Farofa para acompanhar Frango Assado {Receitas para Natal}

Friday, 14 de October de 2011

Sabe aquela música “comprei um quilo de farinha, para fazer farofa, para fazer farofa fa fa”?

Sim, ela é ridícula, mas quando vou preparar qualquer receita de farofa, canto “mentalmente” essa música ou baixinho para não passar vergonha.

Farofa para acompanhar Frango Assado

Primeiro vou ensinar a fazer a farofa com ovos:

pegue uma frigideira, coloque duas colheres de sopa de manteiga e deixe derreter. Quando a manteiga ficar um liquido dourado lindo, adicione a cebola. Quando a cebola estiver um pouco transparente, quebre três ovos e deixe fritar um pouco. A clara ficou branca? Agora é hora de fazer uma  especie de ovos mexidos com pedaços grosseiros, basta pegar um garfo ou uma colher e mexer um pouco. Adicione a farinha de mandioca, sal e continue mexendo, até a farinha ficar dourada. Desligue o fogo e adicione azeitonas cortadas em pedaços.

Agora vamos a farofa de miúdos:

Primeiro você limpa os miúdos (vem com o frango) na água corrente e tirando as gorduras (parte branca). Corte em pequenos pedaços, tempere com sal e pimenta do reino. Na frigideira, adicione um pouco de óleo e deixe esquentar. Adicione primeiro os miúdos mais carnudos (moela e coração, por exemplo) e frite um pouco e depois adicione os miúdos moles (fígado, por exemplo).  Continue fritando por uns cinco minutos (mais ou menos, mas não deixe tostar). Agora o processo é mais ou menos parecido com de cima, adicione duas colheres de manteiga, a cebola e frite-as até ficar transparente, adicione a farinha de mandioca e deixe ela dourar. No final, desligue o fogo e adicione as azeitonas.

Bem, para ser sincera, como estava pronto a farofa de ovos, eu apenas adicionei um pouco da outra farofa nos miúdos fritos. O cliente vip não come miúdos, nem gosta de sentir o cheiro e eu sou apaixonada (saudades de comer fígado acebolado). Então a farofinha de miúdos foi feita especialmente para mim. Quem quiser, pode adicionar a farofa no frango antes de assar, ou fazer a parte.

Ps.: Já falei como eu amo farofa e farinha de mandioca, né? Mamãe também, ela até brinca que é o nosso queijo ralado brasileiro.

 

9 Comentários para “Farofa para acompanhar Frango Assado {Receitas para Natal}

  1. Ola Nana!!!!
    Tudo Bom, é a primeira vez que deixo um recadinho aqui, mas já tenho lido seu Blog a algum tempo e quero te dar os Parabéns, muito gostoso de ler, adoro suas receitas, fiz algumas e ficaram deliciosas.
    Ariadne

  2. ADORO farofa!!! A minha irmã é q faz uma deliciosa (eu ainda não aprendi) só com farinha e sopa de cebola (o pó)! Fica com gosto de bacon, super crocantezinha, rende MUITO e ainda dá pra guardar!
    Ai ai… adoro farofa! kkk
    Beijo

  3. Eu adoro farofa (meu marido detesta, e diz q é o mesmo que comer areia – coisa de americano), e por incrível q pareça não faço boas farofas. Vou tentar sua receita, que parece deliciosa, quem sabe dessa vez eu acerto.

    ps.: Gostei muito do layout que fez para o blog da Roberta / ateliê pirilampo.

    Nana, estou promovendo um sorteio com uma mandala do atelier Bangalô Brasil. Gostaria de participar? :)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>