Quibe de Abóbora {Receitas do Bem}

- Categoria: Receitas, Receitas e Dicas do Bem

Eu já namorava essa receita de Quibe de Abóbora a um bom tempo, até que eu fiz e podemos dizer que gostei bastante, porém, o Cliente Vip não (ele gosta de doce de abóbora, agora a abóbora em pratos salgados… não são todos!!).

Resumo da ópera: acabou sendo meu almoço de três dias e as vezes o jantar também.

Acredito que não faria novamente por esse motivo “de comer sozinha” algo que rende bastante.

Para quem é fã de abóbora, faça, não irá se arrepender. Agora, se você não gosta, não faça… pelo não ao desperdício de comida e tenho dito!!

 

Quibe de Abóbora {Receitas do Bem}

Quibe de Abóbora {Receitas do Bem}

Receita daqui.

Ingredientes

2 xícaras de chá de trigo para quibe
5 xícaras de chá de abóbora
1 xícara e meia de chá de cebola
2 colheres sopa de azeite
Sal a gosto
3 colheres sopa de hortelã picada
Suco de 1 limão

Modo de Preparo

Deixe o trigo de molho em água quente por 30 minutos. Escorra bem e reserve.

Cozinhe a abóbora em água até ficar macia, amasse bem com um garfo.

Refogue a cebola no azeite, acrescente a abóbora e o sal.

Em um recipiente, misture o trigo, a abóbora, a hortelã, o limão e mexa bem.

Coloque em um forma untada com manteiga e farinha, asse por 30 minutos em fogo médio.

Decore como desejar.

 

Quibe de Abóbora {Receitas do Bem}

 

Bem, qualquer quibe precisa que ser regado do sumo do limão!!

Mas você sabe quais são seus benefícios?

Vamos lá:

O fruto é baixo em calorias, 29 calorias por 100 grama, uma das mais baixas entre os grupos cítricas.

O limão é ácido no sabor, porém tem ação alcalinizante no organismo. Na verdade o limão é um dos alimentos mais alcalinos e isso é ótimo para neutralizar a tendência à acidez no corpo. O limão induz à produção de agentes alcalinos nos fluidos corporais, ajudando a restabelecer um pH equilibrado, o que contribui para a vitalidade e a longevidade.

A naringenina, um flavonoide encontrado em cítricos, apresentou grande potencial para prevenção da obesidade e da síndrome metabólica (onde o acúmulo de gordura visceral evolui para o diabetes tipo 2 e favorece a ocorrência de doenças do aparelho cardiovascular) em recente estudo realizado por pesquisadores canadenses e publicado na revista Diabetes, da American Diabetes Association.

Diversos estudos correlacionaram um nível baixo de vitamina C circulando no sangue com o aumento de gordura corporal e da medida da circunferência abdominal. Uma pesquisa realizada em 2006 na Universidade do Arizona verificou que a vitamina C circulante está diretamente ligada à oxidação das gorduras, que é a habilidade do corpo de usar a gordura como combustível durante a prática de atividades físicas e no repouso, ou seja, com níveis adequados de vitamina C o corpo queima mais eficientemente a gordura estocada.

Para ter saúde um limão por dia é suficiente, mas nada impede que você consuma dois ou três. Tome água com limão para um rápido detox, faça uma limonada (aproveite a casca), acrescente em outros sucos (combina com tudo), tempere saladas e legumes, esprema na sopa ou no prato pronto (pescados e carne). Um alerta: evite chupar o limão para não danificar o esmalte dental, devido ao seu alto conteúdo de ácido cítrico.” – Informação daqui.

Intestino bem regulado: o bom funcionamento do aparelho digestório está intimamente ligado às várias funções orgânicas. Além de processar os nutrientes e eliminar o que não será aproveitado pelo corpo, ele também atua no humor — já que 90% da serotonina é produzida no intestino — e no sistema imunológico. E adivinhe só quem pode dar aquela forcinha para essa engrenagem, tão essencial, entrar nos eixos? “O limão tem resultados excelentes, tanto no tratamento do intestino solto quanto em casos de prisão de ventre, pois equilibra e fortalece a flora intestinal. Vale dizer ainda que ele possui ação laxante e diurética leve, outro fator que contribui para que o corpo se livre dos resíduos que precisam ser excretados”, garante Pollyana Esteves.

Beleza de dentro para fora: mesmo diante de tantas qualidades, seria uma grande injustiça deixar todos os méritos do limão por conta do ácido cítrico. Outro componente importante da fruta é a vitamina C, cujo potencial benéfico é bastante conhecido. Com seu consumo, a primeira a levar vantagem é a saúde: o nutriente reduz a suscetibilidade às infecções, inibe a oxidação do colesterol LDL, participa do processo de cicatrização e atua na produção das substâncias responsáveis pelo bem-estar. “Ela tem ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres, que podem desencadear doenças degenerativas e são os grandes vilões do envelhecimento precoce da pele e dos cabelos”, diz Alessandra Guerra. Para dar um breque nos prejuízos causados por esses desagradáveis inquilinos e não aparentar uns aninhos a mais, um bom antídoto é a tradicional limonada suíça, feita com um copo (200 ml) de água e dois limões (com casca e tudo!) batidos na centrífuga ou no liquidificador. Então, é só coar e consumir na mesma hora. Não deixe para tomar depois, pois o contato com o ar faz que a vitamina C se oxide rapidamente e a fruta perca parte das propriedades terapêuticas. Por isso, atente-se à dica: se partir um limão e não consumi-lo inteiro, o melhor é acomodá-lo em um pires e cobrir com uma xícara, para conservar seus nutrientes. E já que o assunto da vez é a manutenção da beleza, aí vai mais uma informação interessante: com a faxina no organismo, melhora da digestão e redução do mau colesterol, a circulação também é beneficiada. E disso você já sabe: ela é uma aliada importante na prevenção de males que podem comprometer a aparência da pele, como a celulite e as varizes.” – Informações daqui.

“Naninha, os benefícios da abóbora?”

Já falei na receita de Quibebe de Abóbora, clique aqui.

Ps.: os textos informativos estão em itálicos e com links dos sites que foram retirados. Para quem ficou interessado sobre o assunto, clique nos links para ler mais e conhecer um pouco mais sobre esse alimento.

Sempre procure um médico e uma nutricionista para tratar alguma doença ou para iniciar uma dieta/reeducação alimentar. 

Se você gostou dessa Receita Quibe de Abóbora {Receitas do Bem}, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.