Cuca Alemã de Uva {Comidinhas do Sul}

- Categoria: Receitas

Essa descoberta no mundo culinário do sul é algo que eu amo, tem tanta coisa boa e quando você prova a receita original, descobre que não era nada daquilo que você comeu em algum lugar de São Paulo.

Na verdade eu só tinha provado cuca de banana e maçã, aqui conheci a Cuca Alemã de Uva e me apaixonei completamente.

Eu precisava da receita, precisava mesmo, mas a timidez é algo grave da minha pessoa e um dia, uma revista de mercado famoso de Porto Alegre, publicou a receita junto com as ofertas do mês.

Lá foi a Dona Nana, toda faceira com suas caixas de uvas (comprei 3 caixas por cinco reais… achei barato e você?) e os ingredientes para fazer essa delícia na minha cozinha.

Cuca Alemã de Uva

Cuca Alemã de Uva

Ingredientes

500 gramas de farinha de trigo
90 gramas de açúcar
2 ovos
50 gramas de manteiga
10 gramas de sal
280ml a 300ml de água morna
15 gramas de fermento biológico seco (aquele que usamos para fazer pão)

Cobertura
3 cachos de uvas
50 ml de leite condensado

Farofa
150 gramas de farinha
150 gramas de açúcar
75 gramas de manteiga
1 pitada de canela

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes secos em uma bacia e misture bem.
Adicione os ovos, a manteiga e a água, e misture tudo até que fique uma massa bem homogênea. A massa deve ficar bem mole. Deixa descansar por 10 minutos.

Após isso, coloque a massa em uma forma já untada.

Prepare a farofa juntando a manteiga e o açúcar, e por último, a farinha e a canela (que eu não coloquei, sorry!). Misture tudo até que se forme a farofa. Agora coloque um pouco da farofa sobre a massa, adicione as uvas, o leite condensado (despejar o leite condensado lentamente, formando um fio bem fininho sobre as uvas) e termine cobrindo com o restante da farofa.

Espere crescer até dobrar de tamanho (eu não esperei a massa crescer, mas deixei o forno pré-aquecido), e então, asse em forno com temperatura de 170 a 180 graus por 25 minutos.

Se você usar uva sem semente é melhor, mas o preço normalmente é mais caro e eu usei a Goethe. Super gordinha e docinha, valeu a pena.

Se você gostou dessa Receita Cuca Alemã de Uva, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.