Salsa Pico de Gallo – Receita Mexicana

- Categoria: Receitas, Receitas e Dicas do Bem

Acredito que vocês já ouviram falar dessa Salsa Pico de Gallo em um comercial de um sanduíche do fastfood do palhacinho?

Isso não significa que é necessário correr no primeiro restaurante do shopping para experimentar, já que temos a solução :D

A receita é super fácil e qualquer um consegue fazer em casa tranquilamente.

Hoje em dia, em grandes redes de supermercados, consegue comprar pimentas jalapeños.

Mas você conhece os seus benefícios?

“Pimenta jalapeño emagrece – ao mesmo tempo em que é pobre em carboidratos, a pimenta é rica em fibras – oferece 3 g do nutriente a cada porção de uma xícara. Além de favorecer o sistema digestivo, o nutriente promove o aumento da saciedade no organismo, tornando mais fácil controlar o apetite e, consequentemente, consumir uma quantidade menor de calorias ao longo do dia.

O alimento também é fonte de vitamina C – são encontradas cerca de 118,6 mg em uma porção de 100 g. O nutriente é transformado em um antioxidante dentro do organismo, cuja ação causa a eliminação de resíduos desnecessários ao corpo, a redução do inchaço abdominal, além de combater a retenção de líquido. Vale lembrar que esses fatores costumam estar relacionados ao aumento de peso.

Alívio de dores de cabeça – estudos já indicaram que a pimenta também alivia dores de cabeça provenientes da enxaqueca. Isso acontece por conta da capsaicina que inibe um neuropeptídeo que atua como um transmissor da dor.

Composta por capsaicina – efeito anti-inflamatório e vasodilatador – a capsaicina encontrada no alimento é responsável por outros bons benefícios da pimenta jalapeño. A substância possui efeito anti-inflamatório e vasodilatador, promovendo uma fluidez sanguínea saudável.” – Informações daqui.

 

Vamos cozinhar?

 

Salsa Pico de Gallo – Receita Mexicana

Salsa Pico de Gallo - Receita Mexicana

 
Ingredientes

 

5 dentes de alho picados
2 pimentas jalapeños  sem sementes e picados
5 tomates grandes finamente picado
1 cebola média finamente picado
1 1/2 xícara de chá de coentro picado
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de raspas de limão
3 colheres de sopa de suco de limão

 

 

Salsa Pico de Gallo - Receita Mexicana

 

 

Modo de Preparo

 

 

Pique bem com uma faca os dentes de alho e as pimentas jalapeño.

Caso não ache esse tipo de pimenta, utilize pimentões verdes que encontramos em qualquer mercado ou feira.

A outra dica é: para quem gosta de uma comida mais picante, é só adicionar mais jalapeños e para quem gosta de algo mais leve, coloque menos na hora de preparar a sua salsa.

Em uma vasilha com tampa, adicione o alho e os jalapeños, cebola, tomates, coentro, raspas de limão e o sal.

Deixe na geladeira marinando de um dia para o outro.

Agora é só temperar com o suco de limão e servir com nachos ou tacos.

Ou quem sabe, você pode até reproduzir aquele sanduba que passa no comercial e até para você que não sabe fazer Guacamole, a receita está aqui.

 

Receita base daqui.

 

Ps.: os textos informativos estão em itálico e com links dos sites que foram retirados. Ficou interessado sobre o assunto?! Clique nos links para ler mais e conhecer um pouco mais sobre esse alimento.

Atenção: se você está com algum problema de saúde, procure um médico e uma nutricionista, para tratar e ter uma dieta personalizada. Aqui são apenas dicas para você melhorar a sua alimentação, conforme as dicas da minha nutricionista.

 

Gostou dessa Receita de Pico de Gallo? Compartilhe nas suas mídias sociais.
Não esqueça de seguir o Manga com Pimenta nas Redes Sociais.
Fez essa receita? Marque no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e também marque @blogmangacompimenta, adoramos ver as fotos e resultados :)

Participe da Comunidade do Manga com Pimenta do Google+. Clique aqui ! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e até prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Pinterest.

Ah, inscreva-se no Youtube – clique aqui, toda segunda-feira tem episódio novo :)