13 receitas de petiscos e entradas para a ceia de natal e ano novo

13 Receitas de aperitivos e entradas para a ceia de natal

Pensei em compartilhar com vocês as receitas mais acessadas do blog de petiscos e entradinhas para festaceia de natal de 2022 que promete ser um novo marco nas famílias, afinal é o ano que voltamos a nos reunir com nossos familiares e amigos.

A comemoração de natal em torno da mesa de Natal terá um sabor especial depois dos últimos anos em que nos limitamos a reunir em grupos menores ou comemorar o natal sozinhos.

Preparamos para vocês uma série de sugestões de pratos para a ceia de natal que vão desde a entrada, passando por acompanhamentos, prato principal e sobremesas.

Selecionamos as nossas melhores receitas para te ajudar com a escolha para as festas de final de ano em família.

O que não pode faltar na ceia de natal?

Na ceia de natal não pode faltar amor. Acredito que só isso é insubstituível na celebração.

Existe diversos pratos tradicionais de natal, mas não faz sentido gastar todas as suas economias em um perú por exemplo se sua ceia é para uma família pequena.

Construa suas próprias tradições de natal pensando no gosto pessoal de sua família. Pense em pratos que faça todo mundo se sentir feliz, a tradição de natal pode ser construída por você.

Nesse artigo trarei alguns posts de petiscos para te inspirar, na maioria deles eu sugiro quantas pessoas servem. Multiplique caso sua família seja grande ou divida caso tenha uma família pequena.

Receitas de entradas e aperitivos para a ceia de natal e ano novo.

A ceia de natal na maioria das vezes é servida meia noite. Por isso é sempre bom ter uma entrada para petiscar enquanto a grande hora de reunir a família na mesa não chega.

Torradinhas, pastas e dips – entradas práticas para a ceia de natal

patê de ricota e manjericão - entrada para a ceia de natal

As receitas de pastinhas para servir com torradinhas podem ser feitas com antecedência sobrando assim tempo para que no dia você se dedique em organizar a decoração da festa, preparar o prato principal, etc.

Elas são práticas e muito fáceis de fazer. Sem contar que são fáceis de distribuir pelas rodinhas da festa. Coloque em um prato torradas, fatias de pães e no centro ramequins pequenos com os dips e pastas.

Conforme alguma pasta for acabando você consegue ir substituindo ao longo do tempo.

  • Torradas, prepare com até 3 dias de antecedência, mantenha em um recipiente fechado herméticamente de preferência até o dia em que for utilizar. Pensando que depois das entradinhas ainda teremos a ceia, eu calculo 1 pão para torrada para cada convidado. Prefiro preparar essas torradas com o pão amanhecido, o que facilita cortar em fatias mais finas. Normalmente cada pão francês render 5 – 6 fatias. Você também pode preparar suas torradas com pão de leite, pão italiano ou baguete (que é mais fininha e rende fatias mais delicadas)
  • Patês e pastinhas para servir com as torradas é o que sempre faço nas minhas ceias tanto de natal como também de ano novo. Sirva em pequenos ramequins e vá substituindo conforme for acabando. Deixe claro para seus convidados quando servir que tem mais pastinhas na geladeira e conforme for acabando eles podem avisar o anfitrião ou mesmo servir-se. O ideal é manter grandes porções na geladeira, na mesa somente o que estiver sendo consumido naquele momento. Lembrando que é somente um tira gosto para esperar a ceia, não prepare grandes quantidades. Todas as receitas de patês e pastinhas podem ser feitas com até 3 dias de antecedência. Otimize o tempo de preparo das receitas de natal.

Patês:

Pastinhas:

Outros petiscos e entradas para a ceia

Petisco de Linguiça com Cebola e Batata Sauté | Perfeito para chamar os amigos para assistir o jogo da Copa do Mundo

Além das pastas fáceis de preparar, uma das entradinhas para festa de fim de ano que funciona muito bem são as tábuas de frios, além de conservas e outras receitas que saem bem para petiscar.

Bonus: Tábua de frios simples – como montar para a ceia de natal
O blog acasaencantada tem um passo a passo de como montar uma tábua simples de frios, se você não tem o costume de preparar, dê uma olhada nesse post
Tábua de frios simples

Eu adoro a idéia de petiscos com palitinhos de dentes. Além de ser uma das entradinhas para festa mais fáceis de fazer, é prática na hora de servir. Deixe ao lado do prato um potinho com palitos para que as pessoas se sirvam a vontade. Vale acrescentar preparações prontas do supermercado também. Azeitonas em conserva, mini milho, ovos de codorna em conserva, picles, etc.

Linguiça com batata para petiscar
O ideal para esse petisco é servir quentinho. Então essa receita é ideal para ceias pequenas com poucos integrantes.
Petisco de linguiça, cebola e batatas – Receita aqui.
Batatas bravas
Batatas servidas com um molho condimentado delicioso para servir de mergulho para as batatas. Vale também adicionar vegetais em palitinhos, torradinhas etc para acompanhar esse molho saboroso.
Batatas bravas – Receita aqui
Batatas Bravas - um petisco espanhol para curtir com os amigos.
Caprese no palitinho
Esse petisco é um charme, tem as cores harmônicas com a decoração de natal e fica muito charmoso. Se quiser se aproximar ainda mais da receita original substitua a muçarela por muçarela em bolinhas e acompanhe com um molho pesto em um potinho ao lado.
Caprese no palitinho – Receita aqui
Receita Caprese no Palito - um petisco para servir aos seus convidados antes dos pratos principais!

Espero ter te ajudado com a escolha dos petiscos e Entradinhas para as festas de natal e ano novo. Aqui no blog temos muitas outras receitas para te inspirar. Se você ficou responsável também pela sobremesa das festas do final do ano talvez a nossa seleção de 20 sobremesas para a mesa de natal possa te ajudar.

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça