Receita do Bolo Delícia de Limão da Rita Lobo - prepare para o chá da tarde nesse final de semana.

Bolo de Limão fofinho

Encontrei a receita do Bolo de Limão da Rita Lobo na internet e confesso, quando eu vi, a boca encheu de água, preparei e comi.

Bolo de limão é um bolinho simples clássico que agrada a maioria das pessoas. Com sua textura leve e sabor cítrico, é difícil resistir a uma fatia fofinha e deliciosa. Se você é fã dessa sobremesa, vai adorar essa receita de bolo de limão fofinho com calda simples de açúcar que vamos compartilhar hoje. Com ingredientes simples e fáceis de encontrar, é possível preparar um bolo que vai surpreender seus convidados pelo sabor e pela maciez. Além disso, a calda de açúcar dá um toque especial de doçura que combina perfeitamente com o sabor do limão. Então, pegue sua batedeira e vamos para a cozinha!

Receita do Bolo de Limão da Rita Lobo - bolo fofinho com calda de açúcar perfeito para o café da tarde

Bolo de limão de batedeira ou batido a mão?

Esse bolo de limão é preparado na batedeira. Da forma tradicional de todo bolo simples esse bolo começa batendo a manteiga e o açúcar na batedeira até obter um creme bem clarinho.

Se você não tem uma batedeira e ainda assim quiser fazer esse bolo de limão fofinho em sua casa, substitua a batedeira e bata com um fouet a mão.

Bata a manteiga até obter um creme clarinho e perceba que o açúcar está completamente diluido.

Adicione os ovos um a um e bata com o fouet na adição de cada um deles.

Para misturar a farinha sem precisar bater tanto, adicione pouco a pouco e misture o bolo em cada adição.

Bater um bolo com um fouet em vez de usar uma batedeira elétrica pode ter algumas diferenças em relação ao resultado final.

Aqui estão algumas das principais diferenças que você pode notar:

  1. Textura: Bater um bolo com um fouet pode levar a uma textura mais densa e compacta do que bater com uma batedeira elétrica. Isso ocorre porque o fouet não é tão poderoso quanto a batedeira elétrica e não é capaz de incorporar tanto ar na massa.
  2. Tempo de preparo: Bater um bolo com um fouet pode levar mais tempo do que usar uma batedeira elétrica, especialmente se a receita exigir que os ingredientes sejam batidos por um período prolongado de tempo.
  3. Esforço físico: Bater um bolo com um fouet pode exigir mais esforço físico do que usar uma batedeira elétrica, especialmente se a massa for pesada ou densa.
  4. Sabor: Alguns chefs e cozinheiros argumentam que bater um bolo com um fouet pode levar a um sabor mais intenso e rico do que usar uma batedeira elétrica, pois o processo de bater manualmente permite que os ingredientes se misturem de forma mais suave e delicada.

No entanto, é possível obter um bolo delicioso e bem-sucedido usando um fouet. Basta seguir a receita cuidadosamente e bater os ingredientes com bastante vigor para garantir que fiquem bem misturados. Tenha em mente que, se a receita especificar o uso de uma batedeira elétrica, pode ser difícil obter os mesmos resultados usando um fouet.

Receita do Bolo Delícia de Limão da Rita Lobo - prepare para o chá da tarde nesse final de semana.

Bolo Delícia de Limão da Rita Lobo

Nana – Manga com Pimenta
Um bolo simples para fazer no final de semana para a família.
Preparo 15 minutos
Cozimento 45 minutos
Prato Bolo, Café da Manhã, Doces, Lanches
Cozinha Brasil, café da manhã, Caseira, Lanches
Porções 8 porções
Calorias 280 kcal

Equipamento

  • Batedeira
  • Assadeira retangular –  35 cm de altura por 25 cm de largura
  • Fogão com Forno

Ingredientes
  

Ingredientes do Bolo

  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 4 unidades de ovos
  • 1 xícara de chá de leite
  • 200 gramas manteiga em temperatura ambiente
  • 2 colheres de chá de fermento em pó químico
  • 1/2 colher de chá de sal
  • raspas de 2 limões
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Ingredientes Glacê

  • 1/3 xícara de chá de suco de limão peneirado
  • 2/3 xícara de chá de açúcar

Modo de Preparo
 

  • Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
  • Unte uma fôrma redonda ou de pudim com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
  • Passe pela peneira a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
  • Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar.
  • Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição.
  • Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite.
  • A cada adição, bata apenas para misturar.
  • Desligue a batedeira, adicione as raspas de limão, misture com uma espátula e transfira para a fôrma.
  • Nivele a massa girando a fôrma rapidamente sobre a mesa.
  • Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 45 minutos.
  • Espete um palito no bolo para verificar o ponto.
  • Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco.
  • Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos.
  • Num prato grande, desenforme o bolo e espalhe o glacê com uma colher.
  • Se quiser, decore com fatias bem finas de limão e sirva a seguir.

Modo de Preparo do Glacê

  • Enquanto o bolo esfria, numa tigela misture bem o suco de limão e o açúcar.
Palavra-chave Bolo, Glacê, Limão, Rita Lobo

A receita base é daqui.

Dicas para que o bolo de limão sem erros:

  1. Escolha bons ingredientes: Use ingredientes frescos e de alta qualidade, especialmente o limão. Certifique-se de usar limões frescos e suculentos para obter o melhor sabor (veja abaixo como saber se o limão está fresquinho).
  2. Não pule a raspa do limão: A raspa de limão adiciona sabor e aroma ao bolo. Certifique-se de usar a quantidade indicada na receita.
  3. Meça os ingredientes com precisão: Para obter um bolo perfeito, é importante medir os ingredientes com precisão. Use uma balança ou xícaras e colheres de medição, não utilize as medidas de vó, nivele sempre os ingredientes.
  4. Não misture demais: Quando misturar os ingredientes, não misture demais. Misturar demais pode levar a um bolo denso e pesado.
  5. Use ovos em temperatura ambiente: É importante que os ovos estejam em temperatura ambiente antes de adicioná-los à mistura. Isso ajuda a obter um bolo mais fofo e uniforme.
  6. Pré-aqueça o forno: Pré-aqueça o forno antes de colocar o bolo para assar. Isso ajuda a garantir que o bolo cozinhe uniformemente.
  7. Verifique o bolo antes do tempo indicado: Todos os fornos são diferentes, então é importante verificar o bolo pelo menos 5 minutos antes do tempo indicado na receita. Insira um palito no centro do bolo. Se sair limpo, o bolo está pronto.

Com essas dicas, você estará no caminho certo para fazer um bolo de limão delicioso e perfeito!

Bolo simples com sabor incrível.

O limão suculento, como escolher limão na feira:

Para essa receita o principal ingrediente é o limão que dá sabor ao bolo.

Seja o limão siciliano quanto o limão tahiti, é importante que ele esteja fresco e suculento. Um limão seco por exemplo não renderá suco suficiente para saborizar o bolo de limão. Então aqui vai algumas dicas para escolher limão suculento na feira:

Existem algumas maneiras de verificar se um limão Tahiti está suculento:

  1. Verifique a casca: A casca do limão Tahiti deve ser lisa e brilhante. Se estiver seca ou enrugada, é provável que o limão esteja sem suco.
  2. Sinta o peso: Um limão suculento deve ser mais pesado do que um limão seco. Segure o limão na mão e sinta o peso. Se ele estiver leve, pode ser que não tenha muito suco.
  3. Dê uma leve pressionada: Dê uma leve pressionada no limão com os dedos. Se ele estiver suculento, deve ceder um pouco sob a pressão.

Lembre-se de que, mesmo que um limão não esteja suculento, ainda pode ser usado em outras receitas que não exijam suco.

O limão siciliano da mesma forma precisa ter a casca amarela e brilhante, evite o limão siciliano com a casca enrugada ou com manchas escuras. Verifique também o peso do limão, quanto mais suculento mais pesado é. A casca do limão siciliano é um pouco mais firme que a casca do limão tahiti, ainda assim você consegue diferenciar um limão mais seco com a casca mais durinha.

Vale dizer que você também pode optar por utilizar o limão rosa ou cravo que é super saboroso e perfeito para essa receita de bolo fofinho.

As raspas da casca do limão

A casquinha do limão aromatiza e da sabor ao bolo. Antes de cortar para extrair o suco você precisará retirar a casquinha que utilizaremos na receita.

Existem algumas formas de retirar a raspa da casca de limão. Aqui estão algumas dicas e truques que podem ajudar:

  1. Use um ralador: Um ralador é uma forma fácil e rápida de retirar a raspa da casca do limão. Use um ralador fino ou médio para obter raspas finas e uniformes.
  2. Use um descascador de legumes: Um descascador de legumes também pode ser usado para retirar a raspa da casca do limão. Use a parte afiada do descascador para retirar a casca, tendo cuidado para não retirar a parte branca da casca, que pode ser amarga.
  3. Use uma faca afiada: Se você não tiver um ralador ou um descascador de legumes, pode usar uma faca afiada para retirar a raspa da casca do limão. Corte a casca em tiras finas e depois pique em pedaços pequenos. Evitando sempre a paerte branca que é a parte que amarga.

Evite retirar a parte branca: A parte branca da casca de limão pode ser amarga, portanto, tenha cuidado para não retirá-la junto com a raspa. Use apenas a parte amarela da casca.

Um toque especial em seu bolo de limão fofinho

Esse bolo de limão é simples mas por sí só é um bolo grandioso e saboroso. Ainda assim dá para incrementar o bolo com alguns ingredientes extras:

Receita do Bolo Delícia de Limão da Rita Lobo - prepare para o chá da tarde nesse final de semana.
  1. Blueberries: Adicionar blueberries congeladas ou desidratadas ao bolo de limão pode dar um sabor fresco e adocicado, além de criar um belo contraste de cores. 1/4 xícara (de chá) é suficiente, adicione sobre o bolo já na assadeira.
  2. Coco ralado: O coco ralado pode ser adicionado à massa do bolo ou polvilhado por cima para dar um toque ao glacê.
  3. Gengibre: Adicionar gengibre fresco ralado à massa do bolo pode dar um sabor levemente picante e um aroma delicioso. Não precisa de muito, rale 1 pontinha de raiz de gengibre descascada e envolva na massa depois de bater.
  4. Hortelã: A hortelã fresca picada pode ser adicionada à massa do bolo para dar um sabor refrescante e delicioso. Fatie 5 folhinhas e adicione depois de bater a massa.
  5. Iogurte grego: Adicionar iogurte grego à massa do bolo pode dar uma textura úmida e cremosa, substitua o leite da receita por iogurte.
  6. Canela: Adicionar canela em pó à massa do bolo pode dar um sabor picante e acolhedor, salpique uma pitadinha na massa para um toque bem sutil.

Posso congelar o bolo de limão?

Se você está preparando o bolo de limão pensando em programar os lanchinhos para levar ao trabalho ou para a lancheira escolar, saiba que esse bolinho congela muito bem por até 90 dias.

No entanto o ideal é congelar sem o glacê de açúcar. Congele o bolo de limão simples sem cobertura e tenha um bolo pronto para todas as vezes que você sentir aquela vontade de bolo fresquinho.

Como congelar:

  1. Deixe o bolo esfriar completamente antes de congelar. Isso ajudará a evitar a formação de cristais de gelo que possam afetar a textura e o sabor do bolo.
  2. Antes de congelar o bolo, envolva-o firmemente em filme plástico para evitar que a umidade do congelador entre em contato com o bolo.
  3. Caso queira congelar com o glacê esteja ciente que pode grudar no filme plástico e afetar a aparência do bolo, ainda assim está apto para comer. (Eu congelo com o glacê especialmente quando tenho sobras do bolo e não quero perder.)
  4. Para descongelar o bolo, retire-o do freezer e deixe-o descongelar lentamente na geladeira por algumas horas, normalmente eu levo para a geladeira na noite anterior. Não remova o filme plástico até que o bolo esteja completamente descongelado.

Lembre-se de que o bolo pode perder um pouco de sua textura e sabor original após o congelamento, ainda assim vale a otimização de ter um bolo pronto no freezer. É recomendável consumir o bolo o mais rápido possível depois de descongelado para garantir o melhor sabor e textura possível.

Não vá embora, aproveita que o Bolinho Simples de Limão está no forno e conheça mais quatro receitas para o final de semana:

Ou clique aqui e veja todas as receitas de bolos já publicadas no Manga com Pimenta.

Bolinho para Café da Manhã

Ah, inscreva-se no Youtube – clique aqui, toda segunda-feira tem episódio novo :)

Salve no pinterest essa receita de bolo de limão fofinho para fazer depois:

Receita do Bolo Delícia de Limão da Rita Lobo - prepare para o chá da tarde nesse final de semana.

4 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça