Receitas

Apple Pie – Torta de Maçã Americana

Algumas de vocês devem conhecer o blog From our home to yours da querida Cris (se não conhece, vale a pena passar por lá) e eu estava louca, alucinada, maníaca por uma torta de maçã e achei a receita perfeita por lá (antes que alguém fale, não, não estou grávida).

Apple Pie – Torta de Maçã Americana

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
150 g de manteiga ou margarina culinária gelada, cortada em pedaços
4 a 6 colheres (sopa) de leite (ou água)

Misture a farinha, o açúcar e a manteiga com dois garfos ou um amassador de batatas até obter uma farofa. Adicione o leite aos poucos e amasse delicadamente com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênea. Leve à geladeira por aproximadamente 15 minutos.

Recheio
1,5 kg de maçãs

1/3 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de canela em pó
Suco de 1 limão

1) Faça uma mistura com os ingredientes secos.
2) Descasque e fatie as maçãs em fatias finas (ou grossas, conforme preferência) acrescente o limão. Deixe descansar para formar caldo.

Cobertura:
1/3 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de leite

Montagem da torta:
1) Divida a massa em duas partes. Abra em superfície enfarinhada com um rolo na espessura de 3 mm.

– Eu gosto de abrir a massa entre duas placas de silicone ou plástico grosso, porque facilita a transferência para a forma.

2) Forre o fundo e as laterais de uma forma ou pirex de 24 cm de diâmetro sem untar, deixando uma borda em excesso para enrolar depois com a parte superior. Coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Apare as laterais ou decore.

3) Pincele com a cobertura de açúcar e leite (ou gema). Faça vários furos para que o vapor saia ou use um cortador de tortas. Asse em forno pré-aquecido a 160° C por cerca de 45 minutos ou até dourar. Sirva quente acompanhada de uma bola de sorvete de creme.

Efeito ondulado na borda: com o dedo indicador da mão direita pressione um lado da borda e com os dedos indicador e polegar da mão esquerda, vá apertando a massa em torno do indicador por toda a borda.

Da minha casa para a sua:
– Descasque e fatie as maçãs com antecedência, elas podem ficar de “molho” o dia todo, quanto mais tempo, mais caldinho na torta.

– O preparo da massa é simples, melhor ainda com processador, mas pode ser feita manualmente e também congelada, em discos abertos prontos para receberem recheio.

– O forno não deve estar muito quente para que as maçãs assem uniformemente.

– Está com pressa? Utilize massa folhada ou filo.

{Receita do blog da Cris só tirei dois ingredientes, para ler na integra, clique aqui}

Pessoal, não esqueçam que está rolando o novo concurso da Rubbermaid e quero pedir outro favor, entrem no blog Papo de Meninas da querida Eulália para participar do primeiro sorteio do blog (dela)!.

10 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.