Receita de Cuca Alemã de Maçã - um prato tradicional da região sul do Brasil, delicioso para lanche!

Comentários

    1. Oi Manu, foi erro de edição, já que as duas receitas são iguais, só troca as frutas.

      Obrigada por me avisar.

      Abraços.

        1. Carla, nos 30 minutos de descanso não cresceu nada? Que fermento você usou, veja se ele não perdeu o seu efeito. Abraços.

  1. Oi, obrigada por responder. Então, usei fermento biologico seco para pão. Conferi a validade, talvez com o frio que estava aqui no RS, não tenha crescido. Amornei o forno e coloquei a massa dentro. Tb não adiantou.
    Assei e não cresceu. Ficou uma sola. Hahaha
    Costumo fazer pão com frequência e sempre cresce. A única coisa q fiz diferente foi colocar as maçãs em 4 xícaras de água e meia colher de chá de sal, pois não tinha limão. Um abraço!

    1. Oi Carla, imagina! Estou aqui sempre para ajudar vocês :D
      Pode ser que o sal tenha interferido sim, já que fermento e sal não combinam.
      O que você pode fazer (apesar de não ter feito isso com Cuca), é ativar o fermento antes com água morna, um pouco de farinha de trigo e o açúcar.
      Quando começar a borbulhar, é que o fermento foi “acordado”.

      Abraços.

      Nana

    1. 5 stars
      Eu fiz e deu certo(duas vezes). Hoje vou fazer com bananas. Tambem fiz pao com a massa. Deu para duas formas e ficou muito bom. Usei agua morna e troquei metade do trigo por farinha integral.

  2. Eu fiz a massa mais achei muito 6 maçãs pra pouca massa eu coloquei 2 camadas e foi apenas 3 maçãs sem contar que usei a menor forma do jogo da uma mini cuca

    1. Boa noite.
      Fiz tudo conforme a receita e nao deu certo.
      As duas primeiras vezes deu certo.
      A massa ficou meio borrachuda.
      Oq pode ser?

    1. Estou conversando com uma professora de culinária daqui do sul, ela acha que é falta de gordura para a massa ficar assim.

      Confesso que fiz umas 4 vezes, sendo que uma delas deu errado pq usei doce de leite e ficou uma verdadeira meleca.

      A receita original é do Rodrigo Hilbert do Tempero de Família, uso com várias frutas e deu certo.

      Tenho outra receita de Cuca de Uva que fiz quando mudei para cá e pela foto, a massa ficou “borrachudinha” também. A única diferença que essa eu fiz na forma retangular e ficou baixinha (podemos dizer). Essa também preciso refazer para fotografar e a receita desta, é de um supermercado daqui.

      O que pode ser feito é trocar o fermento, mas não seria a tradicional Cuca do Sul, todas as receitas que vejo são com fermento biológico.

      Obrigada pelo seu retorno.

      Abraços,

      Nana

  3. Ola Nana, obrigada pela receita! Acabei de fazer a Cuca de Maçã que ainda esta terminando de assar e parece estar uma delicia! Fiquei com duvida na quantidade de fermento da receita. 2 colheres de sopa equivalem a aproximadamente 30 g e como voce citou o sache de 10 g, fiquei achando que era um erro de digitacao. Eu usei 2 colheres de chá e a cresceu bem.

    1. Oi Renata, eu mudei a forma de preparar porque tem comentários reclamando que o bolo não crescia.
      Vou modificar novamente (desabafando, quase tirando ela do blog hahaha).

      Beijos

      Nana

      1. Nana, a receita ė muito boa! Ja fiz umas 3 vezes e deu certo em todas. Como te falei, eu usei apenas 2 colheres de cha de fermento para pao e cresceu bem! As pessoas que estao dizendo que nao cresceu, sera que elas deixaram a cuca crescer por 30 minutos antes de colocar no forno? Minha mae fez outro dia e o dela nao cresceu, dai fui conferir o que ela tinha feito, e ela tinha esquecido de deixar descansar.

  4. Oi, eu acabei de fazer e ficou ótima. Usei um sachê de fermento biológico. As únicas coisas que fiz de diferente foram: usei a batedeira para misturar bem os ingredientes e deixei a massa descansar no forno levemente aquecido e aberto (pois moro no sul e está frio aqui). A massa cresceu bastante e ficou fofinha, eu adorei! Assei em 140 graus, até ficar bem dourada.

Poste um Comentário
Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.