Risoto de Limão Siciliano

Friday, 18 de May de 2012

Para quem gosta do crítico e ama um risotinho, deixo uma receita maravilhosa para ser feito nesse final de semana para o seu amado ou amada, ou sua família!

Risoto de Limão Siciliano

{Panelinha Canele Store}

Receita do blog Cozinha Travessa

1/2kg de arroz arbóreo
1 cebola pequena corta bem miudinha
3 colheres de manteiga sem sal + 1 colher cheia para finalizar
1 taça de vinho branco seco de boa qualidade
2 litros de caldo de legumes
1 1/2 limão siciliano grande (rale as cascas e reserve)
1 pacote de queijo parmesão
sal à gosto

Aqueça o caldo. Em uma outra panela “grande” aqueça as 2 colheres de manteiga. Adicione a cebola e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Exprema 1/2 limão e vá acrescentando mais caldo a medida que ele for evaporando, tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais. Exprema mais 1/2 limão e mexa. Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo.
Esprema a última metade de limão. Cuidado pra não deixar cair nenhuma semente. Quando o arroz estiver no ponto, adiocione o queijo ralado e mexa, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Se sim, adicione uma pitada e prove novamente. Desligue o fogo e adicione a última colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho.

Ps.: eu adicionei no final alguns champignon… hummm amo!

Incoming search terms:

12 Comentários para “Risoto de Limão Siciliano

  1. Você sabia que aprendi na Itália mesmo, a deixar o risoto parado por um tempo, a fim de que o arroz toste um pouco e dê um sabor diferente ao prato?
    Era um risoto igual ao seu e ficou muito bom.
    Bom final de semana.

  2. Como um bom nipolitano (basta ver meu nome) sou genro de um senhor nascido em Livorno. Ele me deu 3 limões sicilianos orgânicos plantados por ele mesmo, livre de agrotóxicos. Retribuí com sua receita. Estou bebendo vinho com ele até hoje e não temos data pra parar.

    Ficou ótimo, parece que ele lembrou da terra dele. Emocionou… A única adição foi uma entradinha com pao italiano e um procciuto crudo enquanto a manteiga derretia. Logicamente com vinho Chianti Brunelo de Montalcino, a única garrafa foi aberta em homenagem a sua receita….

    obrigado e parabéns pelo blog.

    EDUARDO KIMURA
    S.PAULO CAPITAL

  3. Aprendi a fazer este risoto há uns 15 dias atrás com o chef Thiago Maia do Four Bistrot aqui em Maceió. É um dos pratos que está participando do Sabor Brasil. Na receita ele deu a dica que ao invés de vc colocar o caldo e as raspas do limão, vc coloque rodelas finas. Eu fiz aqui em casa domingo passado e servi com uma tilápia grelhada, ficou simplesmente divino!!!!

  4. Olá,

    Eu já comi esse risoto três vezes e amei !!! Resolvi fazer em casa, mas uma dúvida que eu tenho é como se prepara esses 2 litros de caldo de legumes. É com aqueles tabletinhos ??? obrigada

    • Alessandra, isso mesmo, é com o caldo em pó ou tablete.
      Tem como preparar também, normalmente é usando talos de legumes, cenoura, cebola, alho-poró, salsão e ervas aromáticas. Você coloca tudo dentro de uma panela com água, deixa fervendo durante duas horas e depois coa. Mas é muito trabalhoso e tem que usar o caldo no mesmo dia ou congelar no congelador.

      Bjs

      Nana

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>