Receita do Tradicional Cuscuz Paulista - um prato delicioso para a sua festa junina ou almoço de final de semana.

Cuscuz Paulista | Um prato tradicional Paulista

Nem preciso falar que eu amo esse Cuscuz Paulista, na verdade, eu amo quase tudo que é feito com milho!

O cuscuz paulista é uma das receitas mais tradicionais da culinária brasileira, especialmente na região sudeste do país. É um prato versátil, que pode ser servido em diversas ocasiões, desde um almoço em família até em festas juninas. A receita tem suas origens na culinária indígena e foi adaptada pelos imigrantes europeus que se estabeleceram em São Paulo. O cuscuz paulista é um prato fácil de preparar, com ingredientes acessíveis e que agrada a todos os paladares. Neste post, iremos apresentar uma deliciosa receita de cuscuz paulista, além de curiosidades e dicas para tornar o seu prato ainda mais saboroso.

Qual o melhor fubá para preparar o cuscuz?

Para preparar o cuscuz paulista, é recomendado utilizar o fubá de textura mais fina, que é conhecido como “fubá mimoso“. Esse tipo de fubá tem uma granulação mais fina, o que permite uma melhor absorção da água e ajuda a dar a textura adequada ao cuscuz. O fubá mimoso é facilmente encontrado em supermercados e lojas especializadas em produtos alimentícios.

Receita do Tradicional Cuscuz Paulista – um prato delicioso para a sua festa junina ou almoço de final de semana.

Receita do Tradicional Cuscuz Paulista - um prato delicioso para a sua festa junina ou almoço de final de semana.

Dicas para um cuscuz perfeito:

  1. Capriche no tempero: O cuscuz paulista pode ser um prato bastante versátil, então capriche no tempero! Além do sal, você pode adicionar outros temperos que goste, como pimenta-do-reino, páprica, cebola e alho. O caldo também faz toda a diferença para dar sabor ao cuscuz.
  2. Use ingredientes de qualidade: Utilize ingredientes frescos e de qualidade para o seu cuscuz, como legumes frescos. Isso fará toda a diferença no sabor final do prato.
  3. A proporção de água e fubá é importante: siga a proporção indicada na receita para que o cuscuz fique no ponto certo e não fique muito seco ou muito úmido.
  4. Cozinhe o cuscuz em fogo baixo: após a mistura do fubá com o caldo de legumes, reduza o fogo para o mínimo e cozinhe o cuscuz lentamente para que ele cozinhe por igual e não grude no fundo da panela.
  5. Adicione ingredientes extras: Você pode adicionar ingredientes extras ao seu cuscuz para dar mais sabor e textura ao prato, como tomates secos, queijo, camarão, frango desfiado, entre outros.
  6. Deixe o cuscuz descansar: Depois de cozinhar o cuscuz, deixe-o descansar por alguns minutos antes de servir. Isso ajuda a dar tempo para que os sabores se misturem e se intensifiquem.

Variações para o cuscuz paulista:

Essa receita é uma receita base de cuscuz paulista, além do ovo você pode utilizar uma variação de proteínas e transforma-lo em um prato diferente.

Você pode preparar um cuscuz de frango, basta usar um peito de frango já cozido e desfiado. Basta adicionar junto com as ervilhas, palmitos e afins 2 xícaras de frango desfiado.

Agora, se você gosta do cuscuz com atum ou sardinha, basta colocar duas latas do peixe em conserva no cozido. Pode deixar alguns pedaços do peixe para decorar também.

Também pode preparar uma versão mais sofisticada com camarão. 500 g de camarão limpo e cozido pode ser acrescentado a receita base.

Pois você sabia que existe até cuscuz de calabresa? Basta colocar uma linguiça cortada em cubos pequenos. Aproveite e pique alguns pedaços de bacon para por junto com a calabresa.

Receita do Tradicional Cuscuz Paulista - um prato delicioso para a sua festa junina ou almoço de final de semana.

Cuscuz Paulista

Nana – Manga com Pimenta
Um prato delicioso para a sua festa junina ou almoço de final de semana. Prepare esse cuscuz paulista com fuba mimoso, ovos e vegetais e personalize como preferir
Preparo 15 minutos
Cozimento 30 minutos
1 hora
Tempo Total 1 hora 45 minutos
Prato Acompanhamento
Cozinha Brasileira, Caseira
Porções 10 fatias
Calorias 186.62 kcal

Ingredientes
  

  • 300 ml de caldo de galinha ou de legumes
  • 4 colheres de sopa de molho de tomate
  • 1 unidade de cenoura – cortada em cubos pequenos
  • 1 colher de sopa de molho de pimenta vermelha
  • 2 xícaras de chá de farinha de milho amarela
  • 200 gramas de milho verde
  • 200 gramas de ervilhas
  • 400 gramas de palmito
  • 2 unidades de ovos cozidos cortados picados
  • 2 unidades de ovos cozidos cortados em rodelas
  • azeitonas verdes a gosto
  • 1 tomate cortado em rodelas fina
  • pimenta-do-reino e sal a gosto

Modo de Preparo
 

  • Leve ao fogo uma panela com o caldo de galinha ou legumes. , adicione o molho de tomate, molho de pimenta e as cenouras e deixe-as cozinharem.
  • Adicione o molho de tomate, molho de pimenta e as cenouras.
  • Assim que as cenouras estiverem cozidas, coloque as ervilhas, milho verde, o palmito, ovo picado e as azeitonas.
  • Acrescente aos poucos e sempre mexendo, a farinha de milho até ficar com consistência de "polenta mole".
  • Tempere com pimenta, sal e cozinhe por dois minutos.
  • Apague o fogo e reserve.
  • Unte com óleo uma travessa com buraco ao centro, distribua rodelas de tomate, ovos e palmito no fundo e na lateral.
  • Em seguida, coloque um pouco da massa do cuscuz no fundo da travessa, até chegar ao meio.
  • Distribua o restante dos ovos, palmitos e tomate. 
  • Logo após, preencha a vasilha com o resto do cuscuz.
  • Deixe esfriar, leve para a geladeira por uma hora antes de desenformar.
  • Sirva em seguida. 

Notas

Desta vez, eu fiz um cuscuz vegetariano, apenas o ovo como proteína. 
Mas você pode preparar um cuscuz de frango, basta usar um peito de frango já cozido e desfiado. Basta adicionar junto com as ervilhas, palmitos e afins. 
Agora, se você gosta do cuscuz com atum ou sardinha, basta colocar duas latas do peixe em conserva no cozido. Pode deixar alguns pedaços do peixe para decorar também. 
Você pode preparar com até 3 dias de antecedência.
Prefira o fubá mimoso que é o fubá mais fininho.
Para cozinhar os ovos mergulhe em uma panela de água fervente por 12 minutos, depois verta em um recipiente com água gelada para frear o cozimento.
 
Palavra-chave Caldo de Galinha, Caldo de Legumes, Cenoura, Ervilhas, Milho, Molho de Tomate, Ovos, palmito, Pimenta, Tomate
Receita do Tradicional Cuscuz Paulista - um prato delicioso para a sua festa junina ou almoço de final de semana.

Dica de Cozinheira:

Aqui em casa, uso muito o caldo do cozido de legumes ou do cozimento do frango, no lugar do caldo industrializado ultra processado. É maravilhoso para quem sofre de pressão alta e mantém o sabor do prato.

Como preparar um caldo de legumes rápido e caseiro:

Eu gosto de preparar meu caldo de legumes com tempo para que todo o sabor dos legumes se desprenda ao caldo. Mas nem sempre tenho pronto o caldo de legumes no freezer, nesse caso preparo um caldo express fácil de fazer:

Para preparar um caldo de legumes rápido para o cuscuz paulista, você pode seguir os seguintes passos:

Ingredientes:

  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 cenouras picadas
  • 2 talos de salsão picados
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, refogue a cebola e o alho em um fio de azeite até que fiquem dourados.
  2. Adicione as cenouras, o salsão, a folha de louro e o sal. Refogue por mais alguns minutos, mexendo ocasionalmente.
  3. Adicione a água à panela e mexa bem. Deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 15 a 20 minutos, ou até que os legumes estejam macios.
  4. Desligue o fogo e deixe o caldo esfriar por alguns minutos.
  5. Quando o caldo estiver morno ou frio, coe-o utilizando uma peneira ou um coador de café.

O caldo de legumes está pronto para ser utilizado no preparo do cuscuz paulista. Ele acrescenta sabor e nutrientes ao prato.

Receitas para Festa Junina

Os ovos cozidos para o cuscuz paulista

Eis um grande destaque para o cuzcus, as rodelas de ovos que decoram esse prato. Para isso você precisa preparar ovos cozidos com a gema dura. Ovos cozidos excessivamente formam aquela camada escura em volta da gema. Nada que atrapalhe o seu sabor mas visualmente falando o ovo cozido perfeitamente fica incrível.

Aqui está a forma que preparo meus ovos cozidos de gema dura com perfeição:

Leve uma panela com água ao fogo e deixe ferver, assim que iniciar a fervura adicione o ovo na água com cuidado. Utilize uma escumadeira para o ovo não quebrar. Quando a água voltar a ferver acerte o timer para 12 minutos. Deixe o ovo cozinhar por esse tempo. Retire o ovo da água quente e leve para uma vasilha com água fria para frear o cozimento.

Quando o ovo estiver morno role ele sobre uma tábua pressionando levemente para quebra a casca, retire da casca e quando estiver frio fatie o ovo para decorar o cuscuz.

Posso usar ervilhas frescas ou congeladas no cuscuz paulista?

Essa é uma ótima ideia já que a ervilha fresca é muito mais saborosa que a ervilha enlatada.

Você pode usar tanto ervilhas frescas quanto ervilhas congeladas para preparar o cuscuz paulista. Nesse caso basta cozinhá-las previamente em água com sal até que fiquem macias, antes de adicioná-las ao cuscuz.

Acompanhamentos para servir com o cuscuz paulista:

O cuscuz paulista pode ser servido com diversos acompanhamentos, dependendo da preferência de cada pessoa. Aqui vão algumas sugestões:

  1. Vinagrete: O vinagrete é uma opção clássica para acompanhar o cuscuz paulista, pois sua acidez combina muito bem com o sabor do prato.
    Aqui no blog temos vinagrete para todos os gostos por exemplo de melancia, manga, repolho, abacaxi, cenoura, abobrinha e berinjela. Veja qual receita combina mais com você.
  2. Salada verde: Uma salada verde simples, com alface, tomate e cebola, por exemplo, pode ser uma opção refrescante e saudável para acompanhar o cuscuz.
  3. Molho de pimenta: Para quem gosta de comida picante, um molho de pimenta pode ser uma ótima opção para acompanhar o cuscuz.

Essas são apenas algumas sugestões de acompanhamentos para o cuscuz paulista. O importante é escolher o que mais agrada ao seu paladar.

Posso fazer o cuscuz paulista com antecedência?

Sim, é possível fazer o cuscuz paulista com antecedência. Na verdade, muitas pessoas preferem prepará-lo com antecedência, já que é um prato que pode ser consumido frio ou quente. Se você deseja preparar o cuscuz com antecedência, basta seguir as instruções da receita e deixar o prato esfriar completamente antes de guardá-lo na geladeira.

Receitas para Festa Junina

O cuscuz paulista pode ser armazenado na geladeira por até três dias, desde que seja armazenado de maneira adequada. O ideal é guardar o cuscuz em um recipiente com tampa hermética, para evitar que ele resseque ou absorva odores de outros alimentos na geladeira. Antes de guardar, é importante deixar o cuscuz esfriar completamente, para evitar que o calor excessivo crie um ambiente propício para a proliferação de bactérias.

Se você quiser armazenar as sobras do cuscuz por um período mais longo, é possível congelá-lo. Nesse caso, o cuscuz deve ser embalado em porções individuais e colocados em sacos próprios para congelamento, com o ar retirado. O cuscuz pode ser mantido no freezer por até três meses. Para descongelar, basta retirar a porção desejada e deixá-la descongelar na geladeira durante algumas horas antes de esquentá-la novamente.

É importante lembrar que o cuscuz não deve ser deixado fora da geladeira ou do freezer por mais de duas horas, para evitar a contaminação por bactérias. Além disso, ao reaquecer o cuscuz, é importante garantir que ele seja aquecido completamente, até o centro da porção, para que a comida fique segura para o consumo.

Aproveite e veja mais quatro receitas para o arraial:

Ou clique aqui e veja todas as receitas de festas juninas já publicadas no Manga com Pimenta.

Salve no pinterest essa receita de cuscuz paulista para fazer depois:

Receita do Tradicional Cuscuz Paulista - um prato delicioso para a sua festa junina ou almoço de final de semana.

Ah, inscreva-se no Youtube – clique aqui, toda segunda-feira tem episódio novo :)

7 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça