Receitas

Brócolis: como cozinhar e congelar!

Olha, brócolis é vida e se você não é fã, desculpe-me… mas poderá usar as dicas de hoje para outros legumes, exemplo, a couve-flor, cenouras e até batatas. Mas vou usar como base o brócolis, até porque tenho duas receitas para publicar mais a frente usando esse vegetal.

Quem gosta de um brócolis verdinho e crocante?

Aqui eu estou usando o brócolis ninja (ou japonês), mas essa técnica pode ser usada com o brócolis comum.

Primeiro limpe bem o seu brócolis, abrindo as flores com cuidado e deixando a água corrente passar para tirar qualquer bichinho que estiver por lá. Eu tenho costume de deixar de molho com uma solução desinfetante por 30 minutos. Depois é só passar uma água e deixar secar, reserve.

Em uma panela, coloque bastante água para ferver e em uma tigela, coloque água gelada com gelo.

Coloque os seus brócolis dentro da panela de água fervente.

Brócolis: como cozinhar e congelar!


Brócolis: como cozinhar e congelar!

Brócolis: como cozinhar e congelar!

Brócolis: como cozinhar e congelar!

Deixe os seus brócolis cozinhando por 3 minutos, tire-os com uma escumadeira da água quente e coloque-os na água gelada para quebrar o cozimento.

Deixe-os secando e use-os na receita que você está planejando fazer com o seu vegetal.

Quem for congelar, só precisa secar bem (qualquer vegetal) e armazena-los em um saco plástico. O brócolis dura até 3 meses neste estado.

Para quem for fazer outros legumes, tome cuidado: dependendo da sua textura, demora mais tempo para cozinhar. Porém, quem for usar os legumes em algum prato quente, faça esse pré-cozimento de 3 a 5 minutos, dê o choque térmico e leve para congelar. Depois é só terminar o cozimento quando for usar o legumes em alguma receita.

Essa é uma boa dica para quem quer comer bem e não tem muito tempo na cozinha, tire um dia e faça vários legumes congelados. Depois é só descongelar e terminar o cozimento (caso precise).

Quais os benefícios do brócolis (Fonte daqui.):

Ajuda na pressão arterial #abusananinha, já que  são uma excelente fonte de magnésio e cálcio. Também tem propriedades anti-inflamatórias devido à presença de sulforafano,  relaxa os músculos do coração, das artérias e ajuda a reduzir os danos ao revestimento do vaso sanguíneo.

São ricos em fibras alimentares que ajudam na redução do nível de colesterol no organismo.

Também ajuda na prevenção do envelhecimento, rugas e pigmentos na pele. Os anti-oxidantes encontrados no brócolis, ajudam a prevenir a formação de radicais livres que podem causar problemas relacionados com a pele e câncer (e custa menos que um anti-idade da vida, viu?!).

Tem muito mais coisa, só jogar no google e descobrir que esse vegetal tem de bom para nós :)

Se você gostou dessa postagem sobre o Brócolis, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.