá com goiabada derretida e finaliza com uma generosa camada de queijo fresco. Coloque na geladeira para firmar e sirva gelado. É uma sobremesa típica brasileira conhecida como Romeu e Julieta.
Adicione pedaços de goiabada ao bolo de fubá antes de levar ao forno para criar um bolo de fubá recheado com pedaços de goiabada deliciosamente derretidos.

Todas as receitas de bolo de fubá do nosso blog:

Com essas dicas simples, você será capaz de preparar um bolo de fubá simples e delicioso que irá agradar a todos. Lembre-se de escolher ingredientes frescos e de qualidade, misturar bem a massa, obter a textura correta, preparar a assadeira e assar o bolo na temperatura certa. Com um pouco de prática e atenção aos detalhes, você poderá se tornar um expert em fazer bolos de fubá. Agora é só colocar as mãos na massa e experimentar nossas deliciosas receitas!


Olá, eu sou a Emy, uma apaixonada por boa comida e por escrever! Venho de uma família onde cozinhar é um dom herdado há gerações. Quando não estou escrevendo, estou na cozinha, experimentando receitas deliciosas e criando pratos para amigos e familiares. Acredito que a comida é uma forma poderosa de conexão e expressão, e minha missão é compartilhar receitas, dicas e histórias culinárias que inspirem e unam as pessoas ♥

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça