Se você está procurando uma opção deliciosa e fácil de fazer para servir como aperitivo ou para acompanhar torradas e pães, o patê de salame é uma ótima escolha. Combinando o sabor intenso do salame com a cremosidade do creme de leite com a maionese, esse patê é uma explosão de sabor que vai surpreender seus convidados. Além disso, a receita é muito simples e rápida de preparar, o que a torna ideal para aquelas ocasiões em que você precisa de algo prático e gostoso para servir. Então, vamos aprender como fazer esse patê delicioso?
Receita de Patê de Salame – prepare para uma festa ou para o lanche a tarde da família.
Os ingredientes são tranquilos de achar em qualquer mercado: 150 gramas de salame (de sua preferência), 1 xícara de chá de maionese, 1 xícara de chá de creme de leite, 3 colheres de sopa de ketchup, 15 gotas de suco de limão, 1/2 dente de alho (opcional) e cheiro verde a gosto.
Para preparar basta cortar o salame em cubinhos pequeno, colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem.
Então coloque em um vidro com tampa e deixe na geladeira até a hora de servir. Quando for colocar na mesa, use pequenos ramequins, em outras palavras, dê um charme a mais na sua mesa de lanches.
Como falei, o alho é opcional e aqui em casa, amamos! Portando, se você não gosta, basta não adicionar.
Além disso, aproveite e use ingredientes frescos!
A maionese você pode fazer em casa, o creme de leite pode ser fresco e para quem mora no sul ou conhece algum produtor, dá para comprar salame caseiro.
Patê de Salame
Equipamento
- Liquidificador
Ingredientes
- 150 gramas de salame – use de sua preferência
- 1 xícara de chá de maionese
- 1 xícara de chá de creme de leite
- 3 colheres de chá de ketchup ou extrato de tomate
- 15 gotas de suco de limão
- 1/2 dente de alho – pequeno
- cheiro verde a gosto
Modo de Preparo
- Corte o salame em cubinhos pequeno.
- Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes, menos o suco de limão.
- Bata no pulsar, até formar um creme intenso e com pedacinhos pequenos de salame.
- Aos poucos adicione as gotas de limão, bata novamente no pulsar do liquidificador e experimente, até o gosto te agradar e não perder o sabor do embutido.
- Coloque em um vidro esterilizado com tampa e deixe na geladeira até a hora de servir.
Dicas da Cozinheira:
Como armazenar o patê de salame? Posso preparar com antecedência?
Para armazenar o patê de salame, coloque-o em um recipiente hermético e guarde na geladeira. O patê pode ser mantido na geladeira por até cinco dias, por isso sinta-se a vontade para preparar na noite anterior. Após esse período, é recomendável descartar o restante do patê.
Uma dica importante é retirar o patê da geladeira cerca de 30 minutos antes de servir para que ele possa atingir a temperatura ambiente. Isso ajuda a realçar o sabor e a textura do patê, deixando-o mais cremoso e fácil de espalhar.
Outra dica é não utilizar talheres sujos quando for utilizar o patê para não contaminar, isso faria com que a validade reduza drasticamente.
Posso usar outro ingrediente além da maionese?
Certamente, troque a maionese por requeijão, queijo cottage, cream cheese ou ricota (sem o soro). O importante é usar um ingrediente bem cremoso, para dar a consistência de patê.
Portanto, dependendo do que você decida usar, pode ser que o sabor seja outro por causa do gosto único que cada ingrediente tem.
Como faço para esterilizar vidro e a sua tampa?
É muito fácil, em uma panela com bastante água, coloque os vidros e as tampas dentro. Leve para ferver por no mínimo 15 minutos.
Retire o vidro e a tampa com uma pinça de cozinha, deixe-os escorrendo em um pano de prato limpo e use-os quando estiverem frios.
Importante -> não coloque o vidro quente em nenhuma superfície gelada, para não estourá-lo.
Além disso, evite pegar os vidros com as mãos diretamente, use sempre um pano limpo ou luvas.
Variações possíveis para o patê de salame:
Existem diversas variações possíveis para a receita de patê de salame, utilizando outros tipos de embutidos ou queijos. Algumas sugestões incluem:
- Patê de presunto: substitua o salame por presunto cozido e adicione queijo parmesão ralado à receita.
- Patê de bacon: troque o salame por bacon frito e adicione cebolinha picada e cream cheese.
- Patê de queijo: substitua o salame por queijo gorgonzola ou roquefort e adicione creme de leite à receita.
- Patê de linguiça: utilize linguiça calabresa em vez de salame e adicione um pouco de páprica defumada para dar um sabor extra.
- Patê de frango: troque o salame por peito de frango cozido e desfiado e adicione mostarda dijon à receita.
- Patê de azeitona: utilize azeitonas verdes ou pretas no lugar do salame e adicione um pouco de azeite de oliva e alho para dar um sabor extra.
Essas são apenas algumas ideias para variar o patê de salame e criar sabores diferentes. Use sua criatividade e experimente combinações que agradem ao seu paladar
Antes de ir embora e preparar esse Patê de Salame para o lanche da tarde, conheça mais quatro receitas deliciosas para anotar no seu caderno de culinária:
- Focaccia de Tomate e Manjericão;
- Empanadas Argentinas de Alho-poró;
- Pipoca de Leite Ninho;
- Cubinhos Recheados com Queijo e Mortadela.
Ou clique aqui e veja todas as receitas de lanches já publicadas no Manga com Pimenta.
Salve essa receita no pinterest para fazer depois:
Ah, inscreva-se no Youtube – clique aqui, toda segunda-feira tem episódio novo :)
Obrigado por chegar até aqui!
Se gostou dessa Receita, compartilhe nas suas mídias sociais.
E se você fez essa receita e vai postar aquela foto orgulhosa no instagram, adicione a hashtag #blogmangacompimenta, adoramos ver as fotos e resultados de vocês :)
Se restou qualquer dúvida, ou deu um toque especial e diferente ao preparar essa receita na sua cozinha, deixe um comentário aqui no blog! Esse contato próximo que temos por aqui faz do blog Manga com Pimenta uma comunidade completa. O seu comentário ou dúvida pode ajudar outros leitores, então não se esqueça de comentar e se possível classificar nossa receita ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️