Está sentindo o cheirinho de pamonha saindo do forno? Com o mês de junho se aproximando, nada melhor do que saborear as delícias típicas dessa época. Geralmente, a pamonha é cozida em palha de milho, e nem sempre me sinto habilidosa suficiente para isso. Por isso, uma alternativa prática e deliciosa é a pamonha de forno, que pode ser preparada em uma travessa e assada no forno. Neste post, vamos compartilhar uma receita simples e deliciosa de pamonha de forno, para que você possa desfrutar em casa durante todo o ano.
Receita de Pamonha de Forno para Festa Junina – um prato delicioso para curtir com os amigos nos dias frios.
Pamonha de Forno
Equipamento
- Liquidificador
Ingredientes
- 4 xícaras de chá de de milho verde – mais ou menos 6 espigas
- 1 1/2 xícara de chá de açúcar
- 2 xícaras de chá de leite
- 2 unidades de ovos
- 1 colher de sopa de manteiga – bem generosa
- 1 colher de sopa de fermento em pó para bolo
- pitada de sal – opcional
Modo de Preparo
- Preaqueça o forno em temperatura média.
- Com uma faca, retire os grãos de milho do sabugo, depois passe a faca, como estivesse raspando, para aproveitar o o amido de milho que fica no sabugo.
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento e bata bem.
- Desligue o aparelho, retire o copo e usando uma espatula, misture o fermento delicadamente.
- Despeje a massa em uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, cubra com papel alumínio.
- Leve ao forno para assar por mais ou menos 45 minutos.
- Tire o papel alumínio e cozinhe por mais 5 minutos para dourar levemente.
- Sirva em seguida ou espere esfriar.
Receita base daqui.
Dicas para uma pamonha de forno perfeita:
- Utilize milho fresco: o ideal é utilizar o milho verde colhido no mesmo dia ou no dia anterior, para garantir o sabor e a textura perfeita da pamonha.
- Bata a massa no liquidificador: para obter uma massa homogênea e sem grumos, é importante bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar bem cremoso.
- Misture delicadamente o fermento: depois de bater todos os ingredientes, adicione o fermento e misture delicadamente com uma espátula para não perder o efeito de fermentação.
- Use uma assadeira adequada: escolha uma assadeira retangular de tamanho médio adequado para a quantidade de massa e unte com manteiga e farinha de trigo para não grudar.
- Cubra com papel alumínio: para garantir que a pamonha cozinhe por igual e não resseque, cubra com papel alumínio na primeira parte do cozimento.
- Ajuste o tempo de cozimento: o tempo de cozimento pode variar de acordo com o forno, por isso fique de olho e faça o teste do palito para verificar se está pronto.
- Sirva quente ou frio: a pamonha de forno pode ser servida quente ou fria, dependendo da preferência. Se preferir quente, espere esfriar um pouco antes de cortar para não desmanchar. Se preferir fria, deixe esfriar completamente antes de servir.
- Quanto mais tempo o doce cozinhar, mais firme ficará. Para uma pamonha mais cremosa, tire uns 5 a 10 minutos antes. Lembrando, quando esfriar (ou quando guardar na geladeira), o doce também ficará firme e cremoso.
- Canela em pó: Polvilhe com canela sobre a pamonha de forno para ficar ainda mais saboroso.
A pamonha de forno é livre de glúten?
A receita em si não contém glúten, porém o uso da farinha de trigo para untar a assadeira pode contaminá-la com traços de glúten. Se a intenção é adaptar a receita para uma versão sem glúten, é importante utilizar uma assadeira untada com uma farinha sem glúten, como fubá de milho por exemplo. Além disso, é importante verificar se os demais ingredientes utilizados são isentos de glúten ou se possuem versões sem glúten disponíveis no mercado.
Versão sem lactose:
É possível substituir o leite comum por leite sem lactose, leite de coco ou outro tipo de leite vegetal na receita de pamonha de forno. Essa troca pode afetar ligeiramente o sabor e a textura da receita, mas pode ser uma opção para quem tem restrições alimentares. Substitua também a manteiga por óleo de coco na mesma proporção. No caso do leite de coco ser o leite de coco de garrafinha que é mais cremoso, é importante diluir o leite com um pouco de água para não deixar a receita muito pesada e com sabor muito forte de coco. Já o leite sem lactose pode ser usado na mesma quantidade indicada na receita original.
Variações saborosas dessa receita:
Já testei duas versões diferentes da pamonha de forno. Em uma delas adicionei queijo ralado e na outra coco fresco ralado. Cada uma das versões são saborosas e deliciosas, experimente também. Você pode adicionar cerca de 1 xícara de chá de queijo ralado ou coco ralado à massa e misturar bem antes de adicionar o fermento em pó. Lembre-se de que esses ingredientes adicionais podem afetar a textura da massa e o tempo de cozimento, portanto, é importante fazer ajustes de acordo com a sua preferência e observar o tempo de cozimento para que a pamonha fique assada por completo.
Posso guardar na geladeira? Por quanto tempo?
Eu confesso que amo pamonha geladinha. A pamonha de forno pode ser armazenada na geladeira por até 3 dias. Certifique-se de colocá-la em um recipiente hermético ou envolvida em filme plástico para evitar que resseque ou absorva odores da geladeira. Para consumir novamente, aqueça no forno ou no micro-ondas antes de servir. Ou então faça como eu e coma geladinha!
Milho e seus cabelinhos:
Retirar o cabelinho das espigas de milho é sempre um desafio. Um rack de cozinha que facilita bastante é: Papel toalha!
Isso mesmo, use um borrifador para molhar bem suavemente uma folha de papel toalha. Apoie a parte mais grossa da espiga de milho em uma tábua e passe o papel na espiga no sentido contrario do crescimento desses cabelinhos. Sairá a maior parte com facilidade. Cheque se restou algum e agora é hora do trabalho manual de retirar o que restou.
Dessa forma você conseguirá limpar as 6 espigas com facilidade.
Agora que você aprendeu a fazer Pamonha de Forno para servir na Festa Junina da família / amigos, veja mais quatro receitas deliciosas para festejar nos meses de junho e julho:
- Caldo de Milho Verde com Bacon; fácil de fazer e delicioso para aquecer os dias frios.
- Pamonha de Colher; essa receita é especial para as festas ou então para servir como sobremesa em um jantar entre amigos.
- Pipoca de Leite Ninho – Leite em Pó; percebeu que milho é minha praia não é? Essa pipoca com leite e ninho é a versão caseira da pipoca gourmet por um valor muito mais acessível!
- Pizza para Aniversário com Atum e Cebola. A tão tradicional pizza de aniversário. Outra receita gostosa para um encontro entre amigos, festas ou picnic.
Ou clique aqui e veja todas as receitas de Festa Junina e Julina já publicadas no Manga com Pimenta.
Ah, inscreva-se no Youtube – clique aqui, toda segunda-feira tem episódio novo :)
2 Comments
Nana - Manga com Pimenta
Oba, que bom que você gostou.
Obrigada por comentar.
Beijos,
Nana
Criciela
Deliciosa essa pamonha!! Obrigada por compartilhar conosco! ?